Você sabe como seus anúncios contribuem para leads, ligações telefônicas, vendas ou outras metas prioritárias? O rastreamento de conversões é essencial para entender o que Ação é obtido depois que seus anúncios são clicados.
Nesta publicação, abordaremos as sete etapas para configurar o rastreamento de conversões do Google Ads para que você possa começar a gerar mais receita com seus anúncios e melhorar seu retorno sobre o gasto com anúncios (ROAS). Continue lendo para saber mais!
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Etapa 1: determine seus objetivos para suas campanhas de PPC
Fora do tráfego e do reconhecimento da marca, o que você quer ganhar mais ao anunciar seus produtos ou serviços no Google? Essas são as conversões primárias que você quer configurar e rastrear. Algumas das metas mais comuns (também conhecidas como conversões) são:
- Vendas de produtos
- Liderar para submissões
- Telefonemas
- Bate-papos ao vivo
E quanto a objetivos secundários? Essas são ações que não são sua primeira prioridade, mas também dão suporte ao crescimento do negócio. Alguns exemplos incluem:
É importante configurar o rastreamento para ambos os tipos de meta. Discutiremos mais tarde como diferenciar entre suas metas primárias e secundárias no Google Ads.
Etapa 2: configure suas metas para rastrear no Google Analytics
Depois que suas metas forem determinadas, você vai querer ter certeza de que elas estão configuradas corretamente no Google Analytics. Confira este artigo para mais informações sobre como configurar metas no Analytics.
Etapa 3: Teste seus objetivos
Não se esqueça de testar cada meta que você definir. Se elas não estiverem disparando corretamente, seus dados não serão precisos.
Etapa 4: vincule sua conta do Google Analytics ao Google Ads
Para passar seus dados de conclusão de meta para o Google Ads, você precisará vincular suas contas do Google Analytics e do Ads. Aqui está um detalhamento passo a passo para fazer exatamente isso!
Etapa 5: importe suas metas para o Google Ads
Depois que os Anúncios e o Analytics estiverem vinculados corretamente, você poderá importar as metas que configurou e testou no Analytics para sua conta do Google Ads. Para concluir essa importação:
- Acesse Ferramentas e configurações no canto superior direito da sua conta de anúncios
2. Clique no botão “+” para adicionar uma nova ação de conversão
3. Escolha importar dados do Google Analytics
4. Selecione Google Analytics (UA) ou Google Analytics 4, dependendo da versão que você usa atualmente
5. Marque as metas que você gostaria de importar
6. Clique em “importar e continuar”
Etapa 6: otimize suas configurações de conversão do Google Ads
Otimizar suas configurações de conversão no Google Ads é vital para garantir que suas metas sejam rastreadas de uma forma que faça sentido para seu negócio. Algumas configurações a serem observadas são:
Modelo de Atribuição
Seu modelo de atribuição determina como suas campanhas de anúncios são creditadas quando você conclui diferentes metas. Há vários modelos de atribuição diferentes que você pode escolher, mas o último clique é atualmente o padrão para conversões no Google Ads. Esta opção significa que as conversões só serão rastreadas no Google Ads quando forem o último clique antes da conclusão da meta.
Aqui está um exemplo em ação. Digamos que seu principal objetivo com o Google Ads é obter envios de formulários de contato. Com a atribuição do último clique, se alguém clicar no seu anúncio e enviar um formulário de contato, você verá uma conversão na sua conta do Google Ads.
Se, em vez disso, esse usuário clicar no seu anúncio, sair e retornar ao seu site no dia seguinte sem clicar no anúncio, você não verá nenhuma conversão na sua conta do Google Ads. Isso significa que seus anúncios não receberão “crédito” para esse lead, mesmo que seu anúncio seja o que os fez encontrar você em primeiro lugar.
Você pode conferir nossa análise completa de atribuição de marketing e cada um dos diferentes modelos aqui. Nossa principal recomendação que funciona para maioria negócios? Atribuição baseada em posição.
A atribuição baseada em posição dá crédito a cada etapa do processo de conversão. 40% do crédito para a primeira interação, 40% para a última e uma divisão igual dos 20% restantes para quaisquer interações no meio. Usando nosso exemplo acima, digamos que o usuário faça o seguinte:
Clica no seu anúncio e sai sem tomar nenhuma ação → visita seu site por meio de mídia social e sai sem tomar nenhuma ação → digita sua URL diretamente e envia um formulário de contato
40% do crédito vai para seus anúncios, 20% vai para o social e os 40% restantes são marcados como diretos. No próprio Google Ads, você veria apenas os anúncios de 40% creditados, então as conversões seriam de 0,4.
Resumindo, diferentes modelos de atribuição funcionam melhor para diferentes empresas, mas, na maioria dos casos, você vai querer alternar entre o último clique e o baseado em posição.
Se você precisar alterar seu modelo de atribuição, siga estas etapas:
- Clique em qualquer conversão
- Clique em “editar configurações”
- Ao lado da configuração do modelo de atribuição, selecione o modelo que deseja usar e salve
Observação: Você precisará fazer isso para cada ação de conversão individual na sua conta do Google Ads. Alterar o modelo de atribuição para uma conversão não alterará o modelo de atribuição para outras conversões.
Janela de conversão
Por padrão, o Google Ads contará todas as conversões que ocorrerem dentro de 30 dias após o clique no seu anúncio. Isso é chamado de janela de conversão. Com base na duração do seu ciclo de vendas, pode fazer sentido alterar essa configuração no Ads.
O objetivo é que seu ciclo de vendas corresponda de perto à sua janela de conversão. As janelas de conversão variam de um mínimo de 1 dia a um máximo de 90 dias.
O Google discute mais sobre os benefícios de personalizar sua janela de conversão aqui.
Objetivos primários vs. secundários
O Google Ads agora usa configurações de conversão primária e secundária para determinar quais metas devem ser usadas para otimização de lances e quais devem ser usadas apenas para fins de observação.
Lembra acima quando você determinou suas metas primárias e secundárias? Isso torna essa etapa superfácil! Quaisquer metas que sejam críticas para entender o ROI de suas campanhas publicitárias devem ser definidas como “primárias” no Google Ads.
Quando você usa lances inteligentes, o Google pode então personalizar seus lances para dar suporte a impressões entre usuários que eles preveem que concluirão aquela meta principal. Essas também são as únicas metas que aparecerão como “conversões” em seus relatórios do Google Ads.
Metas secundárias são aquelas que você quer rastrear, mas não são prioridade máxima para determinar o ROI dos seus anúncios. Como mencionado acima, essas são frequentemente metas como engajamentos de vídeo e downloads de recursos.
O Google não levará essas metas em consideração quando você estiver usando uma estratégia de lances inteligentes. Metas secundárias não aparecerão como “conversões” nos seus relatórios de anúncios. No entanto, elas aparecerão no que é chamado de “todas as conversões”.
Para esclarecer a diferença entre conversões e todas as conversões no Google Ads:
- Todas as conversões: Ações de conversão primária + secundária
- Conversões: Apenas ações de conversão primárias
Para definir metas primárias e secundárias no Google Ads:
- Clique em qualquer ação de conversão
- Ao lado de “otimização de metas e ações”, clique em “opções de otimização de ações de conversão”
- Escolha primário ou secundário
Etapa 7: Teste (novamente)!
Depois que seus anúncios forem ao ar, é importante testar se eles estão recebendo o crédito adequado quando suas metas são atingidas. Se você importou metas do Analytics e elas estão sendo disparadas corretamente lá, esse sucesso deve ser traduzido para os Anúncios.
Dito isso, você nunca pode ter certeza, então fique de olho nos seus relatórios de conversão desde o início. Além disso, esteja ciente de que o processo descrito acima é especificamente para conversões online. Mas você também pode rastrear conversões offline no Google Ads, o que é um processo separado.
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Joabe Oliveira é gestor de marketing com mais de cinco anos de experiência na criação de conteúdo para dezenas de setores, incluindo alimentos e bebidas, serviços domésticos e educação. Ele também é especializada na criação de conteúdo SEO e PPC. Seu trabalho foi apresentado no Search Engine Journal, HubSpot, Entrepreneur, Clutch e muito mais. Em seu tempo livre, Joabe gosta de experimentar novos trabalhos manuais e ler estudar novos negócios sobre inteligência artificial.
joabe antonio de oliveira