Para ajudá-lo a gerar mais receita para o seu negócio, você precisa criar uma série de ferramentas que o ajudem a melhorar seu processo de produção, gerenciar leads de maneira eficaz e comercializar melhor seus produtos.
Com a integração do Enterprise Resource Planning (ERP), você pode atingir esses objetivos.
Neste guia de integração de ERP, abordaremos informações como:
Continue lendo para saber mais!
Promovemos e formamos parcerias de longo prazo para que o seu negócio tenha resultados a longo prazo.
Mais de 90% dos clientes MidiaPro continuam fazendo parceria conosco no segundo ano de sua campanha.
O que é ERP?
Então, o que é ERP? ERP é um software que ajuda você a rastrear e gerenciar dados. Esses dados incluem informações sobre clientes, finanças, cadeia de suprimentos e muito mais. O ERP ajuda a criar um processo contínuo para que todos na empresa gerenciem e acessem dados.
O que é integração ERP?
A integração do software ERP envolve pegar seu software ERP e conectá-lo a outras facetas essenciais do seu negócio, como seu site ou software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Você também pode integrar seu ERP com ferramentas de marketing para ajudar a informar e melhorar suas estratégias de marketing. Isso funciona tanto para ERPs locais quanto para ERPs em nuvem.
Qual a vantagem de ter um sistema ERP integrado?
A seguir neste guia de integração de ERP, vamos falar sobre por que você deseja ter um sistema ERP integrado. A integração do software ERP oferece inúmeros benefícios para o seu negócio, incluindo:
1. Fluxo automático de dados
Os dados são um componente crucial do seu negócio empresarial. Isso ajuda a impulsionar suas decisões para que você possa continuar gerando mais receita para sua empresa. Com a integração do software ERP, você cria um fluxo contínuo de dados em todas as ferramentas que usa para gerenciar seu negócio.
Por exemplo, se você usar um software CRM, como o Nutshell, terá que inserir manualmente todos os dados do seu software ERP no seu software CRM sem integração. Isso significa que sua equipe perde tempo registrando dados e que seus dados estão sujeitos a erros humanos no registro.
Com a integração do ERP, você não precisa se preocupar com esses problemas. Seus dados fluirão automaticamente entre as ferramentas, o que cria uma maneira perfeita de processar dados, para que você possa começar a tomar decisões mais práticas para o seu negócio.
2. Maior retenção de leads
Com uma implementação de ERP bem-sucedida, você terá uma maior taxa de retenção de leads. Seu negócio empresarial opera movendo leads através do funil de vendas. Esses leads começam no topo do funil, onde aprendem sobre seu negócio, e eventualmente vão para a parte inferior, onde são convertidos.
Um funil de vendas ruim pode fazer com que leads valiosos escapem. A integração do software ERP ajuda você a melhorar seu funil de vendas para manter os leads engajados com seu negócio, para que mais deles continuem a aprender sobre seu negócio.
3. Aumento da taxa de conversão
Um dos benefícios mais significativos da implementação do ERP é que você aumentará sua taxa de conversão. Conforme mencionado anteriormente, a integração do ERP ajuda você a manter os leads engajados à medida que passam pelo funil de vendas. Como mais leads estão engajados, você terá mais leads para converter.
Além disso, a integração de um sistema ERP permite acelerar seu marketing para fornecer informações com mais rapidez. Você cria uma experiência mais integrada entre equipes, como vendas e marketing, que lhes permite fornecer as informações corretas no momento certo.
Como resultado, os leads recebem informações mais relevantes conforme precisam, o que os deixa felizes e com maior probabilidade de conversão.
4. Tempo economizado
O último benefício da integração do software ERP é que ela economiza o tempo da sua equipe. Quando você obtém um grande volume de leads com um volume ainda maior de dados, leva muito tempo para processar esses dados manualmente.
Com a integração do software ERP, você não precisa sobrecarregar sua equipe com entrada e processamento de dados. Em vez disso, todos os dados dos seus canais fluem perfeitamente juntos, para que você possa passar mais tempo descobrindo insights acionáveis.
Guia de integração de ERP: 5 tipos de integração de software ERP
Antes de fazer uma implementação de ERP bem-sucedida, é fundamental saber que tipo de integração você precisa fazer.
Aqui estão cinco tipos de integrações de software ERP:
- Integração CRM ERP: Seu software CRM coleta dados valiosos dos clientes, como dados demográficos, comunicações com sua empresa e muito mais. Ter uma implementação de ERP com seu CRM ajuda sua equipe de vendas e atendimento a trabalhar com eficiência para incentivar os clientes a comprar e, ao mesmo tempo, atender seus pedidos rapidamente.
- Integração ERP de comércio eletrônico: Esta integração de software ERP envolve conectar seu software à sua loja de comércio eletrônico. Essa integração ajuda você a coletar dados sobre clientes, pedidos e processamento de forma integrada para que sua equipe possa concluir os pedidos com mais eficiência.
- Integração ERP de gerenciamento de projetos: Seu software de gerenciamento de projetos ajuda você a acompanhar quem está trabalhando em uma tarefa diferente e quando ela está sendo concluída. A integração do seu software de gerenciamento de projetos ao ERP permite que todos conheçam o andamento dos projetos, ajustem seus cronogramas de acordo e priorizem tarefas.
- Integração ERP de Inteligência de Negócios: Seu software de business intelligence (BI) ajuda você a tomar decisões práticas para sua empresa, definir metas para o próximo ano e entrar em novos mercados. A integração do software ERP ajuda sua equipe a tomar melhores decisões com acesso a dados mais valiosos.
- Integração de ERP de marketing: Seu software de marketing ajuda você a obter clientes potenciais e transformá-los em clientes. Um sistema ERP integrado permite que sua equipe de marketing acesse dados críticos para comercializar de forma mais eficaz para seu público, gerando mais vendas e receitas.
Guia de integração de ERP: como fazer uma implementação de ERP bem-sucedida
Se você decidiu pela integração de software ERP adequada para o seu negócio, é hora de iniciar o processo! Aqui estão as etapas que você deseja seguir para ter uma implementação de ERP bem-sucedida em sua empresa:
1. Verifique as credenciais do seu sistema
Se você deseja fazer uma integração de software ERP, deve começar verificando as credenciais do sistema. Você precisa integrar o código do token da interface de programação de aplicativos (API) ao seu ERP e ao outro software que está usando para conectá-los.
Seu código API é o que permite que seus programas comuniquem dados entre si. Por exemplo, sites como Kayak e Expedia usam uma API para se conectar a sites de hotéis e companhias aéreas e extrair dados e informações deles.
2. Configure interações
Depois que a conexão do software for verificada, você deverá determinar como deseja que o seu ERP interaja com o outro software. Você pode configurar essas interações para determinar quando e como os dados serão transferidos.
As interações que você cria variam dependendo do tipo de software que você integra. Com o software de marketing, sua implementação de ERP pode se concentrar mais em como as pessoas interagem com sua empresa, enquanto a integração de ERP de gerenciamento de projetos se concentra em sua equipe.
3. Crie seus mapas
A próxima parte do guia de integração de ERP é crítica. Ao integrar seu sistema ERP, certifique-se de criar mapas de como os dados se conectam entre o software que você está usando.
Esta parte é como jogar um jogo de match, onde você precisa vincular a categoria do seu ERP que corresponde às categorias do outro software.
Por exemplo, os dados em seu ERP para o nome de um cliente podem ser “Nome do Cliente”. No seu software CRM, ele pode ser dividido em nome e sobrenome. Você precisaria criar um link entre os dois porque eles oferecem as mesmas informações.
Você também configurará como essas conexões interagem entre si. Por exemplo, você pode dividir o nome do cliente do ERP para o CRM ou combiná-lo ao passar do CRM para o ERP com base na configuração dos campos de dados.
4. Habilite a automação
Depois de configurar todas as suas conexões, a última etapa é configurar a automação. Configurar a automação permite que você sincronize seu software para iniciar a transferência de dados entre suas ferramentas.
Depois de habilitar a automação, você terá uma implementação de ERP bem-sucedida para o seu negócio!
Comece hoje mesmo a integração do seu software ERP
Se quiser melhorar seus leads e receitas, você precisa seguir as etapas deste guia de integração de ERP para que seus diferentes programas de software funcionem juntos. Uma implementação de ERP bem-sucedida manterá o fluxo de dados contínuo em toda a sua equipe, para que ela possa tomar melhores decisões para sua empresa.
Quer ler mais guias úteis como este? Navegue em nosso blog e confira nossos guias úteis e gratuitos para ajudá-lo a maximizar seu marketing por meio de seu software ERP
Para ajudá-lo a gerar mais receita para o seu negócio, você precisa criar uma série de ferramentas que o ajudem a melhorar seu processo de produção, gerenciar leads de maneira eficaz e comercializar melhor seus produtos.
Perguntas frequentes sobre integração de ERP
O que é ERP?
ERP é um software que ajuda a rastrear e gerenciar dados, incluindo informações sobre clientes, finanças, cadeia de suprimentos e muito mais.
O que é integração ERP?
A integração do software ERP envolve conectar seu software ERP a outras facetas essenciais do seu negócio, como seu site, CRM e ferramentas de marketing.
Qual a vantagem de ter um sistema ERP integrado?
A integração do software ERP oferece benefícios como fluxo automático de dados, maior retenção de leads, aumento da taxa de conversão e economia de tempo da equipe.
Quais são os tipos de integração de software ERP?
Os tipos de integração de software ERP incluem integração CRM ERP, integração ERP de comércio eletrônico, integração ERP de gerenciamento de projetos, integração ERP de inteligência de negócios e integração ERP de marketing.
Como fazer uma implementação de ERP bem-sucedida?
Para uma implementação de ERP bem-sucedida, verifique as credenciais do sistema, configure interações, crie mapas de dados, e habilite a automação para sincronizar seus softwares e iniciar a transferência de dados entre eles.