Link Building | Como construir seu primeiro link

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Então você construiu um site para o seu negócio. Incrível! Agora você só precisa sentar, relaxar e esperar que seus clientes comecem a bater na sua porta. Certo? A verdade é que você pode construir a obra-prima mais bonita, completa e interativa de um site do mundo… mas se ninguém souber que ele está lá, ele não vai lhe render clientes. Você, com certeza, vai querer saber sobre Link Building…

A Internet é construída em links. O Google usa a confiança passada por milhões de sites – de organizações governamentais a faculdades e universidades renomadas, até o seu site – para classificar e categorizar seu site.

Mas se você não tiver nenhum link, seu site é essencialmente um órfão da internet. Os robôs do Google não saberão onde colocá-lo em seu vasto índice – eles nem saberão como encontrá-lo! E mesmo se você enviar seu site diretamente para o Google, com o passar do tempo, a falta de links para seu site é um sinal de alerta gritante de que ele não é confiável.

Por que mais ninguém faria um link para ele? Faça qualquer pesquisa no Google e você começará a ver alguns nomes familiares surgindo de tempos em tempos. Wikipédia. News.

Esses sites alcançaram um nível incrivelmente alto de confiança do Google, em parte por causa de todos os links que ganharam de outros sites confiáveis. Felizmente, você pode facilmente obter um pouco dessa confiança para seu próprio site também. Este post vai te ensinar como construir seu primeiro link – talvez até seus primeiros cinco!

Recurso relacionado: O que é link building?

Nem todos os links são criados iguais

Uma coisa importante a perceber quando você inicia sua jornada para aprender como criar um link é que nem todos os links são criados iguais.

Claro, você poderia pagar a alguém do Fiverr R$ 5 para inundar seu site com 500 links de diretório gratuitos, mas provavelmente serão os piores R$ 5 que você já gastou. Geralmente, quanto mais difícil for ganhar um link, melhor será esse link. Links pagos são geralmente considerados “fáceis”… mesmo perigosamente fácil.

Em outras palavras, fique longe do link-building através do Fiverr. O Google não aceita bem webmasters tentando manipular artificialmente sua colocação nos resultados de pesquisa pagando proprietários de sites para dar a eles um link. Você pode ler sobre Políticas do Google sobre links pagos aqui.

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Os 5 tipos de links que você pode obter agora mesmo

No entanto, isso não significa que todo link que vale a pena ser obtido seja difícil de obter. Aqui estão cinco tipos de links que você pode obter agora mesmo – e todos eles são relativamente fáceis de ganhar, mesmo para um construtor de links iniciante.

1. Perfis sociais

É óbvio, mas ainda é um ótimo lugar para começar. Você inclui um link para seu site nas contas de mídia social da sua empresa? Se você tem uma página do Facebook ou conta do Twitter configurada que está usando, certifique-se de incluir sua URL em seu perfil.

Esses não são os links de mais alta qualidade, e você não deve se inscrever em um monte de sites só para ter um link no seu perfil, mas faz sentido adicionar seu link aos que você já está usando. Além disso, é bom para usabilidade – esses são links que seus visitantes e seguidores sociais provavelmente usarão para chegar ao seu site.

2. Menções à marca

Se você está no mercado há algum tempo, mas acabou de criar um site, é provável que seu negócio já tenha sido mencionado em algum lugar na web. Mesmo que você tenha acabado de fundar sua empresa, você pode encontrar algumas menções. Pesquise no Google por várias grafias e versões do nome do seu negócio, bem como a cidade em que você está.

Se você encontrar alguma menção, tente entrar em contato com o webmaster e ver se ele vai criar um link para o seu negócio, já que ele já está mencionando. Mas você não pode continuar pesquisando no Google continuamente para tentar encontrar novas menções. É aí que Alertas do Google entra.

Configure alguns alertas com seu nome e o nome da sua empresa. Da próxima vez que alguém se referir a você na web, você deve receber um e-mail alertando sobre esse fato.

3. Contatos comerciais

Da sua câmara de comércio ao seu jornal local, provavelmente há muitos contatos na sua comunidade ou no seu negócio que ficariam felizes em criar links para você. Essas organizações geralmente têm alguns dos domínios de maior valor (mais confiáveis) na sua área local, e os links deles são perfeitamente naturais. Leia nossa postagem sobre ganhar backlinks na vida real para descobrir como aproveitar essas oportunidades.

4. Avaliações de produtos

Se você vende produtos, há uma chance de alguém na web ter avaliado seu produto. Faça pesquisas e configure alertas para seus produtos mais vendidos (como você fez para sua marca) para que você possa capturar essas menções e pedir um link. Algumas empresas também obtiveram sucesso na construção de links enviando seus produtos para blogueiros avaliarem, mas isso pode ser um território obscuro.

Oficialmente, o Google considera isso uma forma de vinculação paga então, se você decidir seguir esse caminho, seria melhor fazer isso em pequena escala ou em blogs altamente segmentados; por exemplo, enviando uma amostra de um inseticida orgânico para um blog de jardinagem.

5. Contribuições de convidados

Provavelmente, você ou alguém na sua empresa tem conhecimento suficiente sobre o seu setor para poder fornecer insights e conselhos que outros não poderiam. Você pode seguir blogs do setor ou publicações on-line para ficar por dentro das notícias do seu campo, mas provavelmente tem sua própria opinião e perspectiva sobre esses acontecimentos. Você já pensou em escrever para esses sites?

Você pode! Aqui está tudo o que você precisa para ser publicado junto com outros especialistas em sua área:

  • Um blog do setor relevante para o seu negócio que você lê
  • Uma boa ideia e a experiência para apoiá-la
  • Um bom arremesso
  • Paciência

Da próxima vez que você visitar esse blog, pense no que está faltando. Sobre o que você poderia compartilhar uma opinião informada ou dar conselhos para outras pessoas em seu setor? Essas são todas postagens com sua assinatura esperando para acontecer.

Muitas publicações on-line aceitam contribuições externas, quer elas digam explicitamente ou não. Se o seu blog de escolha tiver uma página “Escreva para nós”, certifique-se de ler suas diretrizes cuidadosamente. Se eles não tiverem uma página listando diretrizes para escritores, procure informações de contato de um editor, blogueiro principal ou webmaster.

Então envie seu pitch (confira nosso modelo de amostra na seção abaixo) e torça pelo melhor! Depois que sua ideia for aprovada, cabe a você produzir um ótimo post. Embora você provavelmente receba um link para seu site por padrão, desde que o inclua em sua assinatura, é melhor para a visibilidade do seu site e sua confiabilidade aos olhos do Google se você puder obter um link mais acima na página, dentro do post.

Isso pode ser tão simples quanto se referir às suas próprias experiências com seu negócio e vincular ao nome da sua marca, ou tão sutil quanto vincular a uma postagem em seu blog com mais informações sobre um tópico abordado em sua postagem. Lembre-se apenas de que você está escrevendo para pessoas, não para robôs do Google; inclua um link na postagem em si apenas se fizer sentido.

Como enviar um e-mail de solicitação de link

Escrever o e-mail para lançar um editor ou pedir um link pode ser uma das partes mais estressantes do processo de construção de links, mas não precisa ser. Os melhores pitches e solicitações são curtos, diretos e dão conta do recado.

Aqui estão alguns modelos de amostra para modelar seus próprios e-mails. Certifique-se de gastar tempo personalizando-os para se adequarem ao blog e à sua própria voz.

Postagem de convidado

Oi [nome],

É muito bom conhecer você! Sei que você deve estar ocupado, então vou direto ao ponto.

[Explique algumas de suas credenciais aqui, como sua função na empresa.] Eu penso [nome do site para o qual você está escrevendo] faz um ótimo trabalho cobrindo o [seu campo] indústria, mas notei que você não cobriu [algo que está faltando – sua ideia!].

Se você tiver uma vaga em seu calendário editorial, adoraria contribuir com um artigo sobre [tópico].

Se você precisar de um esboço mais detalhado, ficarei feliz em montar um. Estou ansioso para ouvir suas ideias.

Um grande abraço,

[Seu nome]

E-mail de solicitação de link

Oi [nome],

Meu nome é [seu nome] e eu sou de [sua empresa]. Fiquei tão animado ao ver que você mencionou [empresa] no seu post do outro dia: [URL]

Achamos que era um ótimo recurso e estamos planejando compartilhá-lo com nossos seguidores no Twitter [ou outra rede social].

Mas eu estava pensando se você se importaria em criar um link para nossa página inicial para que seus leitores possam saber mais sobre nós, caso tenham interesse.

De qualquer forma, obrigado pela menção e espero que você tenha um ótimo dia!

[seu nome]

Depois de enviar seu e-mail, será hora de exercitar sua paciência. Eu escrevi para alguns blogueiros que me responderam no mesmo dia, minutos após enviar meu pitch, mas de vez em quando há um blogueiro que me responde meses depois. A maioria das publicações profissionais opera durante o horário comercial regular, então você pode esperar respostas razoavelmente rápidas.

Mantenha o foco no prêmio

Isso pode parecer muito trabalho — e não quero enganar você, pode ser.

Mas, embora os benefícios possam não ser imediatamente aparentes, todo esse trabalho está ajudando sua empresa a se tornar mais confiável aos olhos do Google. Não só isso: ao longo do caminho, você fará networking com influenciadores em sua comunidade e seu setor, abraçará seu lado opinativo e melhorará sua escrita.

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