Como treinar o ChatGPT para os dados da sua empresa ou estilo de escrita

um cérebro de IA com circuitos ligados

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

ChatGPT é uma ferramenta bastante impressionante. Você pode usá-lo de várias maneiras em sua empresa, desde a análise de dados até ajudá-lo a escrever postagens em blogs e cópias de e-mails.

Claro, quando o ChatGPT escreve para você, ele pode não usar o estilo que você usa em sua empresa. Ou talvez o estilo seja bom, mas o ChatGPT não possui informações cruciais necessárias para executar a tarefa adequadamente. 

Nesses casos, você pode estar se perguntando como treinar o ChatGPT no estilo de escrita ou nos dados da sua empresa.

Felizmente, existem várias maneiras de treinar o ChatGPT. Nesta página, abordaremos cinco técnicas diferentes de treinamento de dados ChatGPT, incluindo:

  1. Recurso de bate-papo padrão
  2. Instruções personalizadas
  3. Plug-ins ChatGPT Plus
  4. Construtores de chatbot de terceiros
  5. Treinamento de dados personalizados em Python

1. Recurso de bate-papo padrão

De longe, a maneira mais simples de treinar o ChatGPT em seu estilo de escrita ou dados é fornecer amostras desses dados em seus prompts. Este processo não requer nada de especial – quando você avisa o ChatGPT, inclua as informações que deseja que ele saiba e diga-lhe para levar em consideração essas informações em sua resposta.

Por exemplo, se você quiser usar um determinado estilo de escrita em sua resposta, forneça um exemplo do tipo de escrita desejado e diga ao ChatGPT para emular esse estilo.

Como treinar o ChatGPT para os dados da sua empresa ou estilo de escrita

Este é um método extremamente fácil e se você quiser fazer isso para um prompt específico, é uma ótima opção. No entanto, se você deseja que todas as suas respostas do ChatGPT correspondam a um determinado estilo, esse não é o melhor método, pois exige que você treine novamente o ChatGPT sempre que solicitar.

2. Instruções personalizadas

Uma solução de mais longo prazo é usar instruções personalizadas. Quando estiver logado no ChatGPT, clique no nome do seu perfil no canto inferior esquerdo. Você deverá ver um botão que diz “Instruções personalizadas” ou “Personalizar ChatGPT”.

Clicar nesse botão abrirá uma caixa de diálogo onde você poderá dizer ao ChatGPT o que deseja que ele saiba. Primeiro você insere quaisquer dados que deseja que o ChatGPT saiba sobre você e, em seguida, especifica como deseja que ele responda com base nesses dados.

Como treinar o ChatGPT para os dados da sua empresa ou estilo de escrita

Quando você fornece instruções personalizadas como essas ao ChatGPT, elas serão mantidas em todos os bate-papos daqui para frente. Isso significa que você não precisa refazer os mesmos dados toda vez que solicitar o ChatGPT.

3. Plug-ins ChatGPT Plus

Outro método de treinamento do ChatGPT é usar um plugin . Este método requer que você tenha uma assinatura ChatGPT Plus, que custa US$ 20 por mês. 

Assim que sua assinatura estiver configurada, entre no ChatGPT e crie um novo chat usando o modelo GPT-4. Você deverá ver um botão chamado “Plugins”, no qual você pode acessar a loja de plug-ins.

Como treinar o ChatGPT para os dados da sua empresa ou estilo de escrita

Na loja você pode instalar um plugin (ou plugins) de sua preferência. A razão para usar plug-ins é que certos tipos de plug-ins podem ler certos tipos de dados. Por exemplo, talvez você queira dar ao ChatGPT acesso a uma planilha de dados do Excel. Nesse caso, você gostaria de encontrar um plugin que possa ler planilhas do Excel.

Depois de encontrar um bom plugin, é tão simples quanto instalá-lo, voltar ao ChatGPT e habilitar esse plugin em um novo chat. Você pode então fornecer um link para seus dados e começar a alimentá-lo com avisos.

4. Construtores de chatbot de terceiros

Talvez você não queira usar o ChatGPT para ajudá-lo a gerar materiais de marketing ou conteúdo online. Talvez você queira usá-lo para um chatbot em seu site e queira que esse chatbot fale de uma determinada maneira e tenha acesso a determinados dados para melhor ajudar seus clientes. Nessa situação, a melhor abordagem é provavelmente usar um construtor de chatbot de terceiros. Há uma variedade de ferramentas de construção de chatbot para você escolher e você deve reservar algum tempo para identificar aquela que melhor atende às suas necessidades. Depois de fazer isso, a ferramenta fornecerá algumas instruções sobre como configurá-la.

Geralmente, você seguirá duas etapas para conectar seu construtor de chatbot ao ChatGPT e aos seus dados. A primeira é gerar um código API no ChatGPT e enviá-lo para a ferramenta.

Como treinar o ChatGPT para os dados da sua empresa ou estilo de escrita

A segunda é conectar a ferramenta aos seus dados, qualquer que seja o formato que esses dados possam assumir. Certifique-se de verificar se a ferramenta escolhida é compatível com os tipos de arquivos de dados que você deseja usar.

5. Treinamento de dados personalizados em Python

Existe um método final de treinamento de dados ChatGPT que você pode usar e é de longe o mais complicado. Envolve o uso de Python para criar um script personalizado. Esta só é uma boa opção se você souber codificar (ou se tiver alguém na sua empresa que saiba). Se for você, você pode usar as seguintes etapas:

  1. Instale o Python.
  2. Se você não fez isso recentemente, atualize o PIP (gerenciador de pacotes do Python).
  3. Instale as seguintes bibliotecas em Python: OpenAI, LlamaIndex, PyPDF2 e Gradio.
  4. Gere uma chave de API.
  5. Compile seus dados de treinamento e coloque-os em uma única pasta.
  6. Escreva seu script Python (você pode encontrar modelos para isso online).
  7. Salve o script na sua pasta de dados de treinamento.
  8. Execute o script, que treinará o ChatGPT em seus dados.

A lista de etapas acima é um pouco simplificada, mas se quiser usar esse método, você pode encontrar guias mais detalhados online. No entanto, como observado anteriormente, esse não é um bom método a ser usado, a menos que você esteja familiarizado com codificação em Python. E mesmo assim, não é necessário, a menos que você queira que seu treinamento seja altamente específico de alguma forma.

Aprenda mais segredos de marketing digital com MidiaPro

Agora que você entende como funciona o treinamento ChatGPT, pode começar a usá-lo para melhorar suas práticas de negócios. Claro, treinar ChatGPT é apenas uma maneira de melhorar seu sucesso comercial e de marketing. 

Se você quiser aprender mais maneiras de otimizar seu marketing e gerar mais receita, procure a ajuda de especialistas. Você pode fazer isso conferindo mais conteúdo útil aqui mesmo no blog MidiaPro.

Como treinar o ChatGPT para os dados da sua empresa ou estilo de escrita

Mais de 100 ferramentas de blog para 2023, categorizadas (+ dicas de especialistas)(Abre numa nova aba do navegador)

Coloque sua empresa no Google Maps com este processo de três etapas(Abre numa nova aba do navegador)

Como usar o ChatGPT para marketing digital (6 casos de uso)(Abre numa nova aba do navegador)

O que é chatbots? Conheça o Guia Abrangente para Chatbots(Abre numa nova aba do navegador)

Marketing de mídia social x marketing digital: qual é a diferença e qual é melhor para o seu negócio?

Quando você faz parceria conosco para nossos serviços de marketing digital, ajudaremos você a aumentar suas classificações de pesquisa, tráfego do site, vendas e muito mais. Interessado em trabalhar com MidiaPro? Basta ligar para 21 97322-1936 ou entrar em contato on-line hoje mesmo!

assinatura jaobe antonio de oliveira e junior vargas

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!