Os mecanismos de busca são a porta de entrada para informações de fácil acesso, mas os rastreadores da web, seus companheiros pouco conhecidos, desempenham um papel crucial na exibição e no agrupamento de conteúdo na web. Além disso, eles são essenciais para sua estratégia de otimização de mecanismos de busca (SEO).
O que é um rastreador da web?
Definição de Web Crawler
UM rastreador da webtambém conhecido como bot de mecanismo de busca ou spider de site, é um bot digital que rastreia a World Wide Web para encontrar e indexar páginas para mecanismos de busca.
Os mecanismos de busca não sabem magicamente quais sites existem na Internet. Os programas precisam rastreá-los e indexá-los antes de poderem entregar as páginas certas para palavras-chave e frases, ou as palavras que as pessoas usam para encontrar uma página útil.
Pense nisso como fazer compras de supermercado em uma loja nova.
Você precisa andar pelos corredores e olhar os produtos antes de escolher o que precisa.
Da mesma forma, os mecanismos de busca usam programas rastreadores da web como auxiliares para navegar na Internet em busca de páginas antes de armazenar os dados da página para uso em pesquisas futuras.
Essa analogia também se aplica à maneira como os rastreadores viajam de link para link nas páginas.
Você não consegue ver o que está atrás de uma lata de sopa na prateleira do supermercado até que você tenha levantado a lata na frente. Os rastreadores de mecanismos de busca também precisam de um ponto de partida — um link — antes que eles possam encontrar a próxima página e o próximo link.
Como funciona um rastreador da web?
Os mecanismos de busca rastreiam ou visitam sites passando entre os links nas páginas. No entanto, se você tiver um novo site sem links conectando suas páginas a outras, você pode pedir aos mecanismos de busca para executar um rastreamento de site enviando sua URL no Google Search Console.
Os rastejantes agem como exploradores em uma nova terra.
Eles estão sempre procurando por links detectáveis em páginas e anotando-os em seus mapas quando entendem suas características. Mas os rastreadores de sites só conseguem peneirar páginas públicas em sites, e as páginas privadas que eles não conseguem rastrear são rotuladas como “dark web”.
Os rastreadores da Web, enquanto estão na página, coletam informações sobre a página, como a cópia e as meta tags. Em seguida, os rastreadores armazenam as páginas no índice, para que o algoritmo do Google possa classificá-las por suas palavras contidas para depois buscar e classificar para os usuários.
Quais são alguns exemplos de rastreadores da web?
Então, quais são alguns exemplos de rastreadores da web?
Todos os mecanismos de busca populares têm um rastreador da web, e os grandes têm vários rastreadores com focos específicos.
Por exemplo, o Google tem seu rastreador principal, o Googlebot, que abrange o rastreamento de dispositivos móveis e de desktop. Mas também há vários bots adicionais para o Google, como Googlebot Imagens, Googlebot Vídeos, Googlebot Notícias e AdsBot.
Aqui estão alguns outros rastreadores da web que você pode encontrar:
- DuckDuckBot para DuckDuckGo
- Bot Yandex para Yandex
- Baiduspider para Baidu
- Yahoo! Slurp para Yahoo!
O Bing também tem um rastreador da web padrão chamado Bingbot e bots mais específicos, como MSNBot-Media e BingPreview. Seu rastreador principal costumava ser o MSNBot, que desde então ficou em segundo plano no rastreamento padrão e agora cobre apenas tarefas menores de rastreamento de sites.
Por que os rastreadores da web são importantes para SEO
SEO — melhorar seu site para melhores classificações — requer que as páginas sejam acessíveis e legíveis para rastreadores da web. O rastreamento é a primeira maneira pela qual os mecanismos de busca bloqueiam suas páginas, mas o rastreamento regular os ajuda a exibir as alterações que você faz e a se manterem atualizados sobre o frescor do seu conteúdo. Como o rastreamento vai além do início da sua campanha de SEO, você pode considerar o comportamento do rastreador da web como uma medida proativa para ajudar você a aparecer nos resultados de pesquisa e aprimorar a experiência do usuário.
Continue lendo para saber mais sobre a relação entre rastreadores da web e SEO.
Gerenciamento de orçamento de rastreamento
O rastreamento contínuo da web dá às suas páginas recém-publicadas uma chance de aparecer nas páginas de resultados do mecanismo de busca (SERPs). No entanto, você não recebe rastreamento ilimitado do Google e da maioria dos outros mecanismos de busca.
O Google tem um orçamento de rastreamento que orienta seus bots em:
- Com que frequência rastejar
- Quais páginas escanear
- Quanta pressão do servidor é aceitável
É uma coisa boa que haja um orçamento de rastreamento em vigor. Caso contrário, a atividade de rastreadores e visitantes pode sobrecarregar seu site.
Se quiser manter seu site funcionando sem problemas, você pode ajustar o rastreamento da web por meio do limite da taxa de rastreamento e da demanda de rastreamento.
O limite da taxa de rastreamento monitora a busca em sites para que a velocidade de carregamento não sofra ou resulte em um aumento de erros. Você pode alterá-lo em Console de Pesquisa do Google se você tiver problemas com o Googlebot.
A demanda de rastreamento é o nível de interesse que o Google e seus usuários têm em seu site. Então, se você ainda não tem muitos seguidores, o Googlebot não vai rastrear seu site com tanta frequência quanto os muito populares.
Obstáculos para rastreadores da web
Existem algumas maneiras de bloquear rastreadores da web de acessar suas páginas propositalmente. Nem todas as páginas do seu site devem ser classificadas nas SERPs, e esses bloqueios de rastreadores podem proteger páginas sensíveis, redundantes ou irrelevantes de aparecerem para palavras-chave.
O primeiro obstáculo é o meta tag noindex que impede que mecanismos de busca indexem e classifiquem uma página específica. Geralmente é sensato aplicar noindex a páginas de administração, páginas de agradecimento e resultados de pesquisa interna.
Outro obstáculo do rastreador é o arquivo robots.txt. Esta diretiva não é tão definitiva porque os rastreadores podem optar por não obedecer aos seus arquivos robots.txt, mas é útil para controlar seu orçamento de rastreamento.
Otimize o rastreamento de sites de mecanismos de busca com MidiaPro
Depois de cobrir os conceitos básicos de rastreamento, você deve ter uma resposta para sua pergunta: “O que é um rastreador da web?” Os rastreadores de mecanismos de busca são potências incríveis para encontrar e registrar páginas de sites.
Este é um elemento fundamental para sua estratégia de SEO, e uma empresa de SEO pode preencher as lacunas e fornecer à sua empresa uma campanha robusta para aumentar o tráfego, a receita e as classificações nos SERPs.
A MidiaPro está pronta para gerar resultados reais para você. Com clientes de uma variedade de setores, temos muita experiência. Mas também podemos dizer que nossos clientes estão entusiasmados com sua parceria conosco.
Você está pronto para falar com um especialista sobre nossos serviços de SEO?
Entre em contato conosco on-line ou ligue para 21-973221936 hoje — gostaríamos muito de ouvir de você.
Joabe Oliveira é gestor de marketing com mais de cinco anos de experiência na criação de conteúdo para dezenas de setores, incluindo alimentos e bebidas, serviços domésticos e educação. Ele também é especializada na criação de conteúdo SEO e PPC. Seu trabalho foi apresentado no Search Engine Journal, HubSpot, Entrepreneur, Clutch e muito mais. Em seu tempo livre, Joabe gosta de experimentar novos trabalhos manuais e ler estudar novos negócios sobre inteligência artificial.
joabe antonio de oliveira