Como usar o ChatGPT para marketing digital (6 casos de uso)

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Você está procurando ferramentas novas e inteligentes para agilizar seus processos de marketing digital? Você provavelmente já ouviu falar sobre o ChatGPT, o chatbot com inteligência artificial (IA) sobre o qual todos estão falando.

Se você está pensando em aproveitar o ChatGPT para o seu negócio, você veio ao lugar certo. Esta postagem no blog – escrita por um ser humano e não por IA – detalha como usar o ChatGPT para marketing digital.

Passaremos por esses tópicos, para que você entenda melhor esse chatbot e otimize para o seu negócio:

  • O que é o ChatGPT?
  • 6 melhores usos do ChatGPT para marketing digital
  • As limitações do ChatGPT

Enquanto estiver aqui, você pode assinar nosso boletim informativo, Midiapro News, para se manter atualizado sobre as ferramentas de marketing digital mais recentes e como usá-las!

O que é o ChatGPT?

Atualmente, o ChatGPT é um chatbot gratuito desenvolvido pela OpenAI usando processamento de linguagem natural. O ChatGPT permite que você interaja com ele usando uma conversa humana. Ele pode responder às suas perguntas e escrever códigos e ensaios.

O ChatGPT usa aprendizado por reforço com feedback humano (RLHF) como outra camada de treinamento. O RLHF dá feedback humano para ensinar o chatbot a seguir instruções e fornecer respostas úteis para as pessoas.

Como usar o ChatGPT no marketing digital

Aqui estão seis melhores usos do ChatGPT no marketing digital:

  1. Marketing de conteúdo
  2. Marketing de e-mail
  3. Pesquisa inicial de insights do consumidor
  4. Personalização
  5. Otimização para mecanismos de busca (SEO)
  6. Chatbots

Vamos a cada um:

1. Marketing de conteúdo

Escritores e profissionais de marketing de conteúdo não precisam se preocupar com o fato de o ChatGPT assumir o controle de suas carreiras. Em vez disso, eles podem usar este chatbot como assistente. Veja como usar o ChatGPT para criação de conteúdo:

  • Gerar ideias de tópicos
  • Auxiliar no desenvolvimento de uma lista de perguntas frequentes
  • Pesquise sobre um determinado assunto

Gerar ideias de tópicos

Se precisar de ajuda para desenvolver novos tópicos para marketing de conteúdo, você pode usar o ChatGPT para sugestões. Você pode perguntar sobre tópicos amplos ou solicitar tópicos específicos para seu público, fornecendo mais detalhes sobre suas personas de comprador.

Como usar o ChatGPT para marketing digital (6 casos de uso)

Auxiliar no desenvolvimento de uma lista de perguntas frequentes

Você está desenvolvendo uma seção de perguntas frequentes (FAQs) para o seu site? Peça ao ChatGPT para sugerir tópicos de perguntas frequentes relevantes para o seu negócio. Faça perguntas de acompanhamento se precisar refinar sua lista.

Pesquise sobre um determinado assunto

O ChatGPT também pode ajudar na sua pesquisa sobre um tópico específico. Por exemplo, digamos que sua loja de animais de estimação precise criar uma postagem de blog sobre um tópico relevante com o qual você não esteja muito familiarizado. Você pode pedir ao ChatGPT para fornecer informações preliminares.

Como usar o ChatGPT para marketing digital (6 casos de uso)

2. E-mail marketing

Você já excluiu um e-mail porque a linha de assunto parece irrelevante? Você não está sozinho – 47% dos destinatários de e-mail abrem e-mails com base apenas na linha de assunto.

Use o ChatGPT para inspiração de linha de assunto de e-mail. Se precisar de ajuda para começar a escrever o conteúdo do boletim informativo, você também pode usar o ChatGPT para cópia. Certifique-se de revisar a saída do AI para:

  • Precisão
  • Relevância com seu público
  • Tom e voz da marca

Editar as sugestões do ChatGPT é uma excelente ideia para adequar o seu copy ao tom da sua marca. Por exemplo, se a voz da sua marca for amigável, considere usar emojis na linha de assunto.

Você também pode aproveitar o uso do ChatGPT perguntando por que ele faz certas coisas. Por exemplo, por que ele usa pontos de exclamação? Por que ele estrutura o conteúdo do e-mail de uma certa maneira?

Quer aprender os fundamentos do e-mail marketing? Leia o artigo em destaque ao lado.

3. Pesquisa inicial de insights do consumidor

Você precisa obter uma visão geral sobre seus clientes e prospects? O ChatGPT pode coletar dados da web sobre seus clientes atuais e potenciais com base em relatórios e artigos publicados.

Como usar o ChatGPT para marketing digital (6 casos de uso)

Ele extrai dados de diferentes fontes – desde a indústria e relatórios de pesquisa de mercado publicados até artigos de notícias nos quais foi treinado. No momento em que este livro foi escrito, o chatbot inclui apenas fontes de 2021 e anteriores.

Certifique-se de especificar a natureza do seu negócio e sua localização. Instrua o ChatGPT a citar suas fontes, para que você possa verificar a precisão.

Você também deve observar que os insights gerados pelo ChatGPT não são novos. Ele pode fornecer a você um bom histórico, mas você deve realizar mais pesquisas de mercado usando pesquisas ou sua pilha de martech.

4. Personalização

Com 72% dos consumidores afirmando que só se envolvem com mensagens personalizadas, é crucial empregar táticas de personalização para se destacar entre seus concorrentes.

Considere usar o ChatGPT para obter ajuda na criação de mensagens para seus diferentes segmentos de clientes. Aqui estão algumas dicas:

  • Defina o contexto mencionando suas ofertas e suas propostas de venda exclusivas. Forneça detalhes como seus produtos e suas formas de entregas. Se você vende muffins de chocolate assados ​​diariamente e em pequenos lotes, adicione esses detalhes ao conversar com a IA.
  • Compartilhe detalhes sobre seus diferentes segmentos de clientes. Descreva resumidamente cada segmento de cliente. Se o ChatGPT não retornou cópias satisfatórias, acompanhe com mais algumas informações e alguns pontos-chave que você deseja ver.
  • Indique os limites de caracteres de sua cópia, se houver. Informe ao ChatGPT que você está trabalhando com uma contagem limitada de caracteres.
  • Certifique-se de não compartilhar informações confidenciais. Para melhorar seus sistemas, o ChatGPT possui treinadores de IA que podem revisar as conversas. Certifique-se de não deixar informações confidenciais ou sensíveis!

5. SEO

Assim como os escritores, os profissionais de SEO podem ver o ChatGPT como uma ferramenta em vez de uma ameaça. Veja como usar o ChatGPT para SEO:

Vamos a cada um:

pesquisa de palavras-chave

Os profissionais de SEO podem usar o ChatGPT para pesquisa de palavras-chave. Você também pode solicitar palavras-chave de longo prazo relevantes para o seu negócio.

Aviso: o ChatGPT não está conectado à Internet, portanto, pode não fornecer as palavras-chave mais recentes. Conforme as perguntas frequentes do ChatGPT da OpenAI, ele tem “conhecimento limitado do mundo e dos eventos após 2021 e também pode ocasionalmente produzir instruções prejudiciais ou conteúdo tendencioso”.

Para garantir que você esteja usando as palavras-chave mais recentes e relevantes, complemente sua pesquisa de palavras-chave com ferramentas como rapidtags. O rapidtags é uma ferramenta gratuita de sugestão de palavras-chave que fornece informações sobre as palavras-chave que seu público-alvo está procurando.

Entendendo a intenção de pesquisa

A intenção de pesquisa é a razão pela qual um usuário realiza uma pesquisa. A página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) pode fornecer uma ideia da intenção de pesquisa dos usuários. Você pode usar o ChatGPT como um assistente do tipo Jarvis para ajudá-lo a identificar e analisar a intenção de pesquisa.

Veja esta conversa com a IA sobre a intenção de pesquisa da palavra-chave de cauda longa “linguiça vegana feita com ingredientes integrais”. A maioria das páginas de classificação nas SERPs são receitas de salsichas veganas.

O ChatGPT, no entanto, acrescentou que também pode ter intenção transacional. Ele também adicionou outras coisas que o pesquisador poderia estar procurando, para ajudá-lo a identificar a próxima intenção de pesquisa. A próxima intenção de pesquisa é o que um usuário pesquisa após encontrar a resposta para sua primeira consulta de pesquisa.

Como usar o ChatGPT para marketing digital (6 casos de uso)

Geração de título de SEO

Os profissionais de marketing digital também podem usar o ChatGPT para sugerir títulos de SEO com base nas palavras-chave e em suas intenções.

Tome essas recomendações com um grão de sal, no entanto. Provavelmente, seus concorrentes estão tentando classificar para as mesmas palavras-chave, para que possam usar os mesmos títulos de SEO sugeridos por uma IA. É uma boa prática editar e melhorar as sugestões do ChatGPT.

esboço de conteúdo de SEO

À medida que a popularidade do ChatGPT cresce, mais empresas usarão essa IA para criar uma postagem de blog inteira ou conteúdo de SEO. As consequências são duplas:

  1. O conteúdo do seu site provavelmente será semelhante ao do seu concorrente: você pode evitar isso usando o ChatGPT como um criador de esboço de conteúdo e adicionando seções que você considera importantes.
  2. Todo o conteúdo online gerado pelo ChatGPT carece das informações mais recentes : o ChatGPT é treinado com informações publicadas a partir de 2021 e mais antigas até o momento em que este artigo foi escrito. Portanto, pode não gerar conteúdo com as últimas informações úteis para o seu público. Se você deseja publicar conteúdo escrito pelo ChatGPT, verifique sua precisão e edite-o.

Mecanismos de busca, como o Google, não irão penalizá-lo automaticamente por usar conteúdo gerado por IA. Em sua orientação sobre conteúdo gerado por IA publicada em fevereiro de 2023, o Google disse que o uso apropriado de IA ou automação não é contra suas diretrizes. Por “apropriado”, significa que o conteúdo não deve ter como objetivo manipular as classificações de pesquisa.

No mesmo documento, no entanto, o Google destacou a importância do conteúdo original e de alta qualidade, mostrando conhecimento, experiência, autoridade e confiabilidade (EEAT) para classificação nas SERPs.

Uma IA que refaz as informações publicadas não pode criar peças que demonstrem experiência, certo? A Pesquisa Google detecta conteúdo de baixa qualidade escrito por humanos e IA há anos, para que seus sistemas possam determinar conteúdo útil.

6. Chatbots

Você pode integrar o ChatGPT ao seu chatbot para que ele responda às perguntas de forma natural, melhorando assim a experiência do cliente. Você precisará de uma conta no OpenAI, o criador do ChatGPT, para começar.

Limitações do ChatGPT

O ChatGPT é uma ferramenta que pode executar várias tarefas e ajudar nos seus esforços de marketing digital. Como outras ferramentas, tem limitações.

Ele não está conectado à Internet e não pode aprender coisas novas, a menos que as informações façam parte de seus dados de treinamento. Se você precisar de respostas sobre tópicos relativamente novos (2022 e mais recentes), o ChatGPT pode não gerar soluções corretas ou não fornecer as informações mais recentes.

Você também pode encontrar conteúdo tendencioso do ChatGPT, porque ele pode ter sido treinado com dados tendenciosos. A OpenAI recomenda que os usuários cliquem no botão “Thumbs Down” para fornecer feedback de que a resposta está incorreta ou tendenciosa.

Aproveite o poder da IA ​​com especialistas em marketing digital

O ChatGPT e outras IAs são ferramentas úteis de marketing digital para o seu negócio. Se você precisar de ajuda com suas estratégias de marketing digital, incluindo SEO, marketing de conteúdo e marketing por e-mail, a MidiaPro pode ajudar.

Somos uma equipe de especialistas em marketing digital com mais de 5 anos de experiência que nenhuma IA pode igualar. Comprometidos com a entrega de resultados que afetam os resultados financeiros de nossos clientes, receita para nossos clientes.

Entre em contato conosco on-line para falar com um estrategista sobre nossos serviços e ferramentas de marketing digital!

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