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Neste Artigo, Joabe Oliveira, da equipe de marketing da MidiaPro, discute como reutilizar conteúdo para economizar tempo e dinheiro para o seu negócio.
Uma postagem de blog não precisa permanecer uma postagem de blog, e um vídeo pode ser muito mais do que apenas um vídeo. Se você aprender a reutilizar o conteúdo, você pode esticar algo tão simples como uma postagem de blog em uma série de coisas para as pessoas aproveitarem e você expandir seu alcance. Eu vou te dizer como.
O que é Reutilizar conteúdo?
Quando você reaproveita conteúdo, o que você está fazendo é pegar um recurso valioso — no qual tenho certeza que você se esforçou muito — e modificá-lo para que ele possa ser compartilhado e redistribuído em diferentes formatos ou em diferentes plataformas. Você pode até dizer que está reciclando seu marketing de conteúdo. Seja qual for a sua escolha, há três coisas principais que você pode fazer ao reutilizar conteúdo:
- Atualizar conteúdo desatualizado
- Experimente novos formatos
- Compartilhe seu conteúdo em seus canais disponíveis
Tenho certeza de que você também tem mais perguntas. Como você escolhe qual conteúdo reaproveitar? Por que você deve reaproveitar conteúdo em vez de criando coisas mais novas? Vamos começar com o “porquê”.
Por que você deve reutilizar conteúdo?
Bem, antes de tudo, criar algo novo exige muito tempo e esforço.
Quer dizer, você tem que pesquisar uma ideia, ver se o que você quer fazer já foi feito, crie o conteúdoe então promovê-lo. Tenho certeza de que você tem um monte de outras coisas que pode fazer em vez de sempre criar algo novo. É por isso que reaproveitamos: para economizar tempo e energia e maximizar o impacto de cada pedaço de conteúdo.
Em segundo lugar, as pessoas têm preferências diferentes quando se trata de como consomem mídia. Reutilizar seu conteúdo ajuda você a atender às necessidades de um público maior. Uma parte do seu público pode preferir a postagem de blog tradicional.
Mas algumas pessoas preferem assistir a um vídeo ou olhar para um gráfico sofisticado.
E em terceiro lugar, se essa for uma palavra, você pode agregar valor a algo que já está dando resultados. Então, se você criou um vídeo muito popular no YouTube, você pode adicioná-lo ao seu blog e usar a transcrição do vídeo como texto. Se o vídeo for longo o suficiente, você pode compartilhar trechos dele nas mídias sociais. Você sabe que seu público gosta do vídeo original, então pode usar isso a seu favor e atrair mais atenção por meio de diferentes canais.
Que conteúdo você deve reutilizar?
Não existe uma fórmula específica para reciclar marketing de conteúdo. Você pode começar olhando para o seu biblioteca de conteúdo para ver se você tem algo que possa ser reaproveitado.
Um ótimo exemplo de conteúdo facilmente reaproveitado seria um estudo de caso ou compilação de dados. Se você tem uma pesquisa original ou uma lista abrangente de estatísticas apresentadas em, digamos, um post de blog, você tem muitas oportunidades de estender aquele pedaço de escrita para muitas outras formas de marketing de conteúdo. Estatísticas rendem ótimos infográficos.
Ou você pode explicar sua pesquisa em um vídeo. Então, você pode compartilhar tudo isso nas mídias sociais. Ou em um boletim informativo por e-mail.
Ou…você entendeu.
Outra ótima abordagem para reutilizar conteúdo é olhar o que seu público ama. Talvez você tenha uma página em seu site que recebe muito tráfego, ou você percebe que sempre que você faz vídeos sobre um determinado tópico, eles explodem.
No final das contas, você pode reutilizar qualquer conteúdo que quiser. É o seu negócio.
Mas escolher algo fácil de atualizar ou algo que você sabe que as pessoas vão adorar pode tornar a reciclagem de conteúdo um pouco mais fácil. E agora. O que espero que todos vocês estivessem esperando…
Como reutilizar conteúdo de 3 maneiras diferentes
1. Atualize seu conteúdo desatualizado
Existe esse termo que nós, profissionais de marketing, gostamos de usar quando nos referimos a conteúdo que deve ser atemporal: Evergreen. Sim, como as árvores. Essencialmente, conteúdo perene não depende de tendências, responde a perguntas comuns do setor e fornece uma visão valiosa e aprofundada de um determinado tópico.
Mas assim como as árvores perenes precisam de carinho e atenção para se manterem saudáveis, seu conteúdo perene precisa de sua atenção para permanecer relevante. A Internet é um lugar bastante competitivo. Na verdade, mais da metade de todas as empresas criar conteúdo para seus esforços de marketing. Isso significa que, neste momento, há uma chance de que um dos seus concorrentes esteja escrevendo ou atualizando seu conteúdo para que ele seja melhor e mais abrangente que o seu. Então, se você tiver uma lista de estatísticas de alguns anos atrás que ainda recebem uma quantidade razoável de tráfego, revise-a e atualize-a com novas informações. Se você criou conteúdo para determinados tópicos, mas não está obtendo classificações altas nos mecanismos de busca, observe os principais resultados. Você pode perceber que seu conteúdo aborda o tópico, mas não se aprofunda o suficiente para dar aos leitores o que eles precisam.
Uma coisa é certa: editar o que você já tem levará muito menos tempo do que escrever algo do zero.
2. Experimente novos formatos
Só porque você criou algo em um determinado formato não significa que a informação precisa permanecer no mesmo formato. Se você tem escreveu uma postagem de blog sobre como cuidar de árvores, você pode pegar essas informações e colocá-las em um infográfico compartilhável. Talvez você perceba que uma empresa rival montou um guia completo para cuidar de árvores, enquanto tudo o que você tem é um monte de páginas menores de sites cobrindo tópicos relacionados. Você pode agrupar essas páginas e criar um guia para download sobre cuidados com árvores. Tudo o que você pode ter que fazer é ajustar alguma cópia para que todas as páginas fluam juntas.
Além disso, você pode pedir os e-mails das pessoas para que elas baixem seu guia, assim você pode enviar e-mails adicionais e possivelmente exibir anúncios personalizados.
Quer você transforme um vídeo em um podcast, uma postagem de blog em um guia detalhado ou um grande infográfico em gráficos mais compactos, você pode usar sua criatividade para maximizar o alcance que obtém com seu conteúdo existente.
3. Compartilhe seu conteúdo em seus canais disponíveis
Não publique seu conteúdo uma vez e esqueça-o. Dê a ele a promoção que ele merece. Compartilhar postagens de blog é um ótimo lugar para começar. Você definitivamente pode criar um link para o postar nas redes sociais e espero que as pessoas mordam a isca.
Mas não desista aí. Compartilhe novamente, mas em um formato diferente. Coloque uma ótima citação do post em um gráfico rápido e envie para seus seguidores. Se você fez um vídeo, não esqueça de compartilhar também. Escreva um resumo rápido da sua postagem e envie-o, junto com um link, para seu assinantes de e-mail.
Reutilizar conteúdo não precisa ser um esforço tão grande.
Pode ser tão simples quanto compartilhar um trecho de algo que você criou e pedir às pessoas para ler, assistir ou ouvir a versão completa no seu site ou onde quer que ele esteja hospedado. Novamente, seja criativo com seu conteúdo ao pensar em como você pode reciclá-lo.
Se você está procurando mais conselhos sobre como melhorar seu marketing de conteúdo, inscreva-se no nosso canal do YouTube e Receita semanalnosso boletim informativo por e-mail.
Criamos novos conteúdos para você toda semana, para que você nunca perca os últimos insights de marketing digital. Obrigado por assistir!
Perguntas frequentes sobre reaproveitamento de conteúdo
O que é reaproveitamento de conteúdo?
Quando você reaproveita conteúdo, o que você está fazendo é pegar um recurso valioso — no qual tenho certeza que você se esforçou muito — e modificá-lo para que ele possa ser compartilhado e redistribuído em diferentes formatos ou em diferentes plataformas. Você pode até dizer que está reciclando seu marketing de conteúdo. Seja qual for a sua escolha, há três coisas principais que você pode fazer ao reutilizar conteúdo:
Compartilhe seu conteúdo em seus canais disponíveis
Atualizar conteúdo desatualizado
Experimente novos formatos
Por que você deve reutilizar conteúdo?
Bem, antes de tudo, criar algo novo exige muito tempo e esforço. Quer dizer, você tem que pesquisar uma ideia, ver se o que você quer fazer já foi feito, crie o conteúdo e então promovê-lo. Tenho certeza de que você tem um monte de outras coisas que pode fazer em vez de sempre criar algo novo. É por isso que reaproveitamos: para economizar tempo e energia e maximizar o impacto de cada pedaço de conteúdo. Em segundo lugar, as pessoas têm preferências diferentes quando se trata de como consomem mídia. Reutilizar seu conteúdo ajuda você a atender às necessidades de um público maior. Uma parte do seu público pode preferir a postagem de blog tradicional. Mas algumas pessoas preferem assistir a um vídeo ou olhar para um gráfico sofisticado. E em terceiro lugar, se essa for uma palavra, você pode agregar valor a algo que já está dando resultados. Então, se você criou um vídeo muito popular no YouTube, você pode adicioná-lo ao seu blog e usar a transcrição do vídeo como texto. Se o vídeo for longo o suficiente, você pode compartilhar trechos dele nas mídias sociais. Você sabe que seu público gosta do vídeo original, então pode usar isso a seu favor e atrair mais atenção por meio de diferentes canais.
Que conteúdo você deve reutilizar?
Não existe uma fórmula específica para reciclar marketing de conteúdo. Você pode começar olhando para o seu biblioteca de conteúdo para ver se você tem algo que possa ser reaproveitado. Um ótimo exemplo de conteúdo facilmente reaproveitado seria um estudo de caso ou compilação de dados. Se você tem uma pesquisa original ou uma lista abrangente de estatísticas apresentadas em, digamos, um post de blog, você tem muitas oportunidades de estender aquele pedaço de escrita para muitas outras formas de marketing de conteúdo. Estatísticas rendem ótimos infográficos. Ou você pode explicar sua pesquisa em um vídeo. Então, você pode compartilhar tudo isso nas mídias sociais. Ou em um boletim informativo por e-mail. Ou…você entendeu. Outra ótima abordagem para reutilizar conteúdo é olhar o que seu público ama. Talvez você tenha uma página em seu site que recebe muito tráfego, ou você percebe que sempre que você faz vídeos sobre um determinado tópico, eles explodem. No final das contas, você pode reutilizar qualquer conteúdo que quiser. É o seu negócio. Mas escolher algo fácil de atualizar ou algo que você sabe que as pessoas vão adorar pode tornar a reciclagem de conteúdo um pouco mais fácil.
Como reutilizar conteúdo de 3 maneiras diferentes
1. Atualize seu conteúdo desatualizado
Existe esse termo que nós, profissionais de marketing, gostamos de usar quando nos referimos a conteúdo que deve ser atemporal: Evergreen. Sim, como as árvores. Essencialmente, conteúdo perene não depende de tendências, responde a perguntas comuns do setor e fornece uma visão valiosa e aprofundada de um determinado tópico. Mas assim como as árvores perenes precisam de carinho e atenção para se manterem saudáveis, seu conteúdo perene precisa de sua atenção para permanecer relevante. A Internet é um lugar bastante competitivo. Na verdade, mais da metade de todas as empresas criar conteúdo para seus esforços de marketing. Isso significa que, neste momento, há uma chance de que um dos seus concorrentes esteja escrevendo ou atualizando seu conteúdo para que ele seja melhor e mais abrangente que o seu. Então, se você tiver uma lista de estatísticas de alguns anos atrás que ainda recebem uma quantidade razoável de tráfego, revise-a e atualize-a com novas informações. Se você criou conteúdo para determinados tópicos, mas não está obtendo classificações altas nos mecanismos de busca, observe os principais resultados. Você pode perceber que seu conteúdo aborda o tópico, mas não se aprofunda o suficiente para dar aos leitores o que eles precisam. Uma coisa é certa: editar o que você já tem levará muito menos tempo do que escrever algo do zero.
2. Experimente novos formatos
Só porque você criou algo em um determinado formato não significa que a informação precisa permanecer no mesmo formato. Se você tem escreveu uma postagem de blog sobre como cuidar de árvores, você pode pegar essas informações e colocá-las em um infográfico compartilhável. Talvez você perceba que uma empresa rival montou um guia completo para cuidar de árvores, enquanto tudo o que você tem é um monte de páginas menores de sites cobrindo tópicos relacionados. Você pode agrupar essas páginas e criar um guia para download sobre cuidados com árvores. Tudo o que você pode ter que fazer é ajustar alguma cópia para que todas as páginas fluam juntas. Além disso, você pode pedir os e-mails das pessoas para que elas baixem seu guia, assim você pode enviar e-mails adicionais e possivelmente exibir anúncios personalizados. Quer você transforme um vídeo em um podcast, uma postagem de blog em um guia detalhado ou um grande infográfico em gráficos mais compactos, você pode usar sua criatividade para maximizar o alcance que obtém com seu conteúdo existente.
3. Compartilhe seu conteúdo em seus canais disponíveis
Não publique seu conteúdo uma vez e esqueça-o. Dê a ele a promoção que ele merece. Compartilhar postagens de blog é um ótimo lugar para começar. Você definitivamente pode criar um link para o postar nas redes sociais e espero que as pessoas mordam a isca. Mas não desista aí. Compartilhe novamente, mas em um formato diferente. Coloque uma ótima citação do post em um gráfico rápido e envie para seus seguidores. Se você fez um vídeo, não esqueça de compartilhar também. Escreva um resumo rápido da sua postagem e envie-o, junto com um link, para seu assinantes de e-mail. Reutilizar conteúdo não precisa ser um esforço tão grande. Pode ser tão simples quanto compartilhar um trecho de algo que você criou e pedir às pessoas para ler, assistir ou ouvir a versão completa no seu site ou onde quer que ele esteja hospedado. Novamente, seja criativo com seu conteúdo ao pensar em como você pode reciclá-lo.
Se você está procurando mais conselhos sobre como melhorar seu marketing de conteúdo, inscreva-se no nosso canal do YouTube e Receita semanal nosso boletim informativo por e-mail.
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Joabe Oliveira é gestor de marketing com mais de cinco anos de experiência na criação de conteúdo para dezenas de setores, incluindo alimentos e bebidas, serviços domésticos e educação. Ele também é especializada na criação de conteúdo SEO e PPC. Seu trabalho foi apresentado no Search Engine Journal, HubSpot, Entrepreneur, Clutch e muito mais. Em seu tempo livre, Joabe gosta de experimentar novos trabalhos manuais e ler estudar novos negócios sobre inteligência artificial.
joabe antonio de oliveira