Suas páginas de destino estão convertendo? Ou os usuários estão desistindo antes de clicar em sua frase de chamariz (CTA) ou preencher seu formulário? Se a taxa de rejeição da sua página de destino for maior do que você gostaria, esta postagem do blog é para você.
Veremos sete das causas mais comuns de alta taxa de rejeição da página de destino e como corrigi-las. Quer mais dicas e truques de marketing digital diretamente na sua caixa de entrada? Assine nossos boletins informativos por e-mail!
O que é a taxa de rejeição da página de destino?
Quando um usuário chega ao seu site e sai antes de concluir uma segunda interação, isso é uma rejeição. A taxa de rejeição do seu site é a porcentagem de sessões que incluíram apenas a interação inicial. O exemplo mais comumente usado de segunda interação é clicar em um link que leva o usuário a outra página do seu site.
Essa interação também pode ser preencher um formulário, clicar em um botão de CTA ou outra ação relacionada à conversão – esses tipos de interação são mais comuns com landing pages. Portanto, a taxa de rejeição da página de destino é a porcentagem de visitas a uma página de destino ou conjunto de páginas de destino que não resultaram em uma segunda interação – o que significa que o usuário não converteu.
O que é uma boa taxa de rejeição da página de destino?
Para alguns tipos de páginas, uma alta taxa de rejeição não é necessariamente uma coisa ruim. Por exemplo, uma alta taxa de rejeição em uma postagem de blog pode indicar que o conteúdo responde à pergunta do leitor de forma clara e completa.
O significado da taxa de rejeição depende do objetivo da página. Com páginas de destino, você normalmente deseja uma taxa de rejeição baixa. Uma taxa de rejeição baixa indica que uma alta porcentagem de usuários converte depois de chegar à sua landing page, cumprindo seu objetivo.
Então, qual é uma boa taxa de rejeição para uma landing page? Pode ser útil comparar seus dados com benchmarks de taxa de rejeição da página de destino. De acordo com QuickSprout, a taxa média de rejeição para páginas de destino é entre 70% e 90%.
Analisar sua própria taxa de rejeição ao longo do tempo pode ser ainda mais útil do que os benchmarks de taxa de rejeição da página de destino. Procure melhorar consistentemente sua taxa de rejeição anterior nas páginas de destino.
7 principais causas e como melhorar a alta taxa de rejeição da página de destino
Se sua taxa de rejeição não estiver onde você gostaria, qual poderia ser a causa? E como você pode resolver o problema?
Aqui estão sete dos problemas mais comuns que causam uma alta taxa de rejeição da página de destino e como corrigi-los.
1. Desalinhamento com as expectativas do usuário
Um possível motivo para uma alta taxa de rejeição nas páginas de destino é que o usuário não obteve o que esperava na página de destino. Esse comportamento geralmente se deve a um desalinhamento entre o texto do anúncio ou link que levou o usuário à landing page e a própria landing page. Por exemplo, digamos que um anúncio oferece aos usuários uma lista dos melhores carros elétricos novos, mas a página de destino solicita que você procure carros à venda em sua área.
Você pode sair clicando porque a oferta não é o que você esperava. Para corrigir esse problema, verifique novamente o anúncio e a página de destino e certifique-se de que estejam alinhados. Eles devem cobrir o mesmo tópico, e a página de destino deve fornecer ao usuário a oferta que o texto do anúncio o leva a esperar.
Também é útil usar títulos, cores, design ou imagens iguais ou semelhantes em seu anúncio e página de destino. Esses paralelos podem garantir aos usuários que eles estão no lugar certo. Este anúncio e página de destino do SEMrush, por exemplo, apresentam a mesma imagem, texto semelhante e o logotipo SEMrush.
2. Muito esforço exigido dos usuários
Outro problema potencial é que sua página de destino exige muito do usuário. Uma página de destino com um formulário que tenha muitos campos de entrada ou que solicite informações pessoais muito cedo pode fazer com que os usuários abandonem o site. Se um usuário encontrar um formulário com uma longa lista de informações necessárias, ele pode não querer dedicar tempo para preenchê-lo.
Se você não estabeleceu confiança suficiente com o usuário, solicitar informações confidenciais também pode fazer com que ele também clique. Certifique-se de que vale a pena preencher seu formulário ou realizar qualquer ação que você deseja que seus usuários realizem. Como regra geral, peça apenas as informações necessárias e torne os formulários tão curtos e fáceis de preencher quanto possível.
3. Mau design da página de destino ou experiência do usuário
O design da sua landing page e a experiência do usuário que ela proporciona também podem influenciar sua taxa de rejeição. Se sua página de destino não for visualmente atraente ou difícil de navegar, os usuários poderão sair sem converter. Normalmente, as ferramentas de criação de páginas de destino contornam esse problema, fornecendo modelos pré-fabricados.
A avaliação dos usuários sobre a credibilidade de um site é 75% baseada em seu design, e os usuários não vão querer fornecer suas informações a um site em que não confiam. Outro problema potencial é o design e o posicionamento do botão CTA. Se o botão do CTA não for óbvio, os visitantes podem perdê-lo.
Faça com que seu botão CTA se destaque do resto da página usando cores e design e coloque-o em um lugar que seja fácil de ver. Além disso, certifique-se de que o design ou posicionamento do seu CTA não faça com que ele pareça um anúncio à primeira vista. Nesta página, o amarelo utilizado no botão CTA faz com que ele se destaque entre as demais cores menos brilhantes utilizadas na página.
Mesmo que o botão não seja especialmente grande, a cor brilhante chama sua atenção imediatamente.
4. Cópia confusa ou lotada
A cópia é outro elemento da página de destino que tem um impacto significativo na sua taxa de rejeição. Se sua página estiver superlotada ou não for clara, os usuários podem ficar confusos ou frustrados, fazendo com que saiam da página. Normalmente, você não precisa de muitos textos nas páginas de destino, especialmente na parte superior da página.
Comece com as informações necessárias e inclua quaisquer detalhes úteis mais abaixo na página. É importante tornar sua cópia digitalizável usando títulos, espaços em branco e elementos visuais em toda a página. Claro, você também desejará usar ortografia e gramática adequadas, evitar erros de digitação e transmitir sua mensagem com clareza.
A revisão é essencial para landing pages!
5. Velocidade lenta da página
Outro problema comum que prejudica a taxa de rejeição nas páginas de destino é a velocidade da página. Se sua página de destino demorar muito para carregar, os usuários podem não permanecer por aqui. Mais de 80% dos usuários esperam que as páginas carreguem em três segundos ou menos, e reduzir o tempo de carregamento da página em apenas um segundo pode resultar em aumentos substanciais nas conversões.
Para testar seu tempo de carregamento, você pode usar Ferramenta PageSpeed Insights do Googleque avalia a velocidade da sua página e oferece sugestões para melhorá-la. Existem inúmeras coisas que você pode fazer para melhorar sua página, incluindo:
- Compactando seus arquivos
- Reduzindo o número de redirecionamentos
- Usando cache do navegador
- Atualizando seu servidor
- Removendo código desnecessário
Se você não tiver certeza de como fazer essas alterações, considere investir em serviços de otimização de velocidade de página.LEITURA BÔNUS: Qual é o tempo médio de carregamento da página?
6. Tráfego não direcionado
Se usuários que não se enquadram no seu público-alvo acabarem na sua página de destino, é improvável que eles convertam. Se seus anúncios não segmentarem as palavras-chave ou os usuários corretos, você terá uma alta taxa de rejeição da página de destino. Para corrigir esse problema, audite sua estratégia de PPC e considere realizar pesquisas de público mais aprofundadas.
Em seguida, ajuste sua segmentação e acompanhe sua taxa de rejeição para ver se ela melhora.
7. Erros técnicos
Se sua taxa de rejeição for anormalmente alta e os usuários não passarem mais do que alguns segundos em sua página, ela poderá não estar sendo exibida corretamente. Experimente a página em vários tipos de dispositivos e navegadores e verifique se há mensagens de erro e problemas na exibição da página. Tente navegar até a página do seu anúncio para ver se é aí que reside o problema.
Se a taxa de rejeição for alta apenas em dispositivos móveis, verifique se sua página é compatível com dispositivos móveis usando Ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google.
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Reduzir sua taxa de rejeição é fundamental para uma landing page de sucesso. Se a taxa de rejeição da sua página de destino não estiver onde deveria estar, verificar esses sete problemas pode ajudá-lo a corrigi-la. Para obter mais dicas de marketing digital, inscreva-se em nossos boletins informativos por e-mail.
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