A implementação da inteligência artificial (IA) nas cadeias de suprimentos (supply chain) é vista como uma revolução iminente que promete transformar o setor. No entanto, na prática, a realidade é mais complexa e desafiadora. Uma análise da Pesquisa sobre Tendências Digitais em Operações 2024, da PwC, revela uma discrepância significativa entre o que os executivos de operações e supply chain esperavam que as novas tecnologias entregassem e os resultados reais.
Esse descompasso prejudica os esforços para criar mais valor nas operações e cadeias de suprimentos, um problema crítico em um contexto no qual 45% dos CEOs no mundo, segundo a 24ª Global CEO Survey, realizada com mais de 4.700 mil líderes, acreditam que suas empresas não serão viáveis em dez anos se continuarem no rumo atual. No Brasil, o resultado foi de 41%.
Na nossa pesquisa “Desafios da implementação da inteligência artificial na gestão de supply chain”, avaliamos os obstáculos comuns e os benefícios do uso da inteligência artificial no setor, assim como abordamos a importância da visão estratégica na adoção desta tecnologia nas empresas.