Como construir uma estratégia de mídia social B2B em 6 etapas

How to Build a B2B Social Media Strategy That Dazzles (And Converts) Your Audience

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Etapas importantes antes de criar sua estratégia de mídia social B2B

Tudo bem, antes de chegarmos ao conteúdo real que você deve compartilhar online, vamos começar com o planejamento.

E realmente, montar sua estratégia B2B para mídias sociais não é tão diferente de preparar seu plano geral de marketing.

Descreva seus objetivos

Você não pode lançar nenhuma estratégia de marketing sem saber o que deseja obter com ela. É especialmente importante nas mídias sociais B2B porque você tem muitas plataformas de mídia social para escolher e muito que você pode fazer em cada um. Mas nem tudo funcionará para você. Embora postar vídeos no TikTok possa funcionar bem para empresas que vendem para consumidores, eu diria que há uma boa chance de você não conseguir o que precisa em termos de atingir seus objetivos de negócios. Portanto, antes de tomar qualquer decisão sobre onde postar e o que criar, descubra por que deseja estar nas redes sociais. Você deseja aumentar o tráfego ou leads do site?

Quer direcionar tráfego para páginas informativas e incentivar assinantes de e-mail? Interessado em recrutar novos membros para a equipe? Uma ótima maneira de definir metas é usar o método SMART. SMART significa específico, mensurável, alcançável, relevante e oportuno.

Usando essa estrutura, você terá uma ideia melhor do que pode fazer para gerar receita para o seu negócio. Ah, e seus objetivos não precisam necessariamente ser os mesmos em todas as plataformas. O que funciona, digamos, no Facebook, pode não funcionar tão bem no LinkedIn.

Identifique seu público-alvo

Pense no seu público em termos de quem normalmente gasta dinheiro com sua empresa. Quem você deseja envolver com seu conteúdo? Se você fabrica materiais para projetos de construção, seu público provavelmente inclui arquitetos, engenheiros e empreiteiros.

Isso significa que o conteúdo que você compartilha deve ser direcionado aos especialistas, não ao consumidor médio. Dê uma olhada em suas contas de mídia social existentes ou, se ainda não estiver nas redes sociais, analise as contas de seus concorrentes. Quem interage com mais frequência com seu conteúdo? Conhecendo seu público-alvo não apenas moldará sua estratégia de conteúdo, mas também lhe dirá em quais plataformas você precisa estar para transmitir sua mensagem às pessoas certas.

Entenda sua voz

Você não precisa necessariamente ser sério e acadêmico em suas postagens nas redes sociais. Mas você precisa falar com a voz de uma marca nas plataformas de mídia social. Se você é sério e estudioso em seu site, talvez seja assim que você precisa aparecer nas redes sociais. Você considera sua empresa divertida e alegre?

Suas postagens nas redes sociais devem refletir isso. Independentemente de como você descreveria sua marca, certifique-se de que todos que participam de sua estratégia de mídia social estejam na mesma página. Depois de saber o que deseja alcançar, quem deseja alcançar e como deseja transmitir sua estratégia B2B para mídia social, você pode começar a planejar o que compartilhará.

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Como construir uma estratégia de mídia social B2B em 6 etapas

Como criar uma estratégia de mídia social B2B matadora

1. Escolha suas plataformas de mídia social ideais

Escolhendo o melhores plataformas de mídia social deve ser fácil para você se você tiver feito sua pesquisa. Verdade seja dita, LinkedIn é o melhor impulsionador principal de todas as plataformas de mídia social. É um ótimo lugar para começar a atingir essas metas principais. Perfil do Buffer no LinkedIn Em termos de popularidade, YouTube e Facebook lideram o grupo com 81% e 69% dos adultos norte-americanos dizendo que os usam, respectivamente. Mas não escolha uma plataforma apenas porque ela é popular.

Lembra do exemplo do TikTok anterior? Popularidade nem sempre é sinônimo de sucesso.

2. Pesquise com qual conteúdo seu público se envolverá

Se você já começou a compartilhar nas redes sociais, quais são suas postagens mais populares nos canais? Preste atenção não apenas o conteúdomas também o formato e até mesmo o data e hora de publicação. Quer você já tenha ou não uma presença nas redes sociais B2B, dê uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo e também anote deles conteúdo, formatos e cronogramas de publicação. Seus “concorrentes” de mídia social não precisam ser seus concorrentes comerciais. Existe uma publicação comercial que tem muitos seguidores ou um de seus fornecedores cujas postagens regulares geram ótimas conversas? Tente encontrar tendências no que você está analisando.

As pessoas gostam mais de links para artigos? Eles se envolvem com depoimentos de clientes? O que motiva seu público? Depois de identificar o conteúdo com melhor desempenho, você pode começar a planejar seu calendário de conteúdo.

3. Crie um cronograma de postagem

Todo grande plano de marketing de mídia social B2B começa com um calendário. Isso ajudará você e qualquer pessoa da sua equipe que trabalha com suas contas de mídia social a se manterem atualizados e atualizados. Escolha em quais dias você deseja postar e o que deseja compartilhar a cada dia. Talvez segundas-feiras sejam dias de vídeo ao vivo ou sextas-feiras sejam #FlashbackFridays. Calendário de mídia social Mas lembre-se de que seu calendário não é imutável.

Esteja preparado para rasgá-lo (ou apenas copiar e colar) se precisar fazer ajustes. Você pode usar uma ferramenta como Amortecedor, Hootsuiteou Broto Social para agendar suas postagens com antecedência em todas as suas contas.

4. Crie ou selecione conteúdo com base em seus objetivos

Talvez a parte mais importante e demorada de sua estratégia de mídia social B2B seja a criação ou curadoria de conteúdo para compartilhar com seu público. Não se sobrecarregue. Claro, compartilhar um vídeo todos os dias pode chamar a atenção para sua empresa, mas isso dá muito trabalho. Talvez você não precise lançar algo todos os dias para ver o crescimento de seus perfis de mídia social. Crie ou encontre conteúdo direcionado a cada um dos objetivos do seu negócio. Para recrutar novos funcionários, considere compartilhar depoimentos de sua equipe ou conteúdo de bastidores que mostre sua cultura. Para gerar leads, você pode compartilhar informações interessantes sobre seus produtos e serviços.

Os recursos visuais dos bastidores funcionarão para isso, assim como outras coisas, como vídeos e infográficos explicando o que você oferece. Não tenha medo de ser criativo e experimentar diferentes formatos de conteúdo.

5. Interaja com seu público

As mensagens não são recebidas passivamente pelo público. A mídia social dá às pessoas a chance de reagir ao seu negócio e compartilhar suas idéias – tanto positivas quanto negativas. Reserve um tempo para verificar suas contas de mídia social. Responda aos comentários para que as pessoas saibam você está ouvindo.

Se necessário, crie uma resposta padrão para economizar tempo. Alvo respondendo a um comentário do Facebook Não deixe sua caixa de entrada ficar cheia de mensagens não lidas. Se você está sobrecarregado com mensagens, considere configurando um chatbot para responder perguntas básicas. Muitas respostas negativas podem indicar que seu público tem problemas com seu negócio ou com suas mensagens, então preste atenção ao que as pessoas estão dizendo.

6. Verifique o desempenho da sua postagem

Nenhuma estratégia de marketing de mídia social B2B está completa sem dados. Observar o desempenho de suas postagens pode ajudá-lo a planejar seu conteúdo para o próximo mês, o mês seguinte e o mês seguinte. A maioria das plataformas de mídia social tem suas próprias análises, então você pode mergulhar nessas métricas com bastante facilidade. Análise do Twitter Mas se você está tentando ver como a mídia social gera tráfego ou leads, você terá que usar uma ferramenta como Google Analytics para rastrear isso. Você terá que adicionar o Código de rastreamento do Analytics ao seu site para ver o seu tráfego da web e conversões de mídias sociais. Não para me gabar, mas nosso Ferramenta MarketingCloudMP é ótimo para rastrear leads de suas campanhas de marketing. No geral, acho que a principal lição aqui é: conheça seus objetivos. Você não pode fazer muito sem eles. Então, meus amigos que definem metas, isso é tudo neste vídeo de mídia social B2B. Se você gostou do que criamos para você, dê um joinha e inscreva-se em nosso canal no YouTube. E não se esqueça de assinar a Receita Semanal nosso boletim informativo por e-mail. Vejo você na próxima vez!

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