Como funciona o SEO do YouTube? 6 dicas do YouTube para obter a classificação dos seus vídeos

Como funciona o SEO do YouTube? 6 dicas do YouTube

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A sua presença no YouTube é quase tão importante quanto a sua presença nos motores de busca — afinal, é o site mais visitado no Brasil. Com tráfego mensal totalizando 1.705.778.109 usuários, é importante que seus vídeos tenham uma classificação alta para atingir o público gigante que o YouTube oferece. Você pode ter uma classificação alta no YouTube da mesma forma que pode ter uma classificação alta em mecanismos de busca como o Google — com otimização de mecanismos de busca (SEO). Mas como funciona o SEO do YouTube? Como seu canal do YouTube é classificado?

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O que é SEO do YouTube?

Antes de responder à pergunta “Como funciona o SEO do YouTube”, vamos definir o SEO do YouTube.

O SEO do YouTube é melhor definido como o processo de otimizar seus vídeos do YouTube e seu canal para permitir que seus vídeos tenham uma classificação alta nas consultas de pesquisa do YouTube. Esse processo de otimização geralmente inclui tarefas como:

  • Otimizando suas descrições de vídeo e meta descrições
  • Adicionar legendas ocultas aos vídeos
  • Segmentando as palavras-chave certas

Quando feito corretamente, o SEO do YouTube pode ajudar seus vídeos a ficarem no topo das páginas de resultados do YouTube, aumentando o reconhecimento da marca, as visualizações dos vídeos, o tráfego do site e a receita.

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  • Pontuação SEO completa
  • Análise de velocidade do site
  • Grau de conteúdo
  • e mais.

Como funciona o SEO do YouTube?

Agora, para responder à pergunta do momento, “Como funciona o SEO do YouTube?” Se você está familiarizado com SEO para seu site, o SEO do YouTube é muito parecido. É o processo de otimizar seu canal e vídeos do YouTube para aumentar sua exposição nos resultados de pesquisa do YouTube.

Assim como o aumento da visibilidade no Google aumenta o tráfego do seu site, a taxa de conversão e a receita, o SEO do YouTube pode ajudar a aumentar métricas importantes, como contagem de seguidores, reconhecimento da marca, visitas ao site e receita.

Mas como o YouTube SEO funciona e como você pode garantir que seu canal do YouTube seja amigável ao SEO? Continue lendo!

Algoritmo de classificação do YouTube

O YouTube tem um algoritmo de classificação, assim como o Google, que determina a classificação do seu conteúdo.

Embora os algoritmos de classificação em qualquer plataforma raramente sejam divulgados por completo, aqui está o que sabemos sobre como o YouTube classifica os vídeos:

  • Classifica vídeos com base na relevância para um usuário
  • Recompensa o engajamento do vídeo em vez de cliques
  • Considera como suas descrições e meta descrições correspondem aos interesses dos usuários
  • Considera quantos vídeos um usuário específico assistiu em seu canal
  • Considera o histórico de exibição de um usuário
  • Considera a velocidade de visualização, que mede quantos assinantes assistem ao seu vídeo logo após sua publicação
  • Considera o número de assinantes

Agora que você entende como o SEO do YouTube funciona, vamos falar sobre algumas dicas de SEO do YouTube para ajudar você a aproveitar ao máximo sua presença no YouTube.

6 dicas de SEO do YouTube para ajudar os usuários a encontrar, interagir e amar seus vídeos

Quando se trata de dicas de SEO do YouTube, há algumas que seu canal não pode viver sem. Se você está se perguntando como fazer SEO no YouTube, as dicas a seguir ajudarão você a começar!

Dica um: Faça uma pesquisa de palavras-chave no YouTube

É igualmente importante fazer pesquisa de palavras-chave para seus vídeos do YouTube, assim como para conteúdo escrito. Por quê?

O YouTube também classifica os vídeos por relevância, e eles olham para lugares como o título do seu vídeo, meta descrição e transcrição do vídeo para esses termos-chave. Você vai querer pesquisar palavras-chave valiosas para saber quais termos incluir no seu vídeo para torná-los o mais relevantes possível para o seu público-alvo.

Você deve pesquisar palavras-chave de cauda curta e longa para garantir que você segmente tanto seu público geral quanto seu público mais específico.

Aqui estão alguns exemplos de palavras-chave de cauda curta que você pode segmentar:

  • Assando bolo
  • Como fazer um bolo
  • Como cobrir um bolo com glacê

Por outro lado, aqui estão algumas palavras-chave de cauda longa que você pode segmentar para interagir com um público mais específico:

  • Como fazer um bolo de chocolate com centro surpresa
  • Como cobrir um bolo com rosetas

Dica dois: Crie um vídeo que use sua palavra-chave alvo

Crie um vídeo que descreva um tópico usando as palavras-chave que você considera mais valiosas. Na maioria das vezes, é útil fazer sua pesquisa de palavras-chave, digitar essa palavra-chave no YouTube e ver que tipos de conteúdo de vídeo aparecem. Lembre-se, o algoritmo do YouTube considera coisas como engajamento — e a qualidade do seu vídeo ajuda muito a manter as pessoas engajadas.

Certifique-se de criar um vídeo que tenha tanto visuais quanto áudio de qualidade. Você vai querer incorporar suas palavras-chave no próprio vídeo para que, quando você escrever sua transcrição, ela também tenha sua palavra-chave na frente e no centro.

Dica três: Crie um título que valha a pena clicar

Assim como os usuários têm menos probabilidade de clicar em uma tag de título na pesquisa que não chama a atenção deles, os usuários também têm menos probabilidade de clicar no seu vídeo se o título não os engajar. Use sua palavra-chave no título do seu vídeo para criar um título relevante e envolvente que faça os usuários quererem assistir à sua filmagem.

novato

Lembre-se, cliques são importantes, mas engajamento é o que realmente importa. O título do vídeo abaixo diz aos usuários exatamente o que eles estão prestes a assistir — um vídeo que descreve como cobrir um bolo para iniciantes. É um título simples, mas apresenta duas palavras-chave, “decoração de bolos” e “cobertura de bolo”, e informa aos usuários exatamente o que eles estão assistindo.

Simples e envolvente!

Dica quatro: Não se esqueça da sua descrição

A descrição do seu vídeo ajuda os usuários a decidir se estão interessados ​​o suficiente para assistir — então não estamos sendo dramáticos quando dizemos que sua descrição pode fazer ou quebrar um clique. Você também vai querer incluir sua palavra-chave na sua descrição, e você também deve considerar transcrever seu vídeo e incluí-lo na sua descrição.

A transcrição permite que você mate dois coelhos com uma cajadada só, pois fornece todo o conteúdo do seu vídeo em formato escrito para os usuários, além de ser outro lugar para usar suas palavras-chave alvo e outras frases-chave.

Muitos YouTubers promovem seus outros perfis de mídia social e fornecem links para seus sites. Na descrição de exemplo abaixo, a Preppy Kitchen explica exatamente sobre o que o vídeo é — como fazer um bolo de baunilha perfeito.

descrição

Eles também incluem um link para a receita completa e algumas dicas para os usuários.

Dica cinco: Selecione uma miniatura que impressione

Pense em alguns dos seus canais favoritos do YouTube. Por que eles são seus favoritos?

Eles provavelmente não apresentam miniaturas com um fundo de cor única e algum texto. Hoje em dia, as miniaturas são mais importantes do que nunca. Para capturar a atenção de um usuário em um mar de outros vídeos, é crucial que sua miniatura se destaque entre as demais.

Para tornar sua miniatura memorável e envolvente, considere o seguinte:

  • Tire uma foto divertida do assunto
  • Certifique-se de que a imagem escolhida seja de alta qualidade
  • Use cores e texto da marca

A miniatura abaixo mostra o produto final de um bolo coberto. Se essa imagem for o resultado do que esse vídeo vai me ensinar, eu quero assistir! Ela também me diz que esse pode ser o primeiro bolo que eu cubro de glacê, e ele ainda vai ficar assim.

primeira miniatura do bolo

Melhor ainda!

Dica seis: Incluir tags de vídeo

Marcar seus vídeos é uma ótima maneira de ajudar os usuários a encontrar seu conteúdo. Você deve marcar sua palavra-chave, junto com outros termos valiosos que podem incluir:

  • Indústria
  • Localização
  • Produto ou serviço
  • Nome da empresa
  • E mais

Essas tags agem de forma semelhante às hashtags do Instagram e podem ajudar a aumentar as visualizações de vídeos, já que os usuários não precisam estar inscritos no seu canal para ver seu conteúdo.

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