Ă fĂĄcil perder dinheiro na Internet porque a competição para conquistar ao menos dois segundos da atenção do pĂșblico ideal Ă© altĂssima â e receber destaque sai caro!
Mesmo quando hĂĄ uma estratĂ©gia de visibilidade em Marketing Digital envolvendo trĂĄfego orgĂąnico (nĂŁo pago), Ă© preciso investir na publicidade porque nĂŁo hĂĄ outro jeito de alcançar a audiĂȘncia certa: Ă© preciso ir onde o seu pĂșblico estĂĄ.
SĂł que, por mais que seja fĂĄcil sangrar dinheiro no campo de batalha pela atenção das pessoas no universo digital, nĂŁo significa que vocĂȘ deveria passar por isso!
Entender o ROAS das suas estratĂ©gias de Marketing Digital Ă© importante porque, sabendo medir a eficĂĄcia das suas campanhas, vocĂȘ pode escolher por:
- Alcançar resultados fantåsticos investindo mais recursos nas açÔes que realmente fazem a diferença;
- E estancar o desperdĂcio de dinheiro antes que as campanhas inefetivas se tornem um buraco negro de gastos!
Ă por isso que eu mostrarei para vocĂȘ:
- O que Ă© ROAS;
- Como calcular o seu ROAS;
- A diferença de ROAS para ROI;
- E como aumentar seu ROAS em trĂȘs passos!
Chegou a hora de blindar o seu negĂłcio!
O que Ă© ROAS [Significado]
Assim como a maioria das siglas no Marketing Digital, ROAS vem do inglĂȘs e quer dizer âReturn on Advertising Spendâ.
Ou âRetorno Sobre o Investimento em Publicidadeâ no bom e velho portuguĂȘs!
O ROAS Ă© uma mĂ©trica: um nĂșmero usado para medir a eficĂĄcia das campanhas de anĂșncio online (MĂdia Paga) no Marketing Digital.
Na prĂĄtica, o ROAS aponta o quanto o seu negĂłcio lucrou em uma determinada ação publicitĂĄria em comparação com o quanto vocĂȘ gastou para rodĂĄ-la na Internet!
ROAS vs ROI
Muita gente confunde ROAS com o ROI â que, quando traduzido do inglĂȘs âReturn On Investmentâ, quer dizer âRetorno Sobre Investimentoâ.
Mesmo que ambas as métricas tratem do quanto o seu negócio lucrou em relação ao quanto gastou para gerar tal lucro, elas cobrem assuntos diferentes:
- ROAS avalia o lucro especĂfico de cada ação publicitĂĄria no seu portfĂłlio de campanhas de Marketing Digital (pelo tempo que durar a campanha);
- Enquanto o ROI identifica todo tipo de investimento da sua empresa em uma janela de tempo mais ampla e abrangente, incluindo os seus investimentos com uma nova equipe, com um novo fornecedor, ou com um novo produto ou serviço, por exemplo!
Uma marca saudĂĄvel possui bons nĂșmeros tanto no ROI quanto no ROAS â e Ă© por isso que ensinarei agora como calcular o seu!
Como calcular o ROAS [FĂłrmula]
Descobrir o seu ROAS Ă© mais fĂĄcil do que parece!
Seja qual for o resultado do seu ROAS, ele serĂĄ expresso na forma de um nĂșmero decimal (um nĂșmero inteiro com alguns trocados) ou em uma porcentagem (um valor relativo ou proporcional).
A escolha dependerĂĄ do contexto que for mais fĂĄcil de entender ou de apresentar para os seus sĂłcios e equipe.
Sabendo disso, tudo que vocĂȘ precisarĂĄ fazer para calcular o seu ROAS serĂĄ seguir a seguinte fĂłrmula:
ROAS = Receita gerada com anĂșncios Ă· Custo dos anĂșncios
Traduzindo da matemĂĄtica para o portuguĂȘs:
ROAS Ă© igual Ă receita total gerada com os anĂșncios, dividida pelo custo total para criar e veicular esses anĂșncios.
Em um exemplo simples, digamos que eu e vocĂȘ decidimos fazer uma campanha de Marketing Digital para aumentar as suas vendas usando a expertise da MidiaPro!
Nosso investimento fictĂcio foi de R$ 200 â que acabou gerando R$ 1.000 de receita.
Para calcular o Retorno Sobre o Investimento em Publicidade (ou ROAS, que Ă© bem mais fĂĄcil de falar) especificamente para essa campanha, a gente dividiria R$ 1.000 por R$ 200 assim:
ROAS = 1.000 Ă· 200 = 5!
Ou seja: a cada R$ 1 investido em publicidade na nossa parceria fictĂcia, vocĂȘ lucrou R$ 5!
Nada mal, hein?
Ou serĂĄ que Ă© pouco?
Afinal, o que Ă© um bom ROAS?
Por mais que no nosso exemplo o lucro tenha sido de R$ 5 em cima de cada R$ 1 investido, como Ă© que vocĂȘ saberia de verdade que um ROI Ă© bom ou ruim dentro do contexto do seu negĂłcio?
A boa notĂcia começa aqui: qualquer campanha de Marketing Digital gerando um retorno acima de 1 jĂĄ pode ser considerada uma publicidade de retorno positivo!
A partir dessa base positiva, serĂĄ possĂvel estabelecer metas e usar outras mĂ©tricas para aumentar ainda mais o ROAS.
Isso porque o ROAS Ă© âbomâ quando ele serve aos propĂłsitos financeiros da sua empresa, por isso, nĂŁo existe uma mĂ©dia que defina o ROAS certo ao nĂvel de campanha, de mĂdia ou do setor no qual o seu negĂłcio atua.
A margem do retorno positivo precisa atender os objetivos da sua marca â e Ă© de se imaginar que, quando o ROAS Ă© menor do que 1, a campanha estĂĄ gerando menos dinheiro do que ela custou para ser veiculada!
Mas tenho outra notĂcia boa para vocĂȘ: dĂĄ para pausar e revitalizar uma campanha ruim atravĂ©s de otimizaçÔes e avaliaçÔes emergenciais.
Se houver atenção e experiĂȘncia em Marketing Digital pelo tempo em que a MĂdia Paga estiver no ar, as chances de perder dinheiro sĂŁo baixas â enquanto as chances de lucrar sĂŁo enormes!
Por que acompanhar o ROAS?
Tendo em vista que o sucesso de uma campanha de Marketing Digital geralmente busca um aumento na receita da sua empresa, o ROAS por si sĂł nĂŁo afeta o sucesso da campanha.
O que o ROAS faz Ă© demonstrar se a campanha estĂĄ sadia pelo ponto de vista financeiro!
Afinal, vocĂȘ pode ter uma quantidade de vendas enorme, mas um Custo de Aquisição de Cliente (o CAC) altĂssimo tambĂ©m, ao ponto de comer toda a margem de lucro proveniente do Marketing Digital!
Acompanhar e otimizar o ROAS Ă© importante justamente para vocĂȘ ter a garantia de que conquistarĂĄ os objetivos financeiros do seu negĂłcio atravĂ©s das campanhas publicitĂĄrias.
Isso é algo que depende inteiramente da sua estratégia atual!
Pode ser que uma campanha tenha como objetivo apenas a aquisição de novos possĂveis clientes â nĂŁo o lucro.
Nesse caso, essa campanha pode assumir um limite bem mais baixo de ROAS (do zero ao negativo) que serå coberto por outras métricas, para dar a liberdade que a propaganda precisa para fazer o papel dela: conquistar mais pessoas enquanto for veiculada!
O lucro, nesse caso, Ă© uma consequĂȘncia de mĂ©dio ou longo prazo, enquanto o objetivo imediato Ă© tornar o negĂłcio mais conhecido e aumentar a quantidade de pessoas com as quais ele poderĂĄ se comunicar no futuro breve.
Em um cenĂĄrio oposto, quando o ROAS estĂĄ muito alto, ele pode demonstrar que a empresa estĂĄ investindo pouco em publicidade (uma vez que o ROAS Ă© calculado dividindo a receita das campanhas pelos investimentos nelas).
Se vocĂȘ aumentar os investimentos em Marketing Digital, Ă© possĂvel que as vendas tambĂ©m aumentem â mesmo que o ROAS continue no lugar.
Não é uma regra, mas é o tipo de lógica que vale a pena ser considerada quando o assunto é monitorar esse retorno no contexto da estratégia atual do seu negócio.
Como exemplo, vou dizer que faço mil vendas mensais com um ROAS de R$ 10 mil investindo R$ 100 mil a cada trinta dias, tudo bem?
AĂ eu decido aumentar o meu investimento para R$ 200 mil: nĂŁo significa que o ROAS continuarĂĄ como R$ 10 mil e que as minhas vendas dobrarĂŁo para 2 mil!
Na realidade, a chance Ă© de que haja uma diminuição no ROAS e na quantidade de vendas porque ao aumentar a publicidade, hĂĄ um alcance muito maior de pessoas que nĂŁo fecharĂŁo um negĂłcio comigo necessariamente â mas Ă© possĂvel que todo mundo agora saiba quem sou eu!
Esse tipo de estratĂ©gia sĂł pode ser planejada atravĂ©s de decisĂ”es financeiras informadas pelos objetivos especĂficos da fase em que o seu negĂłcio se encontra â e do que ele quer tirar disso.
Sabendo o que vocĂȘ precisa colher das suas campanhas de Marketing Digital, vocĂȘ pode criar limites aceitĂĄveis (uma meta ideal, um limite mĂnimo e um limite mĂĄximo) que sinalizarĂŁo se as suas campanhas se mantĂȘm sadias e se elas foram um sucesso ou nĂŁo.
Quando falamos de ROAS, cada caso Ă© mesmo um caso â mas deixar de monitorĂĄ-lo e otimizĂĄ-lo nĂŁo Ă© uma opção!
Fatores que interferem no ROAS
Como o ROAS retrata o retorno do seu negĂłcio em cima das campanhas de publicidade, Ă© fundamental que vocĂȘ saiba identificar os fatores que influenciam o sucesso dessas campanhas.
Os elementos que costumam interferir no ROAS com maior frequĂȘncia sĂŁo:
- A segmentação: os diferentes grupos dentro do seu pĂșblico ideal para os quais vocĂȘ estarĂĄ veiculando os anĂșncios, uma vez que rodar campanhas personalizadas para o pĂșblico certo sempre trarĂĄ os melhores resultados;
- Os canais de publicidade: por quais locais da Internet as suas campanhas serĂŁo veiculadas, o que influenciarĂĄ diretamente a segmentação do pĂșblico atingindo por elas;
- A qualidade dos anĂșncios: que tem a ver com o quanto as suas propagandas sĂŁo relevantes e persuasivas para despertar as reaçÔes necessĂĄrias nos seus pĂșblicos segmentados;
- E as sazonalidades do ano ou as tendĂȘncias do mercado: o que melhorarĂĄ as chances do ROAS se expandir em Ă©pocas em que as pessoas estĂŁo mais abertas aos anĂșncios (como no Natal ou no Dia das MĂŁes) ou que leva em consideração as Ășltimas modas da Internet (como a sĂ©rie mais falada no Netflix ou a Ășltima roupa usada pelas Kardashian).
Estratégias para melhorar o ROAS
Tendo em mente os fatores que mais influenciam o ROAS, fica mole identificar o que fazer para aumentĂĄ-lo: testar e apurar os testes!
Os dados reunidos desses testes sĂŁo fundamentais para conhecer melhor o seu pĂșblico, o tipo de conteĂșdo que o faz reagir e a efetividade de cada elemento dos seus anĂșncios, envolvendo:
- O texto da mensagem;
- As imagens e os vĂdeos usados para representĂĄ-la;
- E até as plataformas nas quais as campanhas serão veiculadas!
VocĂȘ terĂĄ resultados diferentes ao modificar cada um dos elementos que apresentei acima, mas tudo isso leva Ă aplicação das informaçÔes reunidas em trĂȘs componentes universais:
- Aumentar a qualidade das campanhas (e as chances de elas serem clicadas) ao personalizar cada conjunto de anĂșncios para cada grupo de pessoas dentro do seu pĂșblico generalizado â no qual quanto mais especĂfico e relevante, melhor;
- Usar os dados das campanhas anteriores para melhorar a segmentação dos seus anĂșncios e identificar quais conteĂșdos e Chamadas Para Ação (CTAs) costumam aumentar a conversĂŁo dentro de cada grupo de pessoas;
- E abusar do Remarketing para levar as suas campanhas com anĂșncios personalizados ao momento certo de conscientização da sua audiĂȘncia em relação Ă sua marca â no qual quanto mais quente o pĂșblico estiver, mais chances vocĂȘ terĂĄ de despertar a emoção ou o desejo que os farĂĄ clicar na sua oferta!
Desenvolva uma metodologia de testes que alimente a sua busca por performance usando dados do mundo real porque Ă© nele que estĂĄ o seu pĂșblico ideal â e o pĂșblico ideal Ă© aquele que compra o que vocĂȘ vende!
Dimed: +254% no ROAS
Um aumento de 254% no ROAS Ă© o tipo de resultado que sĂł pode ser alcançado por uma equipe multidisciplinar: que enxerga diferentes contextos para muito alĂ©m dos nĂșmeros!
Tenho orgulho de dizer que esse resultado foi alcançado pela minha equipe aqui na MidiaPro pelo mesmo motivo que decidi escrever esse guia para vocĂȘ: crescer e se adaptar Ă© mais do que uma frase pronta para mim!
A Dimed Ă© uma empresa que distribui medicamentos e produtos de higiene pessoal para outros negĂłcios no sul do Brasil e estava precisando de ajuda para se expandir na Internet.
Tudo que mostrei para vocĂȘ neste texto eu apliquei com a minha equipe para a Dimed:
- Descobrimos qual era o objetivo financeiro da empresa;
- Testamos diferentes estratĂ©gias de anĂșncios para gerar dados conclusivos e aumentar a qualidade das campanhas;
- DiminuĂmos o investimentos da publicidade para ter certeza de que as campanhas estavam sadias;
- E quando tivemos a certeza de que estava tudo no lugar, injetamos uma verba poderosa e levamos o ROAS do negĂłcio para 9983%!
Se nĂŁo ficou Ăłbvio, eu e a MidiaPro quadruplicamos a receita da marca em um ano! E a gente fez isso com as mesmas ferramentas, conceitos e liçÔes que dividi com vocĂȘ aqui.
Ă algo que exige tempo e paciĂȘncia para dominar porque sĂł dĂĄ para aprender na prĂĄtica!
SĂł que vocĂȘ nĂŁo precisa fazer tudo sozinho: vocĂȘ pode contar com os mais de 15 anos de experiĂȘncias acumuladas pela MidiaPro â me levando junto no pacote!
Domine seu investimento em publicidade!
Ă isso mesmo: vocĂȘ nĂŁo precisa fazer tudo sozinho!
VocĂȘ tem a minha equipe especializada em trĂĄfego pago para garantir que vocĂȘ alcance os objetivos financeiros que o seu negĂłcio precisa para sobreviver e prosperar!
Uma equipe que aplica diariamente toda a metodologia que mostrei para vocĂȘ sobre o ROAS nesse artigo â incluindo o fato de que:
- A sua empresa precisa ter uma noção completa sobre os custos e os lucros que precisa manejar para se expandir;
- O financeiro, as vendas e o Marketing precisam andar de mĂŁos dadas;
- Alcançar as suas metas Ă© mais importante do que ter um nĂșmero grande de ROAS ou de qualquer outra mĂ©trica que sĂł alimenta a vaidade!
Até porque:
- O ROAS Ă© diferente do ROI porque Ă© uma mĂ©trica especĂfica sobre o lucro em cima das suas açÔes publicitĂĄrias;
- E calculĂĄ-lo Ă© tĂŁo fĂĄcil quanto passar manteiga no pĂŁo: sendo o resultado da divisĂŁo da receita total das propagandas pelos custos das campanhas;
- Enquanto aumentĂĄ-lo Ă© questĂŁo de testar os seus anĂșncios, segmentar o seu pĂșblico e melhorar a qualidade dos seus conteĂșdos nas plataformas onde eles serĂŁo veiculados!
NĂŁo tem como vender mais pela Internet sem uma estratĂ©gia de publicidade â e o ROAS Ă© um indicativo da potĂȘncia da sua presença digital!
Seja para angariar trĂĄfego orgĂąnico ou aumentar o seu lucro pelas MĂdias Pagas, vocĂȘ precisa de um plano inteligente, mensurĂĄvel e efetivo!
Se vocĂȘ nĂŁo tem tempo a perder, entre em contato agora com a MidiaPro para criar o seu!
Estarei do outro lado da tela esperando vocĂȘ decidir se quer mesmo (e o quanto quer) lucrar!