A mídia social é uma ótima ferramenta para atingir grandes públicos e pode ser extremamente eficaz para marcas que tentam se conectar diretamente com os consumidores. Mas isso significa que só é útil para empresas B2C? Embora represente um desafio para as empresas B2B, o marketing de mídia social bem-sucedido é possível.
Pode aumentar o conhecimento da marca, manter os clientes atualizados sobre as novidades e atualizações da empresa e ajudar a construir relacionamentos com outras empresas e consumidores. Todas as redes sociais têm potencial para profissionais de marketing, mas neste post vamos nos concentrar apenas na maior delas: o Facebook. Com 890 milhões usuários ativos diariamente, as chances estão a seu favor de que os tomadores de decisão das empresas com as quais você deseja trabalhar estejam na plataforma.
Leia mais para descobrir como você pode se conectar com eles e começar a usar o Facebook para divulgar sua empresa B2B.
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Usar segmentação
Você provavelmente já ouviu falar que o alcance orgânico do Facebook para empresas é diminuindo. Apenas uma pequena porcentagem das pessoas que curtem sua página verão suas postagens em seus feeds de notícias, o que é uma notícia desanimadora para quem passa tempo mantendo presença na plataforma.
Dito isto, alcançar novos públicos no Facebook não é impossível – só pode exigir algum dinheiro. E embora você possa ter aversão à ideia de pagar por algo que costumava ser gratuito, as opções de segmentação disponíveis para as empresas podem fazer valer a pena. Quando fiz login pela última vez em minha conta pessoal do Facebook, este anúncio apareceu após apenas alguns segundos de rolagem: Como profissional de marketing (e que tem outros três amigos que já curtiram a página), esse anúncio é altamente relevante para mim.
Na verdade, cliquei em “Curtir página” depois de vê-la. Embora nem todas as empresas tenham espaço em seu orçamento de marketing para se expandir para uma nova plataforma, vale a pena testar as opções de publicidade paga no Facebook se você realmente quer construir seguidores na plataforma. E se você não tem certeza de como começar a anunciar no Facebook, confira esta postagem que fizemos sobre postagens promovidas no Facebook.
Compartilhe conteúdo
Uma das maneiras mais fáceis de manter uma conta ativa é compartilhar conteúdo que já existe em outro lugar na sua linha do tempo.
Em vez de perder tempo criando status, fotos e vídeos totalmente novos para a plataforma, você pode compartilhar conteúdo do seu site, blog e outros canais de mídia social. Ao compartilhar conteúdo, certifique-se de que ele tenha valor para o seu público-alvo. Ao transformar a página da sua empresa em um recurso para pessoas interessadas em seu setor, você pode conquistar seguidores e gerar confiança em sua marca.
A Cisco faz um ótimo trabalho ao criar conteúdo que atrai uma ampla variedade de clientes em potencial, e compartilhá-lo no Facebook dá a eles um alcance ainda maior do que seu blog. Este artigo, em particular, é direcionado a proprietários de pequenas empresas, mas a empresa faz um bom trabalho ao compartilhar conteúdo que pode atrair diversos setores de seu público. Além do seu próprio conteúdo, você também pode compartilhar conteúdo de outros usuários e empresas.
Embora eu não recomende compartilhar informações sobre concorrentes diretos (por razões óbvias), se outra empresa criar algo que seu público possa achar interessante ou útil, não é uma má ideia compartilhar com eles. Isso não apenas economizará seu tempo na criação de conteúdo, mas também poderá ajudá-lo a construir relacionamentos com outras empresas. A Adobe, por exemplo, compartilhou recentemente dicas de composição de fotos em sua página.
Embora o artigo seja de um blog de fotografia que não tem conexões óbvias com a empresa, as dicas provavelmente serão úteis para alguns clientes da Adobe.
Envolva-se com os fãs
Além de permitir o compartilhamento de postagens, o Facebook também oferece às empresas a capacidade de interagir com seus fãs. Isso pode ser tão simples quanto postar um status ou foto e pedir respostas, ou tão complexo quanto hospedar concursos e solicitar envios de usuários. Esta postagem da Intel demonstra como pode ser simples iniciar uma conversa: Em vez de simplesmente compartilhar a postagem da HP, a Intel adicionou a legenda “O que você faria com #SproutbyHP?” Isso incentiva os usuários a deixar comentários, o que é essencial para interagir com os clientes.
Esta postagem também tem o benefício adicional de permitir que a Intel interaja com a HP e, possivelmente, com seus clientes. Embora nem todas as empresas tenham parcerias como esta, nunca é uma má ideia procurar oportunidades para construir relacionamentos com outras empresas e marcas nas redes sociais.
Mostrar personalidade
Como profissional de marketing B2B, você provavelmente usa um tom profissional em todo o seu conteúdo. Embora isso seja certamente aconselhável para métodos de marketing tradicionais e até mesmo para certas redes sociais como o LinkedIn, o Facebook tem um tom mais informal e pode dar ao seu negócio a oportunidade de mostrar um lado mais humano.
Mesmo que você esteja fazendo marketing para empresas, é importante lembrar que essas empresas são formadas por pessoas físicas. E, a menos que sua empresa tenha um tom extremamente sério e uma reputação a defender, o Facebook pode ser o lugar ideal para atrair indivíduos com um pouco de transparência e personalidade. A GE publica regularmente conteúdo divertido em sua página no Facebook, o que contribui muito para tornar a empresa de tecnologia mais pessoal.
Neste vídeo, um novo funcionário da GE experimenta pela primeira vez o churrasco americano. Embora existam algumas explicações científicas e diagramas incluídos, na maioria das vezes trata-se apenas de uma breve e divertida visão de como é a vida dos funcionários na empresa. Mesmo que sua empresa não tenha orçamento para patrocinar eventos emocionantes ou passar horas criando vídeos de alta qualidade, não é difícil postar conteúdo “nos bastidores”.
O importante não é o valor da produção – é mostrar um lado mais pessoal da sua empresa. Embora seja necessária alguma experimentação para acertar sua estratégia no Facebook, é perfeitamente possível usar a plataforma para fins de marketing B2B.
Você é um profissional de marketing B2B que teve sucesso com o Facebook? Há alguma estratégia que perdi para me conectar com clientes em potencial? Deixe-me saber nos comentários abaixo!
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