O pessoal do Google gosta de nos deixar adivinhando, não é? Somente em 2012, houve dezenas de mudanças e atualizações no misterioso algoritmo do Google, causando um grande rebuliço entre profissionais de marketing especializados na Internet e também entre proprietários de empresas comuns. Embora o Google afirmasse que a maioria das atualizações afetaria apenas um pequeno número de sites, muitas empresas sentiram o aperto e algumas foram completamente destruídas.
Mesmo que você seja um novato em marketing na Internet e otimização de mecanismos de pesquisa, provavelmente poderá ver uma tendência no gráfico abaixo que não parece muito promissora.
Este relatório de tráfego são dados reais de um cliente meu que recebeu uma queda bastante severa no tráfego após uma atualização do algoritmo do Google em 2011. O tráfego deles nunca se recuperou… até agora. Então, como alguém se recupera dessas mudanças misteriosas do Google que abalaram a Internet? Vamos primeiro diagnosticar rapidamente o problema.
Existem dois animais principais culpados por essas quedas dramáticas no tráfego do site: as atualizações do Google com o nome de um pinguim e um panda. Se você não estiver familiarizado com essas mudanças, vale a pena se familiarizar com alguns fatos básicos.
A atualização do ‘Panda’ do Google surgiu pela primeira vez em fevereiro de 2011:
Meta: melhorar a qualidade dos resultados da pesquisa Mudar: classificações reduzidas de sites com conteúdo duplicado ou de baixa qualidade Lições aprendidas: certifique-se de que a cópia do site seja única e de alta qualidade
A atualização ‘Penguin’ do Google foi lançada inicialmente em abril de 2012:
Meta: recompensar sites que seguem as regras do Google com classificações mais altas Mudar: sites que usam ‘chapéu preto’ ou métodos obscenos de otimização fora da página foram penalizados Lições aprendidas: evite esquemas de link building, preenchimento de palavras-chave, cloaking, conteúdo duplicado ou quaisquer outros métodos de otimização que violem as diretrizes do Google. Você não precisa confessar seus pecados para mim, mas para aqueles que são culpados de qualquer um dos itens acima; como você pode tirar seu site da casinha de cachorro com o Google?
Comece primeiro fazendo as perguntas certas a qualquer pessoa envolvida no gerenciamento ou otimização do seu site: 1. Quando você notou pela primeira vez uma queda no tráfego do site? Tente identificar qual atualização do Google é responsável pelas mudanças nas tendências de tráfego. 2. Seu site possui conteúdo exclusivo de alta qualidade? Faça uma pesquisa rápida em Copiar paisagem para garantir que a cópia do seu site não esteja sendo usada em outros sites. 3. O seu site estava envolvido em um esquema duvidoso de link building? Dê uma olhada em quantos links você está recebendo de um único site usando um site como Ahrefs. com. Se você estiver recebendo centenas de links de um único site, como no exemplo abaixo, isso pode ser um sinal de alerta.
Agora que você identificou melhor os problemas que prejudicam sua classificação no Google, entre em ação! 1. Reescreva a cópia em seu site para garantir que ela seja exclusiva e de alta qualidade 2. Comece a remover todos os links de spam que seu site recebe atualmente de outros sites. É mais fácil falar do que fazer, certo? Se você não conseguir entrar em contato com os proprietários de um site para remover os links de spam que eles apontam para o seu site (como os 1.063 links vindos de chinatips.info acima), considere enviar uma solicitação de rejeição ao Google. Rejeitar Google é uma nova opção que permite aos proprietários de sites informar ao Google quais links externos eles gostariam que o Google ignorasse.
Primeiro, você precisa ter certeza de que seu site foi configurado com as Ferramentas do Google para webmasters. Em seguida, siga as instruções do Google para criar um documento .txt listando cada um dos links com spam que você não conseguiu remover. Por último, carregue o arquivo e comece a orar!
O Google analisará sua solicitação e geralmente fará alterações dentro de um mês. Isso realmente funciona? Bem, olhe aqui:
Você pode ver no exemplo acima que meu cliente agora está recebendo um grande aumento no tráfego desde que atualizou seu site com conteúdo exclusivo e rejeitou uma série de backlinks com spam.
Na verdade, vimos um aumento de quase 500% nas visitas desde que fizemos essas alterações, em comparação com o tráfego do mês anterior. Seus resultados podem não ser tão dramáticos, mas construir um site com conteúdo de qualidade e promovê-lo da maneira certa acabará por mantê-lo longe de problemas com o Google e outros mecanismos de pesquisa. Existe vida depois do Panda e do Pinguim, pode apostar!
Melhore a saúde do seu site e comece a trazer tráfego de alta qualidade que irá gerar leads para o seu negócio!
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