Como migrar seu site sem perder o poder de SEO

two computers with lamps next to them

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

“Precisamos migrar o site.” Então aprenda como migrar seu site sem perder o poder do SEO neste artigo.

Você acabou de ouvir essas palavras temidas ditas, e agora está suando. Você tem dezenas de perguntas flutuando em sua mente — como vou me preparar para isso? O que vai acontecer com meu otimização de mecanismos de busca (SEO)? Vou ter que começar tudo de novo?!

Pausa. Respire fundo.

Embora a ideia de fazer uma migração de site pareça assustadora, não precisa ser. Para ajudar você com a migração de site de SEO, criamos este guia sobre o que fazer antes, durante e depois da migração para garantir que você mantenha seu poder de SEO e conclua sua migração sem problemas.

Continue lendo para descobrir como você pode migrar seu site com facilidade e manter seus esforços de SEO intactos!

Explore mais: Guia de 10 minutos para mover seu site de comércio eletrônico

O que é migração de site?

Migração de site envolve fazer grandes mudanças na estrutura, localização ou design do seu site. As empresas geralmente migram seus sites para criar uma experiência melhor e ajudar a melhorar seu desempenho em mecanismos de busca.

Aqui estão algumas situações que motivam uma migração de site para SEO:

  • Alterando a estrutura do seu site: Muitas empresas farão uma migração de site porque desejam reorganizar a estrutura de suas páginas. Ter uma estrutura de site mais organizada permite que o Google melhore rastreie seu sitee ajuda os usuários a encontrar o que precisam, por isso muitas empresas migrarão para melhorar a organização das páginas da web.
  • Tornando seu site seguro: O Google recomenda fortemente ter um site seguro. Se o seu site ainda tiver HTTP no endereço e não HTTPSsua empresa pode solicitar uma migração de site de SEO para ajudar a fornecer um site seguro aos visitantes.
  • Troca de servidores: Hospedando seu site em outro lugar? Isso exige uma migração de site. Mudar para um servidor mais rápido é geralmente a mudança que as empresas fazem, para que possam entregar um melhor experiência do usuário.
  • Alteração do nome de domínio: Sua empresa fez uma reformulação de marca recentemente? Se sim, uma migração de site pode ser garantida para mover seu site para a nova marca nome de domínio.

A migração do meu site afeta meu SEO?

Sim.

Quando você muda a estrutura do seu site, seu nome de domínio ou implementa a segurança do site, tudo isso tem um impacto no seu desempenho nos mecanismos de busca. Os mecanismos de busca aprendem sobre suas páginas rastreando-as, então, quando você as move, você muda o que os mecanismos de busca sabem e quais informações são oferecidas a eles.

Se você não levar o SEO em consideração ao migrar seu site, correrá o risco de cair na classificação, perder tráfego e perder leads.

Mas, seguindo as práticas recomendadas de migração de sites de SEO, você pode preservar todo o seu trabalho árduo feito com sua estratégia de SEO e minimizar sua perda de tráfego e classificações orgânicas.

Preparando-se para a migração do seu site de SEO: o que fazer primeiro

Primeiro nesta lista de verificação de migração de site de SEO, vamos falar sobre o que fazer antes de começar a fazer alterações e migrar. Há algumas etapas a serem seguidas para preparar seu site para migração.

1. Crie seu plano de migração de site de SEO

Para garantir que você tenha uma migração bem-sucedida do seu site, crie um plano primeiro. Ter um plano em prática garante que você saiba quais passos tomar e previne que mais armadilhas aconteçam.

Você vai querer:

  • Defina suas metas e objetivos para a migração
  • Registre métricas importantes para comparar após a migração
  • Crie um cronograma para quando você planeja concluir a migração (mais sobre isso mais tarde)
  • Estabeleça o que/quem você precisa para sua migração

2. Audite suas páginas existentes

Antes de mudar qualquer coisa, você precisa fazer uma auditoria completa de SEO do seu site existente. Você deve saber exatamente qual conteúdo você tem e como a arquitetura do seu site está configurada.

Isso pode parecer desafiador se você não construiu seu site sozinho, mas você pode usar Ferramentas de SEO para rastrear seu site e fornecer informações sobre a estrutura do seu site.

Ferramentas como SEO.com também pode ajudar você a coletar dados sobre o desempenho atual de SEO das suas páginas, para que você tenha uma boa ideia de onde começou antes da migração.

Gráfico de dados do SEO.com

Aqui estão algumas áreas que você deve observar antes de fazer a migração do seu site:

Basicamente, você precisa documentar todos os resultados de SEO antes de migrar seu site, para ter dados para consultar após a migração.

3. Copie seu site

Um dos passos mais importantes na migração do seu site é fazer uma cópia dele. Você sempre quer fazer uma cópia do seu site para ter uma versão inalterada, caso as coisas deem errado. Você pode fazer suas alterações na cópia do seu site e preservar a versão original.

4. Determine quais mudanças você fará (e quando)

Como mencionado anteriormente, um componente-chave do seu plano de migração de site é determinar seu cronograma. Uma grande parte disso é determinar quais mudanças você fará e quando as fará.

Uma boa regra a seguir é evite fazer grandes mudanças de uma só vez. É melhor fazer migrações graduais e menores para que você possa garantir que tudo opere sem problemas. Enquanto você pode optar por fazer uma grande migração, você verá menos impactos no seu SEO se fizer isso em ondas.

Então, dito isso, você vai querer planejar quais migrações você está fazendo para certos períodos de tempo. Planeje tarefas maiores de migração separadas umas das outras para dar tempo aos mecanismos de busca de rastrear seu site e notar essas atualizações maiores.

5. Mapeie seus caminhos de URL

Se você estiver migrando devido a um novo nome de domínio ou nova estrutura de site, será necessário mapear seus URLs atuais para sua nova estrutura de URL.

Para concluir este processo, você precisará:

  1. Crie uma lista dos URLs atuais do seu site
  2. Determine quais páginas você deseja redirecionar para uma nova URL
  3. Marque as páginas que deseja remover do seu site

Depois de saber quais URLs você está mantendo e quais está removendo, você saberá como proceder durante a migração.

Executando a migração do seu site de SEO: o que fazer durante

Agora que você está bem preparado para a migração do seu site, é hora de executar.

Baixe agora: Lista de verificação durante a migração

Veja o que você fará durante a migração do seu site de SEO:

1. Mova seu conteúdo existente para seu novo site

A maior parte da migração do seu site é — você adivinhou — mover seu conteúdo. Se você estiver usando uma nova estrutura de URL ou atualizando seu nome de domínio, a maior parte do seu tempo será gasta movendo seu conteúdo para o novo site.

Como você investiu tempo planejando seus caminhos de URL e identificando o conteúdo que deseja redirecionar em vez de excluir, esse processo deve ser mais tranquilo porque você sabe quais ações tomar.

2. Configure redirecionamentos 301

Ao migrar páginas, certifique-se de configurar Redirecionamentos 301 para suas páginas. Os redirecionamentos 301 ajudam você a manter seu valor de SEO quando você faz uma migração de site. Basicamente, ele redireciona os usuários e seu valor de SEO para a nova página.

Este é um redirecionamento permanente, portanto, ele deve ser usado apenas para redirecionamentos que permanecerão no seu site no futuro.

Se você estiver movendo seu site para um novo domínio, fazer um redirecionamento 301 no nível do sistema de nomes de domínio (DNS) seria mais apropriado do que usar um redirecionamento para URLs individuais.

Experimente agora: Ferramenta de verificação de redirecionamento

3. Verifique o progresso da sua migração

Como mencionado anteriormente, é melhor fazer sua migração em ondas, em vez de tentar fazê-la de uma só vez. Isso significa que, conforme você faz tarefas de migração, você vai querer verificar seu progresso e certificar-se de que tudo parece bem.

Depois de concluir uma tarefa de migração, verifique se ela foi feita corretamente e se não há erros. Você pode até optar por executar uma auditoria técnica de SEO para ver se surgem erros e corrigi-los antes de passar para a próxima tarefa de migração.

É sempre melhor verificar seu progresso à medida que você avança, para que seja mais fácil identificar onde os problemas surgem durante a migração.

4. Adicione seu novo (e antigo) mapa do site

A próxima parte desta lista de verificação de migração de SEO é adicionar seu novo Mapa do site XML para o Google. Você vai querer enviar seu sitemap para ambos seu site novo e antigo. Carregar seu sitemap antigo ajuda o Google a entender os redirecionamentos para as novas URLs em seu site.

Você pode adicionar ambos a Console de Pesquisa do Google para facilitar o processo.

5. Certifique-se de que suas páginas 404 personalizadas estejam no lugar

Como você estará movendo e removendo muitos URLs, é provável que haja erros que aconteçam quando as pessoas visitarem os links. Seu erro 404 páginas informa aos visitantes do seu site que houve um erro e os encaminha para outro lugar.

Criando páginas 404 personalizadas podem ajudar você a criar uma experiência agradável e de marca, apesar do erro. Eles oferecem a você a oportunidade de fazer pouco caso de um erro e encorajar seu público a visitar outro lugar em seu site.

Página de erro 404 no site do Yeti

Uma das partes mais importantes da sua estratégia de SEO são os backlinks que você ganha para suas páginas. Esses backlinks ajudam a construir o valor de SEO de suas páginas e estabeleça sua autoridade em um espaço. Quando você faz uma migração de site de SEO, você quer tentar atualizar backlinks para ir diretamente para sua nova URL.

Existem algumas entidades que fornecem “backlinks” que você pode atualizar facilmente, como mídias sociais ou suas listagens comerciais. Para links de sites de terceiros que não estão sob seu controle, você precisará tentar entrar em contato para pedir que eles atualizem os links.

Tenha em mente que, se você tiver um redirecionamento configurado, ele ainda enviará as pessoas para a página certa. É melhor para os usuários (e mecanismos de busca) se eles forem diretamente para a nova URL em vez de ter que passar por um redirecionamento.

Monitorando a migração do seu site SEO: o que fazer depois

Ufa. Sua migração finalmente terminou. O trabalho pesado foi feito — mas agora é hora de monitorar a migração do seu site e limpar quaisquer problemas persistentes.

Aqui estão algumas tarefas que você deve concluir depois de concluir a migração do seu site:

1. Monitore as análises do site

Depois de concluir suas tarefas de migração, você vai querer monitorar o desempenho do seu site para ver como ele impacta seu site. Você também vai querer ficar de olho caso haja uma mudança negativa drástica, como uma queda severa nas classificações, o que pode indicar problemas maiores.

Gráfico de dados do Google Analytics

2. Acompanhe o desempenho das palavras-chave

Suas palavras-chave são uma parte crucial do SEO do seu site. Você vai querer rastrear todas as palavras-chave principais que você almeja para ver como seu desempenho muda. Idealmente, você quer ver um aumento no desempenho porque sua migração deve ajudar seu site a ter um melhor desempenho nos resultados de pesquisa.

Se você notar quedas drásticas nas classificações, isso pode indicar um problema maior ou erro na sua migração. Talvez seja necessário conduzir uma auditoria para ver onde há problemas.

Precisa de ajuda com a migração do seu site para SEO?

É uma tarefa grande gerenciar a migração do seu site — é ainda maior quando você está tentando manter seu SEO intacto. Se você se sente sobrecarregado tentando lidar com a migração do site da sua empresa, os especialistas da MidiaPro podem ajudar.

Temos uma equipe de especialistas digitais com experiência em migração de sites. Nossa equipe qualificada migrará seu site, monitorará seu desempenho e ajudará você a manter seu poder de SEO.

Sem mencionar que também podemos ajudá-lo a melhorar seus resultados de SEO após a migração com nosso serviços de SEO personalizados.

Entre em contato conosco online ou ligue para nós hoje em 21-973221936 para saber como podemos ajudar você a migrar seu site com facilidade!

Como migrar seu site sem perder o poder de SEO

Como fazer SEO: um guia para iniciantes e novatos em SEO

Tutorial de otimização de mecanismos de pesquisa: como fazer SEO

Como mapear palavras-chave em seu site

Você pode fazer SEO sozinho? Sim! Faça você mesmo SEO com este guia completo.


Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!