Se você pretende fazer uma grande atualização, é uma boa ideia ativar o modo manutenção no WordPress. Esse estado indica que seu site está indisponível por algum tempo.
O que é o modo de manutenção do WordPress e como ativar o modo de manutenção? Vamos ajudá-lo a entender tudo sobre o modo de manutenção do WordPress neste tutorial. Também vamos ensinar como alterar a página padrão de manutenção do WordPress.
Conteúdo
- O Que É o Modo Manutenção do WordPress?
- Quando eu Devo Colocar Meu Site em Modo Manutenção
- Quais São os Impactos do Modo Manutenção Para Seus Visitantes?
- Por Que Ativar Modo Manutenção WordPress?
- 3 Métodos para Colocar o WordPress em Modo Manutenção
O Que É o Modo Manutenção do WordPress?
Vamos começar com o básico. O modo de manutenção do WordPress é um status que informa aos visitantes do seu site que há uma manutenção acontecendo ali. É uma página ou mensagem que substitui o real conteúdo do seu site. Nessa página, você pode adicionar o tempo estimado para que seu site esteja no ar novamente.
Durante esse processo o WordPress vai usar a função wp_maintenance e criar um arquivo .maintenance que contém a mensagem de manutenção. Depois que o processo de manutenção tiver sido concluído, o WordPress vai excluir o arquivo e seu site vai voltar ao seu modo normal.
Quando eu Devo Colocar Meu Site em Modo Manutenção
Primeiro, você não precisa habilitar o modo manutenção sempre que tiver fazendo uma mudança no seu servidor para WordPress, como atualizar conteúdo, corrigir pequenos bugs, ou mudar o esquema de cores.
Mas com o crescimento do site é provável que você precise fazer mudanças maiores como mudar o tema, implementar novas funcionalidades ou configurar um novo serviço no seu site que possa causar uma queda. Isso vai prevenir os visitantes de acessarem seu site.
Quais São os Impactos do Modo Manutenção Para Seus Visitantes?
Por padrão, o WordPress cria uma página informando os visitantes sobre a manutenção. Mas é apenas uma página branca com a mensagem “Momentaneamente indisponível para manutenção programada. Verifique novamente em um minuto.”
Certamente essa não é a melhor experiência para seus visitantes, podendo causar uma péssima impressão para seus possíveis clientes. Os visitantes não se importam com o que está acontecendo atrás das cortinas. E por isso é uma boa ideia alterar a mensagem padrão de manutenção do WordPress.
Por Que Ativar Modo Manutenção WordPress?
Nesta seção, vamos ensinar como criar uma boa mensagem para a tela de manutenção do WordPress.
Por exemplo, você vai aprender a colocar uma estimativa de tempo para quando seu site vai estar disponível, adicionar links alternativos, até mesmo um chatbot para interagir com os visitantes.
Finalmente, você vai aprender a redirecionar seus visitantes para outro site durante a manutenção.
3 Métodos para Colocar o WordPress em Modo Manutenção
1º Método – Utilizar um Plugin WordPress
Este método é para quem quer ativar o modo manutenção do WordPress sem precisar fazer nenhuma alteração nos códigos.
Tudo que você precisa fazer é instalar o plugin WP Maintenance Mode. Depois da ativação você precisa definir as configurações do plugin. Para isso acesse a aba Configurações > Manutenção Site.

Na página de configurações imagem acima) você vai ver 5 abas: Geral, Visual, Módulos, Manage Bot e GDPR.
Vamos falar sobre cada uma delas e suas opções.
Geral
A primeira aba é a Geral. Já no topo você vai ver a opção Status. Para ativar o plugin e colocar o site em modo manutenção, você precisa colocar o status como Ativado.
Logo abaixo de status encontramos a opção Bypass para robôs de busca. Se você marcar essa opção como Sim, os robôs dos mecanismos de busca vão poder acessar seu site durante o período de manutenção.
Em seguida, temos as opções de Backend e Frontend Roles, onde você pode determinar quais usuários de quais funções podem acessar o backend do site durante a manutenção. Se você não alterar esta opção, somente os administradores terão acesso.
Visual
Na aba Visual é onde você pode deixar a página com uma aparência mais atrativa. Para começar, vá direto na opção Título (HTML Tag). Aqui você pode alterar o título de sua página assim como o cabeçalho e o texto.
Depois de terminar a mensagem você pode mudar o fundo da página. Por exemplo, você pode mudar a cor ou até mesmo colocar uma imagem no background.
Módulos
Nesta opção você pode colocar uma contagem regressiva. Defina o tempo de início e o tempo restante. E você também pode pedir que seus visitantes se inscrevam para receber uma notificação de quando o site estiver no ar.
A próxima opção é onde você pode configurar as redes sociais. Tudo que precisa fazer é colocar o link da rede social. O plugin vai automaticamente mostrar o ícone da rede social na página.
Manage Bot
A próxima aba é a Manage Bot. Essa aba permite que você coloque um chatbot na página. Assim você pode manter uma comunicação interativa com seus visitantes mesmo estando em modo manutenção. Você pode até nomear o bot e colocar um avatar.
GDPR
Se você pediu para seus visitantes se inscreverem em sua página, é preciso configurar a aba GDPR (General Data Protection Regulation), principalmente se você estiver recolhendo dados de visitantes da união europeia.
Depois de preparar a página, clique em Save Settings e visite o site. Veja um exemplo de resultado abaixo.
2º Método – Utilizar uma Função Personalizada
Este método exige a edição do arquivo functions.php. Recomendamos que você faça um backup do site WordPress antes de continuar.
O segundo método é um pouco técnico. Mas não se preocupe, vamos deixá-lo simples…
Lembra a página padrão de manutenção que o WordPress cria automaticamente? É possível colocar o WordPress em modo manutenção e customizar a página sem a necessidade de plugins.
Tudo que você precisa fazer é colocar as seguintes linhas no arquivo functions.php do seu tema:
// Activate WordPress Maintenance Mode function wp_maintenance_mode() { if (!current_user_can('edit_themes') || !is_user_logged_in()) { wp_die('<h1>Under Maintenance</h1><br />Website under planned maintenance. Please check back later.'); } } add_action('get_header', 'wp_maintenance_mode');
3º Método – Via arquivo .htaccess
Este método requer a edição do arquivo .htaccess. Recomendamos que você tenha um backup do arquivo .htaccess atual antes de dar continuidade.
Também é importante mencionar que com este método você não vai ter mais acesso à área admin do WordPress, uma vez que todas as solicitações serão redirecionadas para o arquivo maintenance.html.
O arquivo .htaccess pode ser encontrado no diretório raiz do seu site. Simplemente renomeie seu .htaccess atual para .htaccess_antigo e crie um novo arquivo chamado .htaccess com o seguinte código:
RewriteEngine On RewriteBase / RewriteCond %{REQUEST_URI} !^/maintenance\.html$ RewriteRule ^(.*)$ https://example.com/maintenance.html [R=307,L]
Agora crie um arquivo maintenance.html com a mensagem de manutenção no diretório do site.
Como adicionar uma página de modo de manutenção – com Elementor
Elementor oferece uma maneira fácil de adicionar uma página de modo de manutenção, e não apenas isso, mas permite que você a personalize como quiser.
1. Adicione uma página de modo de manutenção
- Installer Elementor.
- Uma vez instalado, comece a editar uma página clicando em Editar com Elementor – Edite com Elementor
- Clique Adicionar modelo e, em seguida, escolha um dos 12 modelos de página do modo de manutenção e clique em inserção.
- Personalize e modifique o modelo para se adequar ao seu site.
- Clique Salvar modelo e nomeie seu modelo
2. Defina o modelo do modo de manutenção
- Vá para Elementor> Ferramentas e escolha entre o modo Em breve e o modo Manutenção
- Escolha o modelo que você salvou anteriormente
- Clique Salvar as alterações
3. Definir funções de acesso
Você pode definir as funções específicas que terão acesso ao site em manutenção.
Dessa forma, você poderá controlar quem além dos administradores tem acesso a todo o site, enquanto os usuários regulares poderão ver uma página de Manutenção ou Em Breve. Essas funções são essencialmente Administradores, Editores, Autores, Contribuidores e Assinantes.

9 maneiras de melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa(Abre numa nova aba do navegador)
Como faço para colocar minha empresa na Pesquisa Google?(Abre numa nova aba do navegador)
Tutorial de otimização de mecanismos de pesquisa: como fazer SEO
Quando você faz parceria conosco para nossos serviços de marketing digital, ajudaremos você a aumentar suas classificações de pesquisa, tráfego do site, vendas e muito mais. Interessado em trabalhar com MidiaPro? Basta ligar para 21 97322-1936 ou entrar em contato on-line hoje mesmo!
