Você está satisfeito com os resultados da sua empresa? Se eu fizer essa mesma pergunta para muitos empreendedores, a resposta será um sincero não!
Por um lado, esse é um bom sinal, pois mostra o desejo de se desafiar, conquistar novas possibilidades e sair da zona de conforto. De outro, pode ser um indício de que as oportunidades não estão sendo aproveitadas da melhor forma.
Nesses mais de 5 anos de experiência, já vi muita gente com acesso a inúmeros dados, mas que não consegue atingir resultados satisfatórios. Ao analisar o porquê disso acontecer, cheguei a algumas conclusões.
O segredo, muitas vezes, está em poder contar com uma visão externa e não enviesada dos processos — e aí entra a necessidade de entender o que é consultoria de Marketing Digital e por que contratá-la!
Afinal, como donos de um negócio ou líderes de Marketing, sempre devemos buscar maneiras mais eficientes de realizar as tarefas e aumentar as vendas. Então entenda melhor o conceito a seguir!
O que é uma consultoria de Marketing?
Antes de te explicar, na prática, quais são as atividades desenvolvidas por uma consultoria, é importante dar um passo para atrás! Isso inclui esclarecer o que é uma consultoria de Marketing Digital e o que pode trazer de frutos para sua empresa.
A consultoria funciona como qualquer modelo de consultoria, aconselhando as melhores ações rumo a metas e objetivos. Nesse caso, a contratada faz um diagnóstico completo das ações da sua empresa, analisando os pontos positivos e negativos, as oportunidades e os desperdícios.
O objetivo da consultoria é dar a você uma visão clara sobre como é possível alcançar um melhor desempenho nas estratégias. Desde o uso de ferramentas adequadas, passando pelas análises necessárias, até a implementação de novas ações.
Quando falo sobre uma consultoria de Marketing Digital, em especial, é essencial levar em conta que a maioria das pessoas utiliza a Internet como meio principal de procura de informações para guiar as decisões de compra.
É por essa razão que atuar com as estratégias digitais apropriadas se torna essencial para qualquer empresa hoje em dia!
E você já deve ter percebido isso no ambiente corporativo: é muito mais difícil alguém de dentro da empresa, que vive o dia a dia, enxergar erros, falhas e oportunidades.
Afinal, é normal que passemos a naturalizar uma série de problemas ao conviver com eles todos os dias, além de ter uma visão excessivamente “setorizada”.
Então o trabalho de uma consultoria de Marketing Digital ajuda a:
- Visualizar as possibilidades de forma mais integral e holística;
- Reconhecer oportunidades de implementar inovação e tecnologia;
- Apontar quais ferramentas são mais adequadas para o seu contexto;
- Reconhecer os problemas com mais facilidade, a partir de uma análise minuciosa das suas estratégias;
- Desenvolver o seu time para que ele esteja mais atualizado em relação ao mercado e consciente sobre as melhores práticas, etc.
Ou seja: com uma consultoria, você terá o apoio de profissionais mais experientes para fazer com que todo o projeto de Marketing Digital se desenvolva com um risco muito menor — ou com uma probabilidade de acerto muito maior!
Como funciona a consultoria de Marketing Digital?
Uma consultoria de Marketing Digital pode consistir em um único profissional consultor ou em uma equipe especializada. O importante é que a contratada tenha expertise suficiente para identificar quais métricas, processos e outros pontos devem ser melhorados.
Geralmente, a consultoria segue etapas:
- Avaliação inicial: começa com uma análise detalhada da presença digital atual da empresa, incluindo seu site, mídias sociais, estratégia de conteúdo, investigação de problemas e resultados passados;
- Definição de objetivos: em seguida, são definidos objetivos claros e mensuráveis, como aumentar o tráfego do site, gerar leads ou melhorar as taxas de conversão;
- Estratégia personalizada: com os objetivos em mente, a consultoria deve te ajudar a criar uma estratégia sob medida, incluindo planos de conteúdo, campanhas de publicidade, SEO, reforço de marca, etc.;
- Implementação: a estratégia definida é, então, colocada em prática, com a criação de conteúdo, otimização do site, gerenciamento de campanhas… e o acompanhamento constante da consultoria de Marketing Digital;
- Acompanhamento e análise: o desempenho é monitorado de perto, com análises regulares dos resultados para ajustar e corrigir a estratégia se necessário (afinal, alcançar resultados em Marketing requer testes e mais testes!);
- Treinamento e capacitação: em alguns casos, a consultoria também pode fornecer treinamento para a equipe da empresa, capacitando-a para continuar a estratégia por conta própria.
Os serviços incluídos variam bastante, dependendo das necessidades da empresa, mas geralmente abrangem Marketing de Conteúdo, SEO, redes sociais e publicidade online.
Assim, a consultoria de Marketing Digital consegue ajudar a elaborar o plano estratégico com mais eficiência e alcançar maiores resultados!
Isso é feito sugerindo melhorias nas ações já existentes e propondo desenvolvimento de pontos não explorados anteriormente, para adequá-los às metas.
O acompanhamento externo permite chegar às soluções ideais para o seu negócio, atendendo ao nicho específico e aplicando as melhores práticas disponíveis no mercado.
A partir de cada atividade da consultoria de Marketing Digital, é possível personalizar as suas estratégias para alcançar o público-alvo certo e interagir com ele de maneira mais incisiva e eficaz!
Quais são os benefícios para sua empresa?
Como falei, contratar uma consultoria pode trazer diversas melhorias ao seu negócio. Vou me aprofundar em algumas das que considero mais importantes:
1. Diagnóstico de visão geral do negócio
Você já parou para pensar na quantidade de dados gerados, a cada dia, na Internet? As empresas podem (e devem) usar essas informações para alavancar suas ações e, assim, aumentar as vendas!
E há informações que só uma consultoria de Marketing Digital é capaz de identificar com mais rapidez e eficiência, pelo nível de expertise e foco no tema. Por exemplo:
Se você não consegue chegar a essas respostas, é bom confiar na análise de profissionais!
A Internet fornece todos os dados que você precisa para entender o seu negócio, mas nem todos os números em relatórios emitidos pelos softwares, por exemplo, podem ajudá-lo. Afinal, se você não souber o que eles representam, o excesso de dados mais atrapalha do que ajuda!
É preciso saber interpretar os dados e aplicá-los em uma estratégia efetiva.
Além disso, a consultoria de Marketing Digital também pode fazer um levantamento mais detalhado da sua concorrência, cenário do mercado e perfil do público-alvo.
Tudo isso permite uma visão abrangente e, ao mesmo tempo, super detalhada sobre todos os aspectos que influenciam a sua estratégia de Marketing!
2. Especialistas nas criações das campanhas
Você já ouviu falar na síndrome do pato? O pato é um animal que consegue andar, nadar e até voar. Porém, ele anda de forma desajeitada, nada bem devagar e voa muito mal — e isso também é visto nas empresas…
Se você é dono ou líder de uma empresa, certamente desempenha diversas funções e tem muitas demandas. Os responsáveis por várias tarefas fazem um pouco de tudo, mas não conseguem dar a atenção e alcançar os resultados que especialistas no tema conseguem.
Por outro lado, um dos benefícios da consultoria de Marketing Digital é, justamente, contar com a ajuda de especialistas para fazer aquilo que você ou seu time não dominam totalmente.
Os profissionais são altamente capacitados, têm contato com empresas em diversos cenários e, por esse ser o seu core business, vivem em busca de novos treinamentos e conhecimentos para criar as melhores estratégias de Marketing possíveis!
3. Opinião de fora da sua empresa
Já comentei aqui que é muito mais difícil reconhecer um erro quando se convive com ele todos os dias — esse cenário é comum em qualquer empresa!
Por isso, a solução, muitas vezes, está em buscar uma opinião de fora, que traz imparcialidade e uma visão mais holística.
Sem vínculo direto com a empresa e outros colaboradores, os consultores são capazes de se desligar de aspectos como ego, apego e paixão, comuns a quem cria as estratégias.
Esses sentimentos geralmente têm um efeito que acaba atrapalhando o processo de tomada de decisões e, por consequência, prejudica os resultados!
4. Investimento que garante resultados
Contratar uma consultoria de Marketing Digital não é um gasto, mas sim um investimento com garantia de retorno!
Isso porque, para a sobrevivência do seu negócio, a empresa consultora precisa provar a eficácia do próprio trabalho. Portanto, vai se empenhar totalmente no que pode ser melhorado na sua empresa.
Essa abordagem se traduz, em termos de negócio, em um ROI (Retorno Sobre o Investimento) muito mais positivo!
5. Trabalho que otimiza a sua equipe
Uma das vantagens em contratar uma consultoria de Marketing Digital é poder contar com um trabalho especializado, agregando qualidade e inovação ao trabalho da sua equipe interna.
Sabemos que um time de Marketing Digital reduzido — cenário bastante comum nas empresas — nem sempre consegue, diante de todas as urgências do setor, executar as atividades necessárias para evoluir as entregas constantemente.
É o que acontece na maioria das situações que já presenciei, seja pelo excesso de demanda, seja pela falta de ferramentas adequadas ou, até mesmo, pela falta de conhecimento em determinadas áreas.
Só que o trabalho conjunto da consultoria de Marketing Digital com o seu time interno permite acelerar o desenvolvimento e as conversões das campanhas online, porque atua lado a lado para guiar as ações e aproveitar as melhores oportunidades!
A sua equipe ainda tem liberdade para executá-las e acompanhá-las, mas também ganha tempo para se concentrar em outras estratégias e iniciativas de Marketing, já que não precisa aplicar tantos esforços em tantas áreas diferentes.
Esse é o melhor cenário de todos! Concorda?
6. Maior competitividade no mercado
A partir do momento em que a sua equipe de Marketing já sabe em quais estratégias investir e como otimizar os resultados, é só questão de tempo para sua marca se destacar no mercado.
E isso não é um luxo dispensável — é uma questão de sobrevivência para os negócios!
O público está cada vez mais exigente, mais informado e com mais opções. É preciso aproveitar o que a tecnologia pode oferecer para gerar mais vendas e proporcionar uma melhor experiência ao cliente.
E os seus concorrentes sabem disso tanto quanto você! Portanto, ao investir em uma consultoria de Marketing Digital, você descobre como alcançar potenciais clientes de forma mais eficaz e, então, dispara na frente da concorrência.
Por que contratar uma consultoria de Marketing Digital?
Contratar uma consultoria de Marketing Digital oferece economia de tempo e recursos, permitindo que a empresa atinja seus objetivos com eficiência.
Além dos benefícios em termos de expertise e estratégia, os consultores podem acelerar o processo, evitando erros comuns e direcionando os recursos para as técnicas mais eficazes.
Isso resulta em um retorno mais rápido sobre o investimento e uma presença online mais forte!
Essa especialidade ajuda a acelerar as mudanças dentro da sua empresa, o que pode ser observado em três situações:
Para implantar um setor de Marketing na sua empresa
O que acontece se a sua empresa sequer tem um setor de Marketing ativo? Em algum momento, você provavelmente vai sentir necessidade de inaugurá-lo!
Começar do zero é difícil, ainda mais sem referências em um mercado tão amplo e competitivo. E, em vez de iniciar um setor somente voltado para o Marketing tradicional, por que não inserir a cultura digital desde o início?!
A consultoria de Marketing Digital é capaz dizer quais funções precisam existir, como deve ser o fluxo de trabalho e o que esperar dos profissionais contratados. Ela também é capaz de indicar agências de comunicação quando isso for apropriado para o seu negócio!
Para ajudar a equipe de Marketing que já existe
Como já falei, contratar uma consultoria mostra que você quer melhorar o potencial da sua equipe e das entregas da empresa como um todo.
Mesmo que já tenha bons colaboradores, a visão de profissionais externos ajuda a focar em detalhes que podem ter passado despercebido e, ainda, mostrar oportunidades de inovação no mercado.
Além disso, quem trabalha muito com o Marketing tradicional geralmente tem dificuldade em se adaptar ao digital, o que torna a consultoria ainda mais útil nesses casos.
A análise de dados através de Business Intelligence, a escolha de influenciadores digitais para divulgar a sua marca e as métricas em e-commerce são exemplos de assuntos que podem ser explorados.
Afinal, uma consultoria não tem a ver só com a entrada no Marketing Digital. Ela tem a ver com o objetivo de solucionar um problema!
Empresas enfrentam um desafio extremamente complexo, que é o crescimento. Crescer é algo difícil, é desafiar o status quo, é desafiar a zona de conforto.
E, à medida que o negócio vai crescendo, desafios novos, nunca antes vistos, vão surgindo a cada degrau. Sempre que a gente progride, encontra uma nova dificuldade que exige novos pontos de vista, novas habilidades, novas experiências, novas ferramentas, uma nova organização de time… e por aí vai.
E uma consultoria serve para diagnosticar o contexto e propor soluções para que cada problema seja resolvido e para que cada oportunidade seja aproveitada, além de dar o apoio para que a empresa continue evoluindo.
Para atuar em um projeto específico
Mesmo empresas com equipes de Marketing completas podem se beneficiar de uma consultoria para projetos específicos.
É o caso, por exemplo, de empresas maiores que estejam passando pelo processo da transformação digital.
A consultoria oferece um conhecimento especializado sobre as mudanças mais importantes, as tendências mais recentes, ferramentas mais adequadas e estratégias personalizadas.
Ainda, é extremamente útil contar com uma consultoria para projetos que requerem conhecimentos específicos, como iniciativas de SEO técnico, otimização de conversão ou lançamento de novos produtos online.
Além disso, vale lembrar que a flexibilidade da consultoria permite que as empresas tragam especialistas sob demanda, evitando custos fixos desnecessários!
Quando contratar uma consultoria de Marketing Digital?
Como você deve imaginar, o momento certo para contratar uma consultoria de Marketing Digital depende das necessidades e dos objetivos da sua empresa.
No entanto, existem alguns fatores mínimos a serem considerados para isso. É o caso de contar com uma equipe de Marketing que esteja disposta a se comprometer com os resultados!
Mesmo com um número reduzido de profissionais, a existência de um time é imprescindível para que as estratégias levantadas na consultoria sejam colocadas em prática.
Mas, se a cultura da empresa não abraçar essas sugestões, o investimento realmente não terá retorno. Então também é preciso se engajar e aplicar o que for sugerido para enxergar as mudanças!
E não se esqueça de separar um orçamento de Marketing Digital — ele é necessário tanto para contratar a empresa de consultoria quanto para dar continuidade ao trabalho.
Dessa forma, se sua empresa conta com um orçamento mínimo e, claro, tem o desejo de alcançar suas metas e objetivos por meio de ações digitais, pode ser a hora de contratar uma consultoria de Marketing Digital!
Consultoria, assessoria ou agência de Marketing Digital?
Decidir entre consultoria, assessoria ou uma agência de Marketing Digital é, basicamente, escolher a parceira que melhor atenderá às necessidades da sua empresa e da equipe de Marketing.
A seguir, vou explicar melhor para que serve cada uma delas.
Consultoria de Marketing Digital
Imagine um consultor como o maestro de uma orquestra. Ele fornece orientação estratégica experiente, ajudando a “afinar” cada aspecto e ensinar sobre a melhor forma de usar cada instrumento da sua estratégia digital.
É uma boa opção se você já tem uma equipe interna experiente, por exemplo, mas precisa de direcionamento especializado para alcançar seus objetivos.
Assessoria de Marketing Digital
Ao contratar uma assessoria, você está adquirindo músicos talentosos para tocar na sua orquestra.
Isso porque uma assessoria se concentra na execução de tarefas práticas, como implementar um calendário editorial ou otimizar seu site, por exemplo.
Ela assume o trabalho operacional para você, permitindo que sua equipe se concentre em outras prioridades!
Agência de Marketing Digital
Pense em uma agência como uma orquestra inteira, incluindo maestro, músicos e todos os instrumentos.
Ela oferece uma ampla variedade de serviços, desde consultoria estratégica até a execução de campanhas, acompanhamento de resultados, definição de objetivos, etc.
É uma solução completa, ideal para empresas que desejam um parceiro versátil para todas as suas necessidades de Marketing Digital!
Como escolher uma empresa de consultoria?
Como há uma grande oferta de consultorias de Marketing Digital no mercado, muitas empresas têm dificuldade em fazer uma boa escolha. É por isso que realizar pesquisas é essencial, além de avaliar outros fatores importantes.
Se eu fosse resumir minha percepção sobre o assunto, diria que as características cruciais aqui se relacionam à experiência prévia e à comprovação de soluções reais.
É fundamental que a empresa tenha enfrentado os mesmos desafios que busca resolver, demonstrando que não apenas entende o problema, mas já o solucionou.
Além disso, é relevante avaliar se a consultoria já atendeu outras empresas com características semelhantes às suas, mesmo que não pertençam ao mesmo segmento, mas compartilhem de um tamanho e estrutura comparáveis.
Outro ponto essencial é verificar se a empresa vivencia o que vende. Por exemplo, ao contratar uma consultoria de SEO, é fundamental que a própria empresa consultora esteja bem posicionada no Google — ela deve colocar sua reputação em jogo e seguir suas próprias orientações!
A seguir, explico melhor alguns dos critérios que considero importantes:
Defina seus objetivos
De nada adianta buscar esse tipo de serviço se você não tem ideia de quais são os objetivos do seu negócio. Portanto, o primeiro passo é olhar para dentro da empresa e verificar quais são os objetivos de Marketing.
Ao entender as necessidades e expectativas, a procura pela consultoria será facilitada, já que você terá em mente informações como os serviços necessários e o tempo de contrato, por exemplo.
Pesquise a reputação da consultoria
Levar em consideração as experiências da consultoria e dos consultores que trabalharão no seu projeto é muito importante para fazer uma boa escolha, mas você também deve avaliar a reputação.
Presença na mídia e premiações, por exemplo, são alguns bons indícios de que a empresa tem nome no mercado!
Além disso, uma consultoria com parcerias de sucesso e que tem certificados de grandes organizações, como o Google, apresentam maior confiabilidade e têm mais chances de entregar um serviço de qualidade.
Observe os canais de comunicação
Como é a atuação da consultoria nas redes sociais e demais canais de comunicação?
O site dela é otimizado para dispositivos móveis, por exemplo, e conta com conteúdo de qualidade? Há um relacionamento nas redes sociais, com posts de alto engajamento?
Se a resposta para essas questões for sim, é sinal de que a consultoria tem uma ótima atuação no meio digital e, portanto, poderá oferecer um serviço excelente!
Converse com outros clientes
Nada melhor do que buscar outras empresas, que já foram atendidas pela consultoria, para contar sua experiência e indicar se a contratação realmente vale a pena, não é mesmo?
Por isso, outro ponto muito importante é entrar em contato com alguns dos clientes atendidos pela consultoria.
Também é importante lembrar que muitas consultorias, em sua própria página, já contam com comentários de clientes satisfeitos.
Isso tem um grande valor, mas são argumentos promocionais da empresa — portanto, não deixe de entrar em contato com os clientes para tirar as suas dúvidas e saber o que eles têm a dizer!
Consulte especialistas em Marketing Digital e impulsione resultados!
Em um cenário altamente competitivo e em constante evolução, a necessidade de prezar pela excelência nos resultados de Marketing Digital nunca foi tão decisiva.
Entender que a consultoria de Marketing não apenas auxilia nas vendas, mas também aprimora cada aspecto de sua estratégia de atração e retenção de clientes, é fundamental.
As análises detalhadas e a otimização de investimentos é o que abre portas para atrair um público mais qualificado e, consequentemente, gerar mais vendas!
E a escolha da consultoria certa é um passo vital nessa jornada. Investigue referências, portfólios e a experiência dos profissionais envolvidos.
Afinal, como você viu ao longo desse conteúdo, os resultados do trabalho estarão diretamente ligados à competência e ao conhecimento desses especialistas!
E você se lembra que o primeiro passo da consultoria é fazer um diagnóstico? Se está buscando resultados excepcionais, o Diagnóstico + Consultoria de Marketing Digital da Orgânica é perfeito para você!
Conte com a gente para atingir seus objetivos e destacar sua marca no mercado!
Perguntas Frequentes:
🔴 O que é uma consultoria de marketing e como funciona?
O objetivo da consultoria é fornecer ao cliente um melhor desempenho nas estratégias, utilizando ferramentas adequadas para realizar todas as análises apropriadas. Ela faz o necessário para apresentar as estratégias que ligam a empresa ao comportamento do consumidor moderno.
📗 Quais são os benefícios para a sua empresa?
Diagnóstico da visão geral do negócio, participação de um especialista na criação de campanhas, opinião de fora da sua empresa, investimento que traz resultados, trabalho que otimiza o processo das suas equipes e maior competitividade no mercado.
🔴 O que considerar antes de contratar uma empresa de consultoria?
Tenha objetivos definidos, busque pela reputação da empresa que está contratando, observe os canais de comunicação dela e converse com outros clientes.
📗 Como encontrar a melhor consultoria de Marketing Digital?
Antes de contratar a consultoria, procure se informar sobre as referências, portfólio e experiência dos profissionais. Essa escolha é muito importante, até porque pode influenciar nos resultados do trabalho. Depois que fizer uma lista de opções, procure saber sobre os profissionais de cada agência.