Como realizar uma campanha de marketing influenciador do TikTok

Marketing de influenciador TikTok

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Você quer aproveitar o poder do marketing de influenciadores do TikTok? Você veio ao lugar certo! TikTok é uma plataforma que permite que você seja criativo em seu marketing e alcance novos públicos. Neste guia, explicamos por que você deve realizar campanhas de marketing de influenciadores do TikTok e como começar!

O que é uma campanha de marketing de influenciador TikTok?

Uma campanha de marketing TikTok é uma campanha planejada que aproveita o conteúdo de vídeo para promover um produto ou serviço ao seu público-alvo . As marcas trabalham com influenciadores do TikTok que criam esses vídeos, ajudando a aumentar o conhecimento da marca e as vendas.

O TikTok tem uma taxa média de engajamento de 8,2% – maior do que qualquer outra plataforma de mídia social. Ter um KPI específico anexado à sua campanha garantirá que você veja os resultados desejados.

Benefícios de uma campanha de marketing influenciadora TikTok

Se você deseja impulsionar seus esforços de marketing digital, considere os seguintes benefícios do marketing de influenciador:

  1. Simplifica a criação de conteúdo

Os influenciadores do TikTok já estão familiarizados com seu público-alvo. Eles dedicaram tempo para criar conteúdo ao qual seu público respondesse, então vão querer publicar uma campanha consistente com sua marca pessoal.

Ao permitir que seus influenciadores tenham controle criativo sobre seu conteúdo, sua equipe de marketing pode liberar tempo gasto na criação de conteúdo e se concentrar em outros aspectos de suas campanhas de marketing.

  1. Torna a UX menos perturbadora

Até mesmo os profissionais de marketing sabem que ficar sobrecarregado com anúncios em feeds pode tornar a mídia social uma experiência desagradável. O TikTok torna a publicidade menos perturbadora para o seu público. O influenciador pode incorporar a campanha em seu conteúdo orgânico, fazendo com que ela flua perfeitamente e seja melhor para interagir.

  1. Ajuda a aumentar as vendas

A pesquisa mostra que as pessoas confiam nas opiniões de seus influenciadores favoritos – 49% das pessoas compraram coisas com base nas recomendações de um influenciador. Essas recomendações podem ajudar a aumentar seu público e conquistar novos clientes.

7 etapas para construir uma campanha de marketing TikTok

Executar uma campanha de marketing de influenciador TikTok exige planejamento e pesquisa. Você pode começar a veicular sua campanha seguindo estas sete etapas simples.

  1. Planeje sua campanha

Antes de começar a entrar em contato com influenciadores, é importante definir metas para sua campanha . Considere o que você deseja alcançar com a campanha – pensar nas metas ajudará a definir a direção da campanha. Se você deseja aumentar as vendas, o alcance ou o reconhecimento da marca, seus objetivos também o ajudarão a escolher os influenciadores certos para alcançá-los.

Depois de conhecer seu objetivo, você pode selecionar as métricas corretas para medir sua campanha. Nesta fase, é uma boa ideia perguntar-se o seguinte:

  • Qual é o seu orçamento?
  • Por quanto tempo você planeja veicular a campanha?
  • Com quantos influenciadores você deseja trabalhar?
  • Você tem recursos para realizar a campanha?
  • Quantos vídeos você deseja incluir?
  1. Encontre influenciadores relevantes do TikTok

Executar uma campanha de sucesso é mais do que apenas encontrar um influenciador com o maior número de seguidores. Um influenciador de nicho com conteúdo de vídeo de qualidade é muito mais importante do que o número de seguidores.

Existem várias maneiras de encontrar os influenciadores certos para sua campanha:

  • Procure influenciadores que já falam sobre sua marca.
  • Peça aos seus seguidores recomendações de influenciadores.
  • Passe algum tempo navegando pelo TikTok em busca de influenciadores.
  • Veja quem seu público já segue.

Ao escolher influenciadores, conduza pesquisas de mercado para determinar se seus seguidores e reputação são adequados para sua marca.

  1. Entre em contato com influenciadores e informe-os sobre a campanha 

Depois de restringir uma lista de influenciadores em potencial, é hora de contatá-los. Sua comunicação inicial é um primeiro passo crucial na construção de um relacionamento. Certifique-se de investir tempo e esforço em como você alcança os influenciadores. Considere o seguinte:

  • Enviar e-mail para influenciadores geralmente é a melhor opção. Se você não conseguir encontrar o endereço de e-mail on-line, poderá enviá-los por DM.
  • Apresente-se descrevendo quem você é e contando sobre sua marca. Diga a eles por que você acha que eles seriam adequados para a campanha.
  • Descreva para eles o que você tem em mente para a campanha.
  • Peça-lhes o kit de mídia, que indicará os dados demográficos do público e outras colaborações que realizaram.
  • Peça suas tarifas e seja transparente sobre suas tarifas.
  1. Dê aos influenciadores controle criativo, mas tenha um escopo de trabalho

Ao trabalhar com influenciadores, você deve confiar na criatividade deles ao fazer seus vídeos. Eles conhecem melhor seus seguidores, então dê-lhes espaço para fazerem sua mágica. Dito isto, não significa que você deva dar-lhes total liberdade.

Dar aos influenciadores um escopo de trabalho (SOW) é uma ótima maneira de delinear suas expectativas para a campanha. Inclua os seguintes detalhes em seu SOW:

  • Metas da campanha
  • O tema e detalhes
  • Taxas de pagamento, cronograma e termos
  • Entregáveis ​​de conteúdo
  • Prazos de envio e aprovação
  1. Envio de produtos e aprovação do conteúdo criado

Se sua campanha apresenta produtos, envie-os aos influenciadores com algumas semanas de antecedência, dando-lhes tempo suficiente para criar conteúdo. Antes de postarem o vídeo online, você deve avaliá-lo e garantir que ele atenda aos seus requisitos. Lembre-se de que enquanto você tiver um SOW, evite tentar controlar os influenciadores.

  1. Meça o sucesso da campanha

Rastreie as métricas do TikTok, como visualizações, comentários, curtidas, alcance e compartilhamentos para determinar a eficácia de sua campanha. Acompanhar as métricas pode ser complicado se você tiver diversas influências. Felizmente, estão disponíveis várias ferramentas analíticas que simplificam o rastreamento de métricas, reunindo, analisando e exibindo dados de forma abrangente.

  1. Construa relacionamentos de longo prazo com influenciadores

Vale a pena se esforçar mais para construir um relacionamento forte com seus influenciadores. Ao construir um relacionamento com um influenciador, você também ganha a confiança de seus seguidores.

A repetição também é fundamental quando se trata de campanhas. Mesmo que um influenciador tenha uma forte presença online, as pessoas levarão algumas vezes para ver a campanha antes que possam embarcar nela. É por isso que é aconselhável trabalhar com um influenciador por um longo período – quanto mais o público dele vê sua marca, maior a probabilidade de ele se converter em clientes.

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Quer você seja novo no marketing de influência do TikTok ou um profissional experiente, essas campanhas são uma ótima maneira de ganhar exposição para sua marca. Antes de trabalhar com influenciadores, planeje seus objetivos e faça sua pesquisa.

Só porque um influenciador tem muitos seguidores não significa que ele seja adequado para você. A campanha deve fazer sentido para sua marca e ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Na MidiaPro, queremos que você alcance seus objetivos de marketing! Combinamos nossos clientes com influenciadores do TikTok que combinam com sua marca e os ajudamos a planejar campanhas criativas. Nossa equipe de especialistas em mídia social é versada em publicidade no TikTok e tirará suas campanhas do controle.

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