Você sabia que 70% dos usuários do Pinterest dizem que descobrem novos produtos através do Pinterest? Essa plataforma de mídia social ajuda as pessoas a encontrar seus produtos, aprender sobre eles e fazer uma compra.
Mas se você não está familiarizado com como vender no Pinterest, pode se sentir sobrecarregado com a ideia de tentar promover seus produtos por meio da plataforma.
Com este guia para vender no Pinterest, você pode aprender como vender mais produtos e aumentar sua receita ano após ano com o gigante da mídia social.
Continue lendo para saber mais sobre como usar o Pinterest para vender seus produtos e obter cinco dicas para usar o Pinterest para vender produtos com mais eficiência!
Como vender no Pinterest: 4 passos para vender itens no Pinterest
Se você deseja começar a usar o Pinterest para vender produtos, siga estas quatro etapas para lançar sua estratégia:
1. Crie sua conta comercial do Pinterest
Para começar a vender no Pinterest, você precisa criar sua conta. Você vai querer criar uma conta comercial do Pinterest para ter acesso a todos os ótimos recursos comerciais que o Pinterest oferece, como análises e relatórios dos principais pinos.
Você pode criar sua conta usando seu perfil pessoal para criar uma página comercial ou criar uma conta comercial independente.
2. Carregue produtos no Pinterest
Depois de criar sua conta comercial do Pinterest, a próxima etapa para usar o Pinterest para vender produtos é fazer o upload de seus produtos.
Se você hospedar seu site por meio de plataformas como Squarespace e Shopify , você achará esta etapa extremamente fácil, pois ambos os construtores de sites oferecem integração com o Pinterest. Essas plataformas permitem sincronizar seu site e a conta do Pinterest para que você possa transferir dados críticos de produtos para o Pinterest.
Se você estiver usando um host de site que não tenha integração com o Pinterest, poderá adicionar seus produtos usando um catálogo de produtos na forma de uma planilha. Esta planilha deve conter dados valiosos sobre seus produtos, incluindo:
- ID do produto
- Título
- Descrição
- Link
- Link da imagem
- Preço
- Disponibilidade
3. Crie pins de produtos
Depois de ter a fonte de dados para seus produtos, é hora de criar seus pinos de produto. Pins de produto são o que as pessoas veem quando seus produtos aparecem no feed.
Esses pins exibem dados valiosos sobre seus produtos, incluindo:
- Informações sobre preços
- Disponibilidade
- Título do produto
- Descrição do produto
- Link para a página do seu produto
Você deseja criar pins para cada produto que deseja vender no Pinterest. Lembre-se de que alguns produtos podem não ser vendidos tão facilmente no Pinterest quanto outros produtos.
Take-Home Depot como um excelente exemplo – em sua página no Pinterest , eles promovem produtos como penteadeiras, ladrilhos e pingentes de luz. Todos esses são ótimos pinos, pois as pessoas podem prendê-los ao quadro se estiverem fazendo uma reforma em casa ou procurando redesenhar um espaço em sua casa.
O que você não verá no painel do Pinterest são produtos como fita isolante ou canos de PVC.
Mesmo que eles vendam esses produtos, eles não são relevantes para os usuários do Pinterest. Portanto, ao adicionar pinos de produtos ao seu site, lembre-se de que eles terão um bom desempenho na plataforma social.
4. Crie quadros
A última etapa de como vender no Pinterest envolve a criação de painéis.
Ao carregar todos os pins de produtos, você terá dezenas de pins espalhados pelo seu perfil. Se você deseja que as pessoas comprem através do seu perfil do Pinterest sem problemas, você precisa criar painéis.
A criação de painéis facilitará a organização de seus produtos, facilitando a compra de seus produtos pelos visitantes. Você deseja criar várias categorias de produtos relevantes que possam abranger todos os pinos em seu site.
Você pode incluir pinos em mais de uma placa se eles se enquadrarem em várias categorias.
Por exemplo, uma obra de arte pode caber em suas placas “Decoração de parede” e “Decoração de quarto”.
Você vai querer criar quadros com cabeçalhos de categorias amplas para poder incluir vários produtos em cada quadro. Geralmente, quando você cria painéis, deseja apenas postar seu próprio conteúdo para manter o foco do público.
Haverá oportunidades em que você poderá fixar o conteúdo de outras pessoas em sua página, como se alguém comprar seu produto e enviar uma foto dele para o Pinterest.
Você pode adicionar esse pin ao seu quadro para mostrar seu produto em ação – incentivando mais pessoas a conferir o pin do produto e visitar seu site.
5 dicas para vender produtos no Pinterest
Agora que você já sabe como configurar sua conta e começar a usar o Pinterest para vender produtos, vejamos como você pode fazer mais vendas através do Pinterest:
1. Segmente palavras-chave em seus pins
Se você quiser saber como vender no Pinterest de forma eficaz, comece segmentando palavras-chave em seus pinos de produto. Quando as pessoas procuram conteúdo no Pinterest, elas estão pesquisando usando palavras-chave relevantes.
Se você deseja que as pessoas encontrem seus produtos, deve otimizar seus pinos para palavras-chave. Para encontrar palavras-chave relevantes para seus pins, use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como https://rapidtags.io/generator.
Você pode inserir a palavra-chave do seu produto e encontrar dezenas de palavras-chave relevantes para suas listagens.
Por exemplo, digamos que você venda materiais de artesanato. Se você digitar a palavra-chave “fio de tricô roxo”, verá muitas ótimas sugestões de palavras-chave para os pins de seus produtos.
Assim como a otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) , você deve se concentrar em palavras-chave de cauda longa contendo três ou mais palavras. Embora seja ótimo classificar para uma palavra-chave como “fio roxo”, você terá muita concorrência.
Em vez disso, a classificação para uma palavra-chave como “fio de tricô roxo brilhante” é mais específica, o que pode aumentar suas chances de classificação mais alta na pesquisa e alcançar tráfego mais qualificado com seus pinos.
2. Otimize os pinos para pesquisa
Ao usar o Pinterest para vender produtos, você deseja garantir que as pessoas possam encontrar seus produtos quando pesquisarem. Além de otimizar para palavras-chave, você também deve seguir outras práticas recomendadas de SEO para ajudar seus pinos a aparecerem em resultados de pesquisa relevantes.
Aqui estão duas práticas recomendadas de SEO que você deve seguir:
- Use texto alternativo em suas imagens: o texto alternativo fornece ao seu público informações sobre a imagem, caso ela não carregue. Seu texto alternativo deve descrever a imagem e pode incluir sua palavra-chave principal para indicar relevância.
- Crie títulos de produtos descritivos: com os títulos de seus produtos, você deseja fornecer uma descrição precisa de seu produto. Você deseja incluir sua palavra-chave principal e todos os detalhes descritivos importantes, como cor ou tamanho.
Forneça uma descrição informativa: além de um título descritivo do produto, você também deseja incluir uma descrição informativa. Ele fornece contexto para sua listagem de produtos e oferece uma oportunidade para você integrar palavras-chave mais relevantes.
3. Crie alfinetes que se destacam
Ao usar o Pinterest para vender produtos, você compete com dezenas de empresas para mostrar o que oferece. Toda empresa usa fotos para mostrar suas ofertas – criando o desafio de se destacar da multidão.
Então, se você quer que as pessoas percebam seus pins quando você está vendendo itens no Pinterest, você deve criar pins que se destaquem dos demais.
Mas como você faz com que seus pins se destaquem no feed do seu público? Uma das melhores maneiras de criar pins atraentes é usar fotos de alta qualidade.
Fotos com alta resolução se destacam no feed do usuário pela qualidade da foto. Você também pode usar cores vivas para destacar suas fotos.
Você também pode destacar seus produtos tornando-os o ponto focal da imagem. Vamos pegar o exemplo de cima.
Dois outros pinos no feed têm muitos elementos de distração, como pessoas e objetos que se afastam do arco de balões.
Com o arco de cores vivas, o foco está no produto e tem o mínimo de distrações.
4. Tente promover pins
Se você deseja começar a vender no Pinterest, tente promover pins .
A promoção de pins é uma opção de publicidade paga que permite que você coloque seus pins na frente de leads mais relevantes.
Obtenha mais detalhes sobre como funciona a publicidade no Pinterest no vídeo abaixo.
Quando você usa o Pinterest para vender produtos, os pinos promovidos são um dos melhores tipos de anúncios do Pinterest que ajudam você a ganhar mais vendas, permitindo que seus produtos apareçam mais alto nos feeds de pesquisa.
Seus pins também podem aparecer nos feeds de pessoas que se encaixam no seu público-alvo. Você pode promover seus pins seguindo estas etapas:
- Entre na sua conta do Pinterest
- Clique em Anúncios na parte superior da tela
- Clique em Criar anúncio
- Selecione o pin que deseja promover
- Revise seus pinos selecionados
- Adicione ou edite detalhes sobre seu pin, como nome ou URL de destino (opcional)
- Lance seus anúncios
É isso! Depois de lançar seus anúncios , você pode monitorar o desempenho deles para ver se os pinos selecionados alcançam efetivamente as pessoas interessadas em seus produtos.
5. Analise o desempenho do pino
Se você quiser saber como vender produtos no Pinterest de forma eficaz, certifique-se de analisar o desempenho do seu pin. Deixar de monitorar o desempenho de seus pinos torna seus esforços inúteis – já que você nunca saberá o que funciona e o que funciona.
É essencial que você aprenda com seus pinos atuais em sua página, para que possa ver qual conteúdo ressoa com seu público. Você pode monitorar métricas críticas como:
- Alfinetes superiores
- Placas superiores
- Noivado
- impressões
- Visitas à sua loja
Com esses dados, você terá uma ideia de quais partes da sua estratégia do Pinterest funcionam. Você pode descobrir que um quadro específico atrai muito engajamento, o que indica um alto interesse.
Por outro lado, você pode descobrir que o estilo de imagem ou a qualidade de outro alfinete atrai muito interesse. A partir dessas informações, você pode tomar decisões acionáveis que movem sua estratégia do Pinterest na direção certa para gerar sucesso.
Como vender no Pinterest: faça parceria com uma empresa de marketing de mídia social
Vender no Pinterest é uma excelente maneira de sua empresa promover seus produtos e alcançar pessoas que desejam comprá-los.
Se você não sabe por onde começar com sua estratégia do Pinterest, a MidiaPro pode ajudar.
Temos uma equipe de especialistas em marketing de mídia social prontos para ajudá-lo a lançar sua estratégia. Sabemos como traçar estratégias que geram resultados para nossos clientes. Nos últimos cinco anos, geramos mais de R$ 10 milhões em receita e mais de 1,8 milhões de leads para nossos clientes.
Com nossos serviços de publicidade no Pinterest, podemos ajudá-lo a promover seus pins para alcançar mais pessoas e gerar mais vendas.
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