Por onde começamos quando falamos sobre os benefícios da otimização de mecanismos de busca e valor de SEO? Ela direciona leads para seu site, aumenta sua credibilidade e ajuda você a se destacar dos concorrentes (sem mencionar que também é econômica).
Mas você já sabia de tudo isso, certo?
Infelizmente, enquanto você pode saber como o SEO melhora seu retorno sobre o investimento (ROI), explicando o valor de tudo isso para seu chefe, quem sabe muito pouco sobre a poderosa estratégia de marketing digital é um caso totalmente diferente.
Neste artigo, detalharemos as etapas sobre como mostrar o valor do SEO e demonstraremos como o SEO é um investimento de marketing valioso que precisa fazer parte da sua estratégia de marketing.
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Continue lendo para aprender como mostrar valor de SEO ao seu chefe e começar a colocar seu site no topo das páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs).
O valor do SEO
Antes de começarmos, vamos recapitular alguns dos principais pontos sobre o valor do SEO. Afinal, é o que você vai apresentar ao seu chefe!
Impulsiona resultados de longo prazo
Uma vez que uma estratégia de SEO é colocada em prática, ela continuará beneficiando sua marca muito depois de seu lançamento.
Os mecanismos de busca são uma constante na vida de todos. Contamos com eles para tudo, desde as consultas mais mundanas até para nos ajudar em momentos importantes de tomada de decisão. Como um elemento básico da jornada do cliente, é fundamental que seu site tenha uma classificação alta nas SERPs, onde os usuários podem encontrá-lo facilmente.
SEO é uma estratégia de marketing digital contínua e de longo prazo porque ajuda você a manter uma presença nos resultados de pesquisa. Dessa forma, clientes novos e potenciais sempre podem encontrá-lo. Sem SEO para ajudar você a aparecer nas SERPs, você não seria capaz de atrair tantos leads.
Um ROI mais alto para sua estratégia de marketing digital
Com o SEO trabalhando duro nos bastidores do seu site, você pode aumentar sua taxa de conversão de leads em 13%. Além de melhores leads e conversões aumentadas, isso pode aumentar sua receita geral. Que empresa não quer mais dinheiro?
Os motores de busca como o Google têm uma taxa de fechamento de quase 15%, o que é fantástico comparado à taxa de fechamento dos métodos tradicionais de marketing, que atingem apenas 2%.
Diminui os gastos com anúncios
O SEO é extremamente econômico em comparação à publicidade tradicional porque ajuda a atrair leads de alta qualidade por meio de pesquisa e implementação de palavras-chave (entre outras coisas).
O uso prático de palavras-chave pode atrair leads que provavelmente se tornarão clientes. Ao usar palavras ou frases que correspondem à intenção de pesquisa do usuário, você pode atrair ainda mais leads de alta qualidade, além daqueles que você traz com a ajuda de táticas de publicidade paga, como anúncios pay-per-click (PPC).
Com uma estratégia de SEO eficaz, as empresas podem classificar organicamente para palavras-chave e termos de alto valor. Então, em vez de executar cinco campanhas de PPC, você pode precisar executar apenas duas, já que tem SEO para dar suporte a esses esforços!
SEO e PPC podem fazer maravilhas juntos, e a combinação não deve ser negligenciada!
Como mostrar valor de SEO aos tomadores de decisão
- Apresentar dados concretos
- Olhe para seus concorrentes
- Dica bônus: use nosso verificador de SEO gratuito!
Ao defender seu caso de SEO como parte do seu plano de marketing digital, você precisa estar pronto para provar suas alegações. Aqui estão algumas maneiras de provar o valor do SEO e seu ROI.
1. Apresentar dados concretos
Não podemos repetir isso o suficiente: dados, dados, dados!
Os números não mentem, então qualquer dado que você tenha para respaldar sua afirmação de que SEO é um empreendimento comercial necessário para sua marca é crucial e deve ser bloqueado, carregado e pronto para uso ao provar o valor do SEO para seu chefe.
Dê uma olhada em algumas métricas importantes que você deve ter em relatórios como prova de que o SEO funciona quando chegar a hora de apresentar seu caso aos seus superiores.
Classificações SERP ao longo do tempo
É disso que se trata o SEO, certo? Você quer ver seu negócio chegar ao topo dos SERPs, e seus chefes também. Com o SEO, você tem a oportunidade de fazer exatamente isso.
Quanto mais perto você estiver do topo dos resultados de pesquisa, melhor. Quando você sobe na escada dos SERPs, tome nota, porque isso significa que seu site está fazendo algo certo. Esse “algo”? É SEO!
Quando sua classificação nos mecanismos de busca estiver melhorando, você também poderá ver um aumento nas seguintes métricas.
Taxas de conversão
SEO é uma estratégia de marketing orgânico, o que significa que você está direcionando seu público com base em seus hábitos de busca. Ao contrário do PPC, qualquer classificação que você ganha está chegando a você naturalmente, o que significa que você não está pagando por nada! A beleza do SEO é que as pessoas que encontram seu site estarão procurando ativamente por um negócio como o seu.
Por isso, você verá uma taxa de sucesso maior quando se trata de conversões de clientes.
Exibir áreas do seu site que tiveram melhorias nas taxas de conversão devido aos esforços de SEO pode fortalecer ainda mais seu caso, então não tenha medo de se gabar de todo o bem que você fez com SEO até agora!
Impressões e cliques
Impressões e cliques fornecem aos anunciantes informações sobre a visibilidade do seu site e dos seus anúncios.
Você pode estar familiarizado com impressões e cliques em nossos artigos sobre anúncios PPC e suas ferramentas de medição de desempenho.
Eles funcionam da mesma maneira aqui: as impressões informam quantas vezes seu site aparece na tela de alguém e os cliques ocorrem quando um usuário clica em seu site e é levado para a página inicial ou de destino.
Essas métricas podem dizer a você o quão bem seu site está se saindo em SERPs. Se as impressões e cliques do seu site forem baixos, mostre aos seus superiores as impressões e taxas de cliques de outros sites ou concorrentes que têm uma estratégia de SEO bem-sucedida — os números, sem dúvida, serão maiores.
2. Observe seus concorrentes
Normalmente, o lema de vida é nunca se comparar com os outros, mas neste caso, pedimos que você jogue essa ideia pela janela.
Observar os sucessos e fracassos de outras empresas e concorrentes ao tentar demonstrar o valor do SEO ajuda seus superiores a ver os benefícios do SEO em ação.
Comparar o desempenho atual de SEO do seu negócio com o de um concorrente pode ajudar a tornar todos os dados concretos que você joga para eles um pouco mais realistas e tangíveis. Não que dados e números não são convincente — lembre-se, números não mentem! — mas ver como esses números se traduzem em resultados pode tornar seu argumento a favor do SEO muito mais claro.
Se você está atualmente lutando para acompanhar os concorrentes em termos de domínio nas SERPs, mostrar aos seus superiores o sucesso de seus concorrentes ajudará a provar que o SEO produz ótimos resultados.
Pense desta forma: quanto mais clientes seus concorrentes conquistam com sua estratégia de SEO, mais negócios eles tiram de você. Incline a balança para seu favor e comece a implementar Táticas de SEO!
3. Dica bônus: use nosso verificador de SEO gratuito!
Ao pensar em como mostrar o valor de SEO aos seus superiores, você vai querer mostrar a eles como seu site está se saindo em termos de SEO.
A MidiaPro oferece uma verificador de SEO gratuito que pode fornecer uma pontuação de SEO e identificar áreas onde seu site tem problemas de SEO (e como você pode corrigi-los, é claro).
Dê uma olhada no nosso verificador de SEO gratuito agora mesmo!
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