Como fazer SEO para sites de comércio eletrônico

Surprised young man in front of a colorful graphic with 'GA4 REPORTS' and a bar chart illustration.

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Você sabia que 85% dos varejistas acreditam que os serviços de SEO são uma das estratégias mais eficazes para atrair novos clientes?

Com uma estratégia de SEO para e-commerce em vigor, você pode ajudar seu negócio a direcionar tráfego mais qualificado de leads-alvo que estão procurando seus produtos. Mas se você é um iniciante em SEO para e-commerce, como começar a criar uma estratégia de SEO eficaz?

Você veio ao lugar certo! Temos uma lista de verificação de SEO para e-commerce que vai ajudar você otimize sua presença nos mecanismos de busca para direcionar mais tráfego para seu site.

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Identifique palavras-chave alvo relevantes

O primeiro item da nossa lista de verificação de SEO para comércio eletrônico é identificar palavras-chave relevantes para o seu site.

As pessoas pesquisam termos-chave em mecanismos de busca como o Google para ajudá-las a encontrar os produtos de que precisam — o que os torna extremamente importantes para sua campanha. Por exemplo, se você tem uma boutique feminina, provavelmente quer aparecer quando os usuários pesquisam palavras-chave relacionadas a roupas femininas. Para ajudar você a encontrar termos relevantes, conduza uma pesquisa de palavras-chave.

Lista de palavras-chave relacionadas a suéteres marrons

Você pode usar diversas ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Planejador de palavras-chave do Google, para encontrar termos aplicáveis ​​ao seu site. Ao conduzir a pesquisa de palavras-chave, concentre-se em palavras-chave de cauda longa. Palavras-chave de cauda longa contêm três ou mais palavras, como “suéter marrom felpudo”. Essas palavras-chave são melhores para suas listagens de produtos porque atraem compradores mais interessados.

Se alguém pesquisar “suéter marrom felpudo”, você sabe o que ele está procurando. Essas palavras-chave ajudarão você a gerar mais leads qualificados que provavelmente comprarão seus produtos. Depois de identificar palavras-chave relevantes, você pode integrá-las ao seu site.

Tenha cuidado com a frequência com que você as utiliza, pois sobrecarregar seu site com palavras-chave pode levar ao excesso de palavras-chave, o que afeta negativamente seu negócio.

Otimizar a tag de título e a meta descrição

tag de título e meta descrição para listagens de legging nos resultados da pesquisa

O próximo item da nossa lista de verificação para SEO de e-commerce é otimizar sua tag de título e meta descrição. Esses são os dois elementos que aparecem nos resultados de pesquisa e atraem as pessoas a visitar seu site. Ambas as tags fornecem ao seu público uma visão do que eles podem esperar ver ao clicar no seu anúncio.

Para obter mais leads para clicar em sua listagem, comece otimizando essas tags. Para o seu tags de título… Certifique-se de permanecer dentro do limite de 60 caracteres e use palavras poderosas, como “estelar” ou “incrível”, para chamar a atenção do seu público. Certifique-se de integrar sua palavra-chave principal no início da tag, para que os usuários e mecanismos de busca saibam que sua listagem é relevante!

Para o seu meta descrição… Forneça ao seu público um resumo do que esperar da sua página. Mantenha-se dentro do limite de 155 caracteres e integre sua palavra-chave principal a esta tag. Embora esta tag não tenha impacto na sua classificação, uma meta description descritiva e informativa pode levar as pessoas a clicarem na sua listagem.

Otimize seus URLs

Outra parte essencial da sua lista de verificação de SEO para comércio eletrônico é otimizar seus URLs.

Sua URL diz aos mecanismos de busca e usuários que sua listagem de produtos é relevante para o que eles querem encontrar. Sem mencionar que uma URL otimizada desempenha um papel crucial para que os usuários se lembrem de sua listagem de produtos. Imagine que alguém encontre sua listagem de produtos e veja esta URL:

www.boutique.com/product/ejeiw-gn33/9948567

Se eles apenas olhassem a URL, teriam alguma ideia do que estão vendo na página?

Com uma combinação de letras e números aleatórios, é desafiador para as pessoas e rastreadores de mecanismos de busca saberem o contexto da sua página. Agora imagine que você tinha uma URL otimizada como esta:

www.boutique.com/bottoms/jeans/dark-ripped-jeans

Esta URL é fácil de seguir e entender — é mais memorável também. Se você quiser fazer SEO para sites de e-commerce corretamente, você deve otimizar as URLs de suas páginas para garantir que seu público e mecanismos de busca possam lê-las claramente.

Exemplo de URL para um site que vende leggings de couro

A melhor maneira de otimizar suas URLs é usar a palavra-chave principal no final da URL, como neste exemplo da Spanx.

Crie conteúdo relevante

O próximo item em nossa lista de verificação de SEO para e-commerce é criar conteúdo relevante. Quando as pessoas pesquisam na web, elas não estão apenas procurando por produtos — elas querem informações.

E quando eles procuram informações relacionadas ao seu setor, você quer ser aquele que as entrega a eles. A criação de conteúdo é um componente crítico do SEO de e-commerce porque fornece a você uma oportunidade de compartilhar informações úteis com seu público. Você pode mostrar ao seu público que você é conhecedor em seu campo, levando a uma maior confiança com os clientes em potencial.

Sem mencionar que, se você não criar conteúdo para otimização de e-commerce, não terá nada para classificar nos resultados de pesquisa! Ao criar conteúdo, concentre-se em tópicos relacionados ao seu setor para garantir que você esteja direcionando tráfego confiável para seu site. Você pode ter ideias pensando em perguntas comuns que seu público faz ou pesquisa na web.

As pessoas também perguntam sobre a seção do Google onde há perguntas adicionais sobre moda

A seção “As pessoas também perguntam” no Google pode ser um excelente lugar para inspiração. Depois de ter uma ideia de tópico de conteúdo, você pode escolher qual formato deseja usar. Escolha entre formatos como:

Você quer ter uma estratégia de conteúdo diversificada para garantir que você atraia diferentes membros do seu público. Algumas pessoas podem preferir ler um post de blog, enquanto outras preferem assistir a um vídeo. Além disso, crie conteúdo regularmente para direcionar tráfego para seu site continuamente.

Você pode usar um calendário de conteúdo para ajudar a controlar quando você cria e publica conteúdo.

Use links internos em suas páginas

Outro item essencial de SEO desta lista de verificação de SEO para e-commerce é usar links internos em suas páginas. Links internos são links dentro de suas páginas que levam a outras páginas em seu site. Esses links ajudam o Google a encontrar, rastrear e indexar outras páginas em seu site.

Para fazer links internos corretamente, você precisa ter texto âncora relevante na sua página. O texto âncora é o texto de pré-visualização que informa aos usuários o contexto do link. Neste exemplo da Elle, você pode ver todo o texto âncora destacado em vermelho.

Exemplos de texto âncora em um parágrafo

Por exemplo, digamos que você é dono de uma boutique de moda e escreveu um post de blog sobre como usar acessórios para um evento formal. Dentro desse post de blog, você pode mencionar como o tipo de acessórios depende do seu traje formal. Você tem um post de blog sobre o melhor traje formal, então este lugar é excelente para colocar um link interno para esse post de blog.

Ao adicionar links internos ao seu conteúdo, você ajudará mais páginas suas a serem descobertas e classificadas nos resultados de pesquisa, o que gerará tráfego mais qualificado para seu negócio de comércio eletrônico.

Implementar navegação breadcrumb

Navegação de trilha de navegação do site de Michael

Outra parte vital da lista de verificação de SEO para comércio eletrônico é a navegação breadcrumb — que facilita para os usuários navegar pelos produtos em seu site sem se perderem. A navegação breadcrumb fornece ao seu público uma trilha de como eles chegaram à sua página de produto. Aqui está um exemplo de como é a navegação breadcrumb: No site de Michael, eles têm um caminho de navegação claro.

Se um usuário olha para um produto e decide que não é para ele, ele pode voltar rapidamente para a última página em que estava e procurar por um produto diferente. Ao adicionar esse recurso, você fornecerá ao seu público uma melhor experiência de navegação que os encoraja a permanecer no seu site.

Verifique o tempo de carregamento do seu site

O próximo item desta lista de verificação para SEO de e-commerce é verificar o tempo de carregamento do seu site. Usuários odeiam esperar por páginas de carregamento lento — 53% dos usuários abandonarão uma página se ela levar mais de três segundos para carregar.

Sem mencionar que páginas de carregamento lento causam US$ 2,6 bilhões em perda de receita anualmente. Para verificar o tempo de carregamento atual do seu site, use o Google PageSpeed ​​Insights. Esta ferramenta fornecerá a você insights sobre seu tempo de carregamento e sugestões para melhorar a velocidade de carregamento da página.

Algumas maneiras de melhorar o tempo de carregamento do site incluem:

  • Reduzir o tamanho dos arquivos de imagem
  • Habilitar cache do navegador
  • Minificar codificação
  • Use uma rede de distribuição de conteúdo (CDN)
  • Limitar redirecionamentos

Verifique se seu site é compatível com dispositivos móveis

Outro item vital da nossa lista de verificação de SEO para e-commerce envolve verificar a compatibilidade do seu site com dispositivos móveis. Mais de 50% do tráfego do site vem de dispositivos móveis, então você precisa de um site que tenha uma boa aparência nesses dispositivos para garantir que você ofereça uma experiência de usuário positiva para seu público. Quando você considera que 67% dos usuários têm mais probabilidade de comprar em sites compatíveis com dispositivos móveis, você não quer perder uma oportunidade de ganhar mais vendas para seu negócio.

Para tornar seu site amigável para dispositivos móveis, implemente design responsivo. O design responsivo garante que seu site se adapte a qualquer dispositivo que seu público use.

Torne seu site seguro

Quando as pessoas compram seus produtos, elas dão a você muitas de suas informações confidenciais, como endereços e números de cartão de crédito. Seus clientes em potencial querem se sentir seguros ao dar a você suas informações pessoais, e é por isso que proteger seu site é o próximo item desta lista de verificação de SEO para comércio eletrônico.

URL de Michael mostrando que o site é seguro

Você pode proteger seu site obtendo um certificado Secure Sockets Layer (SSL). Sua URL conterá HTTPS para mostrar aos visitantes que é seguro, e um cadeado aparecerá ao lado da URL do seu site na barra de endereços. Este certificado de segurança criptografará os dados pessoais dos usuários, fazendo com que eles se sintam confortáveis ​​em compartilhá-los com você.

O Google também tem mais chances de classificar você nos resultados de pesquisa porque seu site é seguro e os usuários querem comprar em sites que protegem suas informações.

Adicionar marcação de esquema

O último item que abordaremos nesta lista de verificação para SEO de e-commerce é adicionar marcação de esquema. Esse recurso é benéfico para sua estratégia de SEO de e-commerce porque permite que você adicione descritores aprimorados que ajudam o Google a entender melhor o contexto de suas páginas.

Com a marcação de esquema, você pode adicionar detalhes para exibir nos resultados da pesquisa, como:

  • Preço
  • Avaliação
  • Disponibilidade
  • Detalhes do produto

Você pode visualizar a marcação de esquema atual da sua página por meio do relatório de produtos do Google Search Console. Ao adicionar marcação de esquema, você fornece ao Google um contexto melhor das suas páginas para indexar e classificar suas páginas nos resultados de pesquisa corretos.

Lance hoje mesmo sua estratégia de SEO para e-commerce

Agora que você tem sua lista de verificação de SEO para comércio eletrônico, está pronto para otimizar seu site para ajudá-lo a ter uma classificação melhor nos resultados de pesquisa.

Mas se você estiver se sentindo sobrecarregado por esta lista de verificação de SEO para e-commerce, não se preocupe! A MidiaPro é uma agência de marketing de e-commerce experiente e pode ajudar você a otimizar seu site. Com mais de 5 anos de experiência, você pode ter certeza de que sabemos como criar campanhas de SEO de e-commerce que geram resultados.

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