A Deutsche Telekom e o Google Cloud anunciaram nesta terça-feira, 25, uma nova parceria para melhorar as operações da Radio Access Network (RAN) por meio do desenvolvimento de um agente de IA de rede. Construído usando Gemini 2.0 no Vertex AI do Google Cloud, o agente pode analisar o comportamento da rede, detectar problemas de desempenho e implementar ações corretivas para melhorar a confiabilidade da rede, reduzir custos operacionais e aprimorar as experiências do cliente.
À medida que as redes de telecomunicações se tornam cada vez mais complexas, a automação tradicional baseada em regras fica aquém do enfrentamento dos desafios em tempo real. A Agentic AI aproveita os modelos de linguagem grande (LLMs) e estruturas de raciocínio avançadas para criar agentes inteligentes que podem pensar, raciocinar, agir e aprender de forma independente. O agente RAN Guardian colabora de maneira semelhante à humana, detectando anomalias de rede e executando ações de autocorreção para otimizar o desempenho da RAN.
“Abordagens tradicionais de gerenciamento de rede não são mais suficientes para atender às demandas do 5G e além”, disse Abdu Mudesir , CTO do Grupo, Deutsche Telekom. “Somos pioneiros em agentes de IA para redes, trabalhando com parceiros importantes como o Google Cloud, para desbloquear um novo nível de inteligência e automação em operações de RAN como um passo em direção a redes autônomas e auto-reparáveis.”
Além do Gemini no Vertex AI, o agente RAN Guardian também usa CloudRun, BigQuery e Firestore para ajudar a fornecer:
Monitoramento autônomo de desempenho de RAN: o agente RAN Guardian analisará continuamente os principais parâmetros de rede em tempo real para prever e detectar anomalias.
Classificação e roteamento de problemas orientados por IA : o agente identificará e priorizará degradações de rede com base em diversas fontes de dados, incluindo dados de monitoramento de rede, dados de inventário, dados de desempenho e dados de cobertura.
Otimização proativa da rede: o agente também recomendará ou implementará autonomamente ações corretivas, incluindo realocação de recursos e ajustes de configuração.
“Ao combinar a profunda experiência em telecomunicações da Deutsche Telekom com os recursos de IA de ponta do Google Cloud, estamos construindo a próxima geração de redes inteligentes”, disse Angelo Libertucci , líder global da indústria, Telecomunicações, Google Cloud. “Isso significa menos interrupções, velocidades mais rápidas e uma experiência móvel geral aprimorada para os clientes da Deutsche Telekom.”