A visibilidade do Google é tudo – se você não aparecer lá (e aparecer no topo dos resultados de pesquisa), é provável que não obtenha o tráfego ou a receita que deseja para sua empresa.
É um fato bem conhecido que pesquisas locais significam compras locais – e se você deseja que sua pequena padaria local, sua lanchonete familiar ou sua loja de animais de estimação obtenha o maior número possível de clientes, é essencial que você apareça em pesquisas locais no Google.
Dito isso, você está fazendo tudo o que pode para garantir que sua empresa local tenha alta visibilidade no Google? Se você não tem certeza, este artigo é para você.
Aprimore seus conhecimentos lendo os artigos abaixo
Como fazer SEO local com sucesso e alcançar novos clientes
O guia de marketing local que você precisa para expandir seus negócios
4 fatores de classificação de SEO local mais importantes
Soluções de SEO locais: seu recurso incomparável para estratégias de
Coloque sua empresa no Google Maps com este processo de três
Afinal, por que a visibilidade do Google é tão importante?
O Google é o mecanismo de pesquisa mais popular do mundo – recebe mais de 40.000 consultas de pesquisa por segundo , o que significa que recebe 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Isso nos diz que as pessoas recorrem ao Google para responder às suas perguntas candentes, fazer compras e encontrar empresas locais como a sua.
No geral, 53% das pessoas pesquisam algo local pelo menos uma vez por mês – o que significa que há muitas pesquisas locais acontecendo.
Se você não aparecer no Google, será extremamente difícil para as pessoas que procuram sua empresa local encontrá-lo online. Além disso, isso significa que eles provavelmente não verão comentários sobre sua empresa local e não verão seu endereço.
Portanto, não só é importante aparecer na pesquisa do Google para que as pessoas conheçam sua empresa, mas também porque fornece informações de contato e avaliações.
Na verdade, 91% dos consumidores online leem avaliações online de empresas e 84% confiam nelas tanto quanto em recomendações pessoais.
3 maneiras de garantir que minha empresa local apareça no Google
Existem algumas maneiras de garantir que sua empresa local esteja visível no Google para que seus clientes em potencial possam encontrá-lo facilmente on-line. Vamos falar sobre alguns:
1. Perfil comercial do Google
Talvez a melhor maneira de garantir que você esteja visível nas pesquisas locais seja criar um perfil comercial do Google . Este perfil é a melhor maneira de garantir que você tenha uma boa exibição na pesquisa local, porque os perfis em GBP aparecem antes do tráfego orgânico nas páginas de resultados.
Quando sua empresa local aparecer no Google com o GMB, ela fornecerá informações cruciais para clientes em potencial, como localização, comentários, uma breve descrição, custo médio, horário de funcionamento, informações de contato e muito mais.
Essas informações tornam muito fácil para clientes em potencial localizar e visitar sua empresa local, e é por isso que ter um perfil em GBP é tão benéfico.
No entanto, para que seu GBP seja o melhor possível, você vai querer otimizá-lo corretamente.
Forneça todas as informações necessárias
Você vai querer ter certeza de que, ao criar seu perfil GBP, fornecerá todas as informações possíveis sobre sua empresa. Os usuários recorrem ao Google porque é a maneira mais fácil possível de encontrar todas as informações de que precisam, tudo em um único local.
Isso significa que eles não querem clicar para saber até que horas seu negócio está aberto e não querem ter que sair em uma caça ao tesouro para encontrar seu menu. Torne tudo facilmente acessível para eles, fornecendo suas informações de contato corretas, horário de funcionamento, localização e link do site para que eles tenham a maior chance possível de ir até sua localização.
Crie avaliações estelares
Como mencionamos antes, as avaliações significam muito. Mais de 75% dos compradores online confiam nas avaliações tanto quanto ouvem ótimas críticas de um amigo ou membro da família. Essas informações são realmente importantes porque permitem que as empresas saibam o quanto é importante atrair avaliações maravilhosas sobre seus negócios locais.
Para fazer isso, primeiro você precisa fornecer um ótimo serviço. Dê aos clientes um motivo para quererem fazer uma avaliação fantástica e compartilhar a notícia de sua empresa local com o resto do mundo.
Em segundo lugar, torne mais fácil para eles avaliarem sua empresa. Você pode fazer isso fornecendo a eles um URL na parte inferior do recibo, onde eles podem fornecer uma avaliação, enviando um link por e-mail em seu boletim informativo mensal ou fornecendo um link em suas contas de mídia social. Você pode até optar por oferecer um desconto para quem avaliar você. Isso ajudará você a obter a avaliação e levá-los de volta à sua loja para usar o cupom!
Responda a críticas negativas
Uma observação extremamente importante sobre as avaliações é garantir que você as responda – mesmo que sejam menos do que desejáveis. Ao responder a críticas negativas , você mostra a outros clientes em potencial que realmente se preocupa com seus clientes e que está disposto a consertar algo que deu errado.
Quando você é gentil com seus clientes, isso prova que você é honesto e atencioso, o que é sempre bom. Também mostra que você é flexível e fácil de trabalhar.
Certifique-se de ter um geocódigo preciso
Quando você fornece o endereço comercial local ao GMB, eles criam um geocódigo – que é como você aparece no Google Maps. No entanto, às vezes o geocódigo está incorreto, o que pode levar seus clientes a uma busca inútil para encontrar sua empresa.
Você deve verificar onde aparece no Google Maps e, se estiver incorreto, verifique se seu endereço está no formato correto para sua área.
Dê detalhes
O objetivo do Google é entregar as melhores opções possíveis em relação à consulta do usuário. Isso significa que quanto mais detalhado você for em sua listagem, melhor.
Por exemplo, se você é uma padaria vegana, liste isso em seu perfil do GMB. Dessa forma, você terá resultados mais elevados em consultas de “padaria vegana” do que se se listasse apenas como uma padaria.
Evite selecionar uma categoria extremamente vaga para o seu negócio local – “comida”, por exemplo. Claro que sua padaria vende comida, mas será a primeira listagem a aparecer em um mar de pesquisas por “comida”?
Quanto mais detalhado você for com sua categoria, mais alto você aparecerá nos resultados de pesquisa para seu negócio específico.
2. SEO local (otimização de mecanismos de pesquisa)
Tecnicamente, ter um perfil GMB é uma estratégia local de SEO, mas é tão importante que foi necessário atribuir-lhe uma categoria própria.
Porém, o SEO local envolve muito mais do que apenas o GMB, então vamos falar sobre algumas outras estratégias de SEO local que podem ajudar sua empresa local a ter uma exibição mais elevada nas páginas de resultados do Google.
SEO local , é uma combinação de estratégias que são utilizadas para melhorar o seu site. Em troca, essas melhorias no site ajudam seu site a ter uma classificação mais elevada nas pesquisas do Google – o que ajuda a tornar seu negócio local mais visível.
Quais são algumas estratégias locais de SEO que você pode perguntar? Vamos falar sobre alguns.
Conteúdo direcionado
A criação de conteúdo é uma das estratégias mais importantes do SEO em geral, mas é ainda mais importante para o SEO local. Isso porque é o conteúdo que permite que você classifique termos superdetalhados relacionados ao seu negócio local.
Sem conteúdo direcionado, o Google não terá nada para classificar o seu site nos resultados de pesquisa, por isso é fundamental que você tenha conteúdo benéfico e informativo sobre o seu negócio local.
Para criar o conteúdo direcionado mais benéfico, primeiro você deseja começar com uma pesquisa de palavras-chave . A pesquisa de palavras-chave permite que você encontre as palavras-chave que seu público-alvo mais pesquisa e inclua essas palavras-chave em seu conteúdo. Dessa forma, você tem maiores chances de aparecer no Google para essas consultas.
Existem muitas ferramentas de pesquisa de palavras-chave, incluindo KeywordsFX e keywordstool.io.
Essas ferramentas fornecerão todas as informações de que você precisa para decidir quais palavras-chave mais eficazes serão incluídas em seu conteúdo – informações como volume de pesquisa, CPC e concorrência para cada palavra-chave.
Você deve escrever conteúdo com base em palavras-chave de localização e serviços ou produtos detalhados que você oferece. Quanto mais detalhada for a palavra-chave, menos conteúdo normalmente haverá para essa palavra-chave. Elas são chamadas de palavras-chave de cauda longa e são extremamente valiosas para o SEO local.
Assim como falamos sobre como garantir que a categoria de sua empresa local seja extremamente específica em seu perfil do GMB, direcionar essas palavras-chave superdetalhadas também é benéfico. Esse tipo de conteúdo, mesmo tendo um volume de busca menor, vai te ajudar a receber mais cliques dos usuários que buscam seu conteúdo ultradetalhado.
Exemplos de palavras-chave longtail incluem “padaria vegana no centro de Harrisburg”, “botas UGG rosa e brancas em Manhattan” ou “materiais para artesanato em madeira em Bloomsburg”.
Otimize tags de título e cabeçalhos
Como mencionamos anteriormente, o trabalho do Google é apresentar aos usuários os resultados mais relevantes para sua pesquisa. Ao escolher o melhor resultado a ser veiculado, eles também considerarão as tags de título que você possui para qualquer página.
Você deve incluir as palavras-chave alvo em seus títulos para garantir que o Google saiba exatamente do que se trata sua página e para dar a ela uma chance melhor de obter uma classificação elevada nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa.
Inclua um mapa em seu site
Para melhorar ainda mais o SEO local da sua empresa, certifique-se de incorporar um mapa ao seu site. Isso cria uma maneira super fácil de usar para os visitantes do site verem exatamente onde você está.
Mais especificamente, não incorpore apenas a imagem de um mapa, mas incorpore um mapa que os usuários possam ampliar e mover para que possam ver onde está sua empresa local em relação à localização aproximada.
3. Webdesign
Inicialmente, os usuários podem não pensar que o web design tem algo a ver com a classificação nos resultados de pesquisa, mas na verdade desempenha um papel maior do que você imagina.
O design da Web é importante para que todos os sites tenham uma classificação elevada, mas traz benefícios específicos para as empresas locais.
CTAs personalizados
Ao projetar seu site, você deve incluir frases de chamariz personalizadas . Isso permite que você reitere sua localização para os usuários e os incentive ainda mais a clicar.
Quando você inclui sua localização em seu CTA, como “clique aqui para obter mais informações sobre nossa padaria em Harrisburg”, isso reitera o fato de que você é local.
Incluir multimídia
Para tornar seu site convidativo e envolvente, adicione elementos multimídia, incluindo imagens, vídeos e gráficos.
Esses elementos multimídia não apenas ajudam a quebrar grandes paredes de texto, mas também tornam a página mais agradável de se ver e mantêm os usuários na página (e no seu site) por mais tempo.
Quando o Google determina qual site é melhor para servir aos usuários, eles também analisam aspectos como quanto tempo os usuários permanecem em sua página, como eles se envolvem e muito mais. Isso significa que é importante manter os usuários em sua página pelo maior tempo possível para aumentar a probabilidade de você obter uma classificação elevada nos resultados de pesquisa – e a multimídia é uma maneira de fazer isso.
As opções de quais imagens incluir em seu site são infinitas. Alguns são óbvios, como fotos de sua localização e de seus produtos, mas você pode adicionar ainda mais, fornecendo aos usuários imagens de seus funcionários, eventos especiais que você organizou ou clientes atuais satisfeitos junto com seus depoimentos.
Os vídeos são outra ótima maneira de manter os usuários em suas páginas porque são um conteúdo extremamente envolvente. O conteúdo do vídeo pode abranger um funcionário falando sobre um novo produto que você está lançando, um dia de vida em seu escritório ou vídeos de depoimentos de clientes.
Se você vende produtos, também pode fornecer vídeos explicativos de como o produto é usado e até mesmo como é feito – se tiver recursos para filmar o processo.
Os infográficos são outra forma divertida de interagir com os usuários do site. Eles são essencialmente uma forma gráfica de apresentar informações – geralmente numéricas. Portanto, se você quiser mostrar aos usuários um gráfico de como seus produtos mudaram ao longo do tempo, como seu processo de vendas mudou ou como seu grupo demográfico evoluiu, um infográfico é uma ótima maneira de fazer isso.
Ótima navegação no site
Seu web design também deve ter uma barra de navegação amigável que ajude os usuários a encontrar exatamente o que desejam com o mínimo de cliques possível. Como mencionamos anteriormente na listagem de GBP, os usuários não querem clicar 10 vezes para encontrar o que desejam. Fornecer todas as respostas de que precisam em uma área é o melhor caminho a percorrer.
Embora você provavelmente não possa fornecer tudo o que os usuários procuram em um único local, você certamente pode consolidar as informações em sua barra de navegação para facilitar a localização das informações pelos usuários.
Uma ótima navegação no site também mantém os usuários em seu site por mais tempo, porque eles encontram facilmente o que procuram e ficam satisfeitos com sua experiência.
Otimização para dispositivos móveis
Um dos elementos de web design mais importantes para empresas locais é que o design seja compatível com dispositivos móveis . Quando as pessoas procuram algo “perto de mim”, 88% o fazem em dispositivos móveis . Sem mencionar que as pesquisas locais que as pessoas realizam em dispositivos móveis estão crescendo surpreendentemente 146% ano após ano.
Isso significa que quando alguém é direcionado ao seu site por meio do GMB ou da pesquisa orgânica, é mais do que provável que o faça no celular, o que significa que seu site precisa acomodar dispositivos de todos os tamanhos.
Depoimentos de clientes
Assim como mencionamos a importância das avaliações antes, os depoimentos são uma extensão disso. Quando você tem depoimentos em seu site, você dá um voto de confiança aos clientes em potencial. Você prova a eles que outros clientes ficaram impressionados com seus produtos e serviços e dá a eles um motivo para quererem lhe dar uma chance também.
Entendeu tudo isso?
Se você concorda com todas as nossas estratégias para garantir que seu negócio local seja visível no Google, mas não sabe por onde começar, o MidiaPro está aqui para ajudar.
Somos uma agência de marketing digital com serviço completo que pode ajudá-lo a aumentar a classificação de sua empresa local nos resultados de pesquisa do Google usando todas as estratégias mencionadas nesta página.
Podemos ajudá-lo a configurar o Perfil da Empresa no Google, otimizar seu perfil e garantir que seus códigos geográficos sejam precisos.
Também podemos ajudar a criar uma campanha de SEO local personalizada para o seu negócio exclusivo, que o ajudará nas áreas que você mais precisa. Você precisa de mais conteúdo novo para o Google classificar em seu site? Você tem o conteúdo, mas precisa otimizá-lo para algumas palavras-chave? Talvez você tenha tudo isso, mas não considerou coisas como web design, frases de chamariz personalizadas ou ótima navegação.
Tudo bem – é para isso que estamos aqui.
Contate-nos hoje para falar com um especialista sobre todas as suas necessidades locais de SEO e web design e para obter um orçamento gratuito dos serviços que você mais precisa.