VocĂȘ tambĂ©m fica sĂł imaginando como serĂĄ o novo ambiente grĂĄfico do Pop!_OS, curioso pelas novidades e querendo testar? O novo COSMIC escrito em Rust ainda nĂŁo chegou nem no seu primeiro Alpha oficial, mas isso nĂŁo vai nos impedir de explorar vĂĄrias coisas muito legais que a System76 decidiu incorporar no sistema.
Em tempos recentes, a criação de um ambiente de trabalho como o COSMIC é uma novidade interessante, por poder tirar proveito dos erros do passado e usar como exemplo vårias coisas que jå foram criadas e testadas em outros ambientes, incorporando só o que realmente funciona.
à um desafio grande, especialmente se a gente lembrar que a própria Canonical, uma empresa bem maior que a System76, acabou abandonando o Unity do Ubuntu hå alguns anos, serå que a System76 tem força para um tão projeto audacioso, mesmo ao longo prazo?
Como testar o novo COSMIC no seu computador
Com certeza muito trabalho é colocado no COSMIC, e como tudo é de código aberto, a gente pode compilar os softwares a partir do código-fonte e dar uma espiada no que jå foi feito, algo que demandou algumas horas lendo a documentação e trabalhando na compilação.
Se vocĂȘ quiser fazer vocĂȘ mesmo os testes e ver em primeira mĂŁo o COSMIC antes mesmo do Alpha, existem dois possĂveis caminhos para seguir.
Pode usar o repositĂłrio COSMIC Epoch, disponĂvel no Github, nele vocĂȘ precisa usar o Pop!_OS atual, instalar algumas dependĂȘncias, compilar uma bela quantidade de pacotes, essa parte demora bastante, especialmente se vocĂȘ nĂŁo tiver um PC muito bom, habilitar algumas units no systemd e habilitar o Wayland.
Tivemos problemas com alguns pacotes usando o Pop!_OS, então encontramos um meio mais fåcil. Utilizamos o Fedora Silverblue, a versão imutåvel do Fedora, que jå tem uma imagem do COSMIC pré-alpha no repositório do Universal Blue.
Mas se vocĂȘ nĂŁo quiser se dar ao trabalho, atĂ© porque Ă© tudo muito instĂĄvel e relativamente incompleto, vejamos juntos como o COSMIC estĂĄ funcionando atĂ© agora, e alguns dos principais recursos.
Primeiros passos com o novo COSMIC
Em primeiro lugar, a gente pode apreciar o fato do COSMIC estar rodando no Fedora, a System76 jå deixou bem claro que estå construindo o COSMIC para não ficar preso ao Pop!_OS, e além do Fedora, algumas outras distros, como o Nix, jå estão empacotando os novos COSMIC Apps.
Existe muita coisa para se mostrar e falar, é todo um ambiente gråfico, então selecionamos algumas coisas mais interessantes. Essa aqui é a tela de login, os elementos são centralizado e alinhados acima, com o usuårio à direita e alguns botÔes de controle à esquerda.


Logando, chegamos ao desktop, que por padrão tem uma distribuição de elementos que imita o COSMIC atual do Pop!_OS, baseado em GNOME, com uma Dock na parte de baixo, e uma barra na parte superior.
Eles conseguiram manter a funcionalidade de elementos bĂĄsicos, o que bom, jĂĄ que nĂŁo causa confusĂŁo a usuĂĄrios regulares, mas essa Ă© a Ășnica coisa realmente igual ao Pop!_OS com o COSMIC baseado em GNOME.


O sistema estĂĄ em portuguĂȘs de Portugal no momento, mas a tradução para portuguĂȘs do Brasil deve acontecer em algum momento. O COSMIC tambĂ©m jĂĄ tem vĂĄrios aplicativos prĂłprios, como um editor de textos, um terminal, e atĂ© um gestor de arquivos, todos com uma certa consistĂȘncia visual e uma escolha de design diferente, com menus no cabeçalho, algo que nĂŁo Ă© tĂŁo comum de se ver. A Dock recebe janelas minimizadas como o macOS faz, alĂ©m de permitir o minimizar ao clicar no Ăcone do aplicativo.


As 7 coisas mais legais que descobrimos no novo COSMIC.
1 â A primeira Ă© a customização, dĂĄ para mudar basicamente tudo no COSMIC, mas nada parece excessivamente complicado, o prĂłprio painel de controle tem bem poucas opçÔes iniciais.
Na sessĂŁo de ambiente de trabalho, temos uma sessĂŁo de aspecto, onde temos o dark mode e light mode, tambĂ©m o accent color, algumas cores prĂ©-definidas, mas vocĂȘ pode colocar qualquer cor que vocĂȘ queira, incluindo mudar cores da prĂłpria interface, sem precisar aplicar temas.
Pode controlar o quĂŁo arredondados serĂŁo os cantos e os elementos, aplicar blur, pelo menos em teoria, isso Ă© uma das coisas que ainda nĂŁo estĂĄ funcionando, pode trocar temas de Ăcones e mudar os aplicativos padrĂŁo.


Toda a sessĂŁo de configuração tem botĂ”es de voltar ao padrĂŁo, extremamente Ăștil. TambĂ©m pode exportar e importar as configuraçÔes, ajudando muito a fazer backup da personalização visual do seu sistema, ou atĂ© compartilhar com outros usuĂĄrios.
2 â A gestĂŁo de desktops virtuais, pode acontecer de vĂĄrias formas.
Existem os nĂșmeros 1 e 2 na barra superior, eles representam as ĂĄreas de trabalho virtuais, a inspiração disso vem dos ambientes de Window Managers, que costumam usar esse padrĂŁo. Caso vocĂȘ nĂŁo queira um elemento assim no seu sistema, dĂĄ para tirar, tudo sĂŁo applets.


Mas essa Ă© sĂł uma das formas de lidar com desktops virtuais, eles sĂŁo dinĂąmicos, ao usar algum aplicativo no segundo desktop virtual, um terceiro Ă© criado. A orientação deles pode ser vertical ou horizontal, vocĂȘ escolhe.


Uma coisa que usuĂĄrios Linux gostam e que costuma existir apenas em Window Manager Ă© as ĂĄreas de trabalho virtuais poderem se expandir ou nĂŁo para outros monitores.
Tem muito design provisĂłrio ainda um deles estĂĄ no menu do sistema, que se chama Workspaces, ao clicar nele, vocĂȘ tem um preview das janelas e dos desktops virtuais, possivelmente essa sessĂŁo suportarĂĄ blur ou transparĂȘncia tambĂ©m.


3 â Para os amantes do terminal, pelos recursos que o COSMIC Terminal tem, consegue tomar o lugar do Tilix. AlĂ©m de ser minimalista, ele tem recursos de dividir a tela horizontal e verticalmente, alĂ©m das abas, com vĂĄrias configuraçÔes de cores e fontes.
Para ser mais completo, ele ainda poderia ter uma forma rĂĄpida de criar aliases de comandos, como o terminal do Deepin tem. Mas Ă© sempre bom lembrar que nĂŁo sĂł o COSMIC nĂŁo saiu, como todo software, mesmo depois da versĂŁo estĂĄvel, deve receber upgrades do futuro, entĂŁo tem muita coisa legal por vir.


Aproveitando que estamos no terminal, podemos aproveitar e fazer uma leitura de memĂłria, o sistema estĂĄ usando 1,8 GB de RAM, com 1,7 GB em cache, claro que esse Ă© o COSMIC no Fedora e nĂŁo no Pop!_OS, mas dĂĄ para ter uma ideia do consumo.


4 â Outra novidade que vale a pena mencionar Ă© a COSMIC App Store, a nova loja de aplicativos do sistema, ou seja, adeus loja AppCenter elementary OS, a solução usada atualmente.
Essa loja Ă© bem simples e minimalista, seguindo o design dos outros aplicativos, e ainda que visualmente ela possa ser mais chamativa, com banners talvez, e seleçÔes customizadas pelos desenvolvedores, aqui eles tiram mais uma lição da Apple. As categorias das lojas sĂŁo verbos, sĂŁo açÔes, para indicar o que vocĂȘ pode fazer com o seu computador usando tais aplicativos.


Na sessĂŁo criar, por exemplo, vocĂȘ encontra softwares como o GIMP, o design Ă© simples, com o botĂŁo de instalar bem destacado. Surpreendentemente, a pesquisa Ă© instantĂąnea, a lista muda conforme vocĂȘ digita.


O sistema suportarå Flatpaks e rodarå sobre o Wayland, aqui nesse Fedora, não estamos com o Flathub habilitado, por isso alguns resultados não aparecem ainda. A pågina de qualquer software abre instantaneamente e são raros os softwares não que não carregam figuras em questão de um ou dois segundos também. Nada mal para uma build antes mesmo no Alpha.
A loja tambĂ©m consegue lidar com aplicativos instalados e com as atualizaçÔes do sistema, aqui nĂŁo estĂĄ aparecendo nada, mas Ă© essa a organização planejada.Â
5 â Tudo Ă© customizĂĄvel no novo Cosmic, o conceito que eles adotam Ă© o de applets, ou seja, cada elemento que vocĂȘ vĂȘ na tela Ă© separado, Ă© a sua prĂłpria entidade. Isso nĂŁo Ă© uma novidade, de certa forma, vĂĄrios outros ambientes grĂĄficos sĂŁo assim no mundo Linux, praticamente todos, menos o GNOME, mas a forma com que a System76 organizou, tira um pouco da complexidade que existe em fazer esses ajustes.
Ao clicar com botão direito, na barra superior, por exemplo, vai te mostrar opçÔes, mas sem menus para remover coisas acidentalmente, nem encher a tela com configuraçÔes que podem confundir. Para fazer ajustes nos elementos, vamos até o aplicativo de configuraçÔes, na sessão de ambiente de trabalho, e depois nas opçÔes do ambiente.
Aqui tem vårias coisas, mas vamos focar na sessão de painéis e applets por hoje. Temos duas entidades, o Painel superior, a Dock, que fica na parte inferior. Se formos no painel, encontraremos opçÔes de design e estilo para ele.


Auto-ocultar, posição, monitor em que Ă© exibido, opção de deixar ele flutuante, transparĂȘncia, tamanho e as sessĂ”es de applets.
Podemos ver todos os elementos dispostos na barra superior e reordenar cada uma deles, o calendĂĄrio, por exemplo, estĂĄ no segmento central, se vocĂȘ quiser que ele fique do lado direito, Ă© sĂł arrastar para o segmento direito, e posicionar onde vocĂȘ achar melhor. Applets novos podem ser adicionados,e claro, vocĂȘ sempre pode redefinir os padrĂ”es com um clique.


O mesmo pode ser dito da dock, podemos configurar a aparĂȘncia e adicionar os applets do sistema, se vocĂȘ prefere alterar o volume pela dock, em vez de usar o painel superior, dĂĄ para fazer isso.Â
Enquanto o painel superior Ă© uma entidade que sempre precisa existir, ainda que ele pode ficar em lados diferentes da tela, e vocĂȘ possa replicar outras aparĂȘncias como um visual estilo Windows, a dock pode ser desligada completamente.


Essa flexibilidade significa que o COSMIC pode ter aparĂȘncias bem diferentes, e serĂĄ possĂvel ter mais um de um painel tambĂ©m, e mais applets devem ser criados, alĂ©m de eventualmente poder existir um repositĂłrio da comunidade, como as extensĂ”es do GNOME.
Existem jĂĄ alguns projetos da comunidade, como um aplicativo ou applet para controlar as ventoinhas do computador, estilos diferentes de menu e assim por diante.
Para a Dock ainda falta talvez um Ăcone de lixeira, e os Ăcones dos lançadores, menu e Pop launcher, como existe hoje em dia.
6 â Tem algumas outras coisas que ficamos em dĂșvida sobre como vĂŁo se desenrolar. Ao menos no momento, o COSMIC nĂŁo tem uma ĂĄrea de trabalho ativa, onde vocĂȘ pode criar pastas, atalhos de programas ou arquivos, como o GNOME padrĂŁo, mas isso Ă© algo que esperamos que seja implementado no futuro.
Se a gente observar o gestor de arquivos, que ainda é bem simples, a pasta de desktop nem sequer existe, então fica esse mistério para a gente descobrir em futuras builds quem sabe.
Mas uma preocupação legĂtima e realista Ă©: por mais legal que o COSMIC possa se tornar, ele ainda Ă© uma DE completamente nova. O GNOME continuarĂĄ sendo a mais popular comunidade de desenvolvedores no mundo Linux, o que significa que em sua grande maioria, os aplicativos sĂŁo usar GTK, LibAdwaita e coisas do tipo.
Essa flexibilidade significa que o COSMIC pode ter aparĂȘncias bem diferentes, e serĂĄ possĂvel ter mais um de um painel tambĂ©m, e mais applets devem ser criados, alĂ©m de eventualmente poder existir um repositĂłrio da comunidade, como as extensĂ”es do GNOME.
Existem jĂĄ alguns projetos da comunidade, como um aplicativo ou applet para controlar as ventoinhas do computador, estilos diferentes de menu e assim por diante.
Para a Dock ainda falta talvez um Ăcone de lixeira, e os Ăcones dos lançadores, menu e Pop launcher, como existe hoje em dia.
6 â Tem algumas outras coisas que ficamos em dĂșvida sobre como vĂŁo se desenrolar. Ao menos no momento, o COSMIC nĂŁo tem uma ĂĄrea de trabalho ativa, onde vocĂȘ pode criar pastas, atalhos de programas ou arquivos, como o GNOME padrĂŁo, mas isso Ă© algo que esperamos que seja implementado no futuro.
Se a gente observar o gestor de arquivos, que ainda é bem simples, a pasta de desktop nem sequer existe, então fica esse mistério para a gente descobrir em futuras builds quem sabe.
Mas uma preocupação legĂtima e realista Ă©: por mais legal que o COSMIC possa se tornar, ele ainda Ă© uma DE completamente nova. O GNOME continuarĂĄ sendo a mais popular comunidade de desenvolvedores no mundo Linux, o que significa que em sua grande maioria, os aplicativos sĂŁo usar GTK, LibAdwaita e coisas do tipo.
O que levanta a pergunta, como fica o visual dos aplicativos de outras interfaces no COSMIC? A diferença de design não incomoda tanto, ambos estão usando a mesma accent color, e o tom do preto é um pouco diferente, mas eles podem ficar ainda melhores.
O que levanta a pergunta, como fica o visual dos aplicativos de outras interfaces no COSMIC? A diferença de design não incomoda tanto, ambos estão usando a mesma accent color, e o tom do preto é um pouco diferente, mas eles podem ficar ainda melhores.


Se a gente for às configuraçÔes de estilo de aplicativos e ajustar os tons, eles ficam bem parecidos, com as diferenças de design ficando mais no estilo dos aplicativos em si. Caso façam os aplicativos GNOME mudarem de cor com os aplicativos do COSMIC, ficarå bem legal, infelizmente, não conseguimos instalar aplicativos do KDE para ver como eles se parecem aqui.
7 â E agora, sim, o recurso mais diferente do COSMIC, o sistema de auto-tiling. Ele permite organizar as janelas automaticamente, atualmente Ă© uma extensĂŁo do GNOME e funciona bem, apesar de ter um comportamento relativamente simples. No novo COSMIC Ă© outro nĂvel, praticamente qualquer um vai conseguir usar auto-tiling.
Primeiro a gente abre alguns aplicativos aqui, depois, a gente ativa o modo de auto-tiling usando o Ăcone na barra superior e as janelas jĂĄ vĂŁo se organizar sozinhas. O applet que faz essa gestĂŁo tem vĂĄrios recursos novos, como fazer a gestĂŁo somente em uma ĂĄrea de trabalho virtual ou em todas, isso quer dizer que vocĂȘ pode ter um desktop com tiling e outro com janelas flutuantes.


VocĂȘ tambĂ©m pode definir o comportamento que novos desktops virtuais terĂŁo, alĂ©m de receber dicas de que teclas de atalho pode usar para navegar pelas janelas. Nesse caso, a tecla super, ou tecla do Windows permite navegar pelas janelas abertas, e super+shift+setas permitem mudar o GRID.
Agora vocĂȘ pode tambĂ©m organizar tudo pelo mouse tambĂ©m, com lindas animaçÔes para te mostrar como o layout ficarĂĄ. Ă sĂł clicar numa barra de tĂtulo e começar a arrastar para ver todas as formas possĂveis de encaixar a janela no seu desktop, esse era um recurso legal do COSMIC GNOME, que ficou ainda melhor agora.


Para fazer uma pilha de janelas, basta segurar uma janela sobre a outra atĂ© a opção âStack Windowâ aparecer, agora as janelas vĂŁo ficar em abas, como se fosse o seu navegador de internet, mas com aplicativos do sistema. Para tirar uma janela da stack, Ă© sĂł clicar na aba e arrastar para fora.


Ainda faltam muitos ajustes a serem feitos, e apesar da gente jå poder ter uma noção de como as coisas devem ser, só teremos certeza quando a System76 lançar de fato a interface, algo que deve ocorrer nos próximos meses.
O COSMIC Ă© um projeto audacioso, criar uma nova interface pode ser algo complicado de manter no longo prazo, como aconteceu com o Unity do Ubuntu. Muita gente tem esse medo, justificĂĄvel, mas o que realmente vai acontecer Ă© difĂcil de prever.Â
Esta nĂŁo Ă© a primeira vez que testamos o novo COSMIC, confira nossa anĂĄlise ainda no inĂcio do desenvolvimento da distro e veja o que mudou desde entĂŁo!
Source link