complexidade da IA limita sua evolução

complexidade da IA limita sua evolução

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Ricardo Mucci, CEO da Cisco no Brasil, acredita que a complexidade da inteligência artificial tem “limitado um pouco sua evolução”. Durante o evento Zero Outage, organizado pelo Itaú com a Zois nesta quarta-feira, 9, o executivo afirmou que existem vários pontos para se racionalizar ao aplicar IA em uma operação empresarial.

“Hoje, fazer a gestão do modelo de ChatGPT para pessoa física é simples. Mas quando o executivo coloca IA em aplicações corporativas, mais robustas, é outro jogo. É outra complexidade. Existe compliance, gestão de modelos, gestão de controle, aplicação de segurança. A estratégia da companhia”, disse o executivo.

Mucci acredita ainda que esta tecnologia é para todas as corporações um “all-in” (termo do pôquer para ‘apostar tudo’). Mas lembra que, em uma pesquisa recente da empresa com CIOs brasileiros, 97% dos líderes disseram que precisam ter modelo IA aplicada, mas apenas 18% estão prontos para o próximo passo.

Por isso, o CEO da Cisco reforça que as grandes empresas precisam aperfeiçoar “cada vez mais a utilização IA”. Em sua visão, com a atual complexidade da tecnologia se torna “humanamente impossível fazer uma gestão” de tecnologias “sem o uso da IA”. Deu como exemplos, a estrutura de rede WAN, datacenters, gestão de Wi-Fi (olhar o que tem de interferência em radiofrequência) e gestão de segurança.

“IA é vital para o modelo de gestão e inovação. Quando olhamos as grandes corporações e saímos do modelo de IA para pessoa física [como o ChatGPT] e vamos para o modelo de aplicações corporativas a complexidade disso é muito maior”, afirmou o CEO da fornecedora.

O vice-presidente da GFT, Jonatas Leandro, afirmou que a dificuldade para gestores de tecnologia (vide CIOs) na inteligência artificial não é decidir como investir, mas o que não vai fazer em inteligência artificial. Leandro afirmou que o ciclo de desenvolvimento em IA pode trazer economia e efetividade nas áreas, mas é preciso ter as ações certas.

“O CIO tem oportunidade de negócio, mas tem uma capacidade (de mão de obra) limitada, um orçamento limitado e, nesse sentido, ele precisa entender o que fazer adiante para o seu cliente”, explicou o executivo da consultoria de negócios, ao reforçar que o uso da inteligência artificial é para facilitar.

Práticas em IA

Pela Vivo, o CRO Alex Salgado diz que a inteligência artificial possibilitou à banda larga fixa residencial ter mais disponibilidade e melhor experiência para o cliente. Isso porque os equipamentos que estão na casa dos clientes começam a medir dados que até então a operadora não conseguia.

“Hoje tenho um agente dentro de cada um dos equipamentos que responde por 6 milhões de conexões. Nós conseguimos contabilizar 30 parâmetros simultâneos”, explicou Salgado. “Com a modelagem de inteligência artificial eu consigo prever em tempo real quando o cliente terá indisponibilidade, se uma impressora 2,4 GHz está degradando todo Wi-Fi e sugerir enviar um técnico para cabear a impressora. Entender se o consumidor está usando a frequência errada de Wi-Fi”, exemplificou.

Por sua vez, Andrea Fodor, CEO da Hitachi Vantara no Brasil, disse que tem usado IA em monitoramento e atendimento para ajudar 60 mil equipes monitorando 11 mil sites diferentes, o que permite uma resolução na faixa de 90% das ocorrências que são abertas e traz um ganho de 30% de produtividade.

Além disso, a executiva da empresa que dispõe de serviços como armazenamento, integração de sistema e gerenciamento de inteligência de dados, afirmou que tem ajudado seus clientes a adotar modelos de inteligência artificial para gerir grids de energia ou ter um modelo ideal de custo de energia.

Imagem principal: Executivos em painel de C-Level no Zero Outage, evento do Itaú com a Zois (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!