Uma folha de dicas do algoritmo do Google tudo-em-um

Surprised young man in front of a colorful graphic with 'GA4 REPORTS' and a bar chart illustration.

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Todos nós já passamos por isso: um dia você está nas nuvens depois de ver sua página chegar à primeira página dos resultados de pesquisa do Google, mas algum tempo depois você verifica isso mesmo página e percebo que ela caiu algumas posições. Qual é o problema com isso?

O algoritmo do Google está constantemente mudando e evoluindo, fazendo com que profissionais de marketing e empresas como você tenham aquele momento “Que diabos?!” quando a classificação da sua página muda.

Em um esforço para ajudar você a evitar esses momentos, criamos uma folha de dicas do algoritmo do Google para ajudar você a navegar pelos altos e baixos da criação e manutenção de conteúdo de site que esteja no topo dos resultados de pesquisa e domine o algoritmo do Google.

Hoje vamos abordar o seguinte sobre o algoritmo de pesquisa do Google:

Continue lendo para aprender com um Parceiro Premier do Google e agência de SEO premiada sobre o que faz o algoritmo do Google funcionar e como você pode ficar por dentro dele.

O que é o algoritmo do Google?

Primeiro, vamos dizer o óbvio: o que exatamente é o algoritmo do Google?

O Algoritmo de pesquisa do Google é um sistema complexo de regras usado para classificar sites em resultados de pesquisa. Esses algoritmos extraem informações de páginas e as usam para classificá-las com base na qualidade e relevância para a consulta de pesquisa de um usuário.

O algoritmo do Google classifica as páginas com base em uma série complexa de fatores, que mudam frequentemente por meio de atualizações do algoritmo.

As más notícias? O Google não revelará seus principais fatores de classificação, há muito que sabemos sobre o que acontece quando o Google escolhe as páginas de melhor classificação. A boa notícia é que ainda podemos dar a você um resumo sólido sobre alguns dos principais fatores de classificação do Google que fazer saber sobre.

Principais fatores de classificação do algoritmo do Google em 2024

Alguns dos principais fatores de classificação do algoritmo do Google incluem:

  • Velocidade da página
  • Relevância do conteúdo
  • Status do HTTPS
  • Qualidade do link
  • Design de site
  • Engajamento do usuário

Continue lendo para saber mais sobre esses fatores de classificação com mais detalhes.

Velocidade da página

Uma das principais prioridades quando se trata de fatores de classificação do Google é velocidade da página ou do site. Uma página lenta oferece uma experiência ruim ao usuário e, em um mundo onde as pessoas querem informações e as querem rapidamente, páginas com velocidades lentas tendem a ver mais usuários saindo rapidamente.

Melhorando a velocidade da página pois o algoritmo do Google não é sobre ter um tempo de carregamento milissegundos mais rápido que o da concorrência, no entanto. Em vez disso, é sobre atingir um padrão mínimo e fornecer aos visitantes uma ótima experiência de usuário.

Relevância e qualidade do conteúdo

Publicar conteúdo de qualidade no seu site é essencial para permanecer no lado positivo do algoritmo do Google, assim como publicar conteúdo relevante para sua palavra-chave alvo.

Conteúdo de alta qualidade deve manter os usuários em sua página por períodos mais longos e ter um menor taxa de rejeição. Além disso, deve ser útil para o usuário e relevante para os termos de pesquisa que ele inseriu para encontrar sua página.

Status do HTTPS

Seu Status do HTTPSou Hypertext Transfer Protocol Secure status, refere-se à segurança do seu site. Um padrão de protocolo de rede, HTTPS criptografa dados e garante sua transferência segura por uma conexão segura. Sem ele, as informações do seu site ficam visíveis e vulneráveis ​​a hackers.

Qualidade do link

Ao criar conteúdo de alta qualidade, você também deseja garantir que está vinculando a informações relevantes e informativas páginas. Caso contrário, esses links podem prejudicar sua classificação. Associar sua página a outras páginas relevantes e de boa reputação fica bem em você e fica ótimo aos olhos do Google.

Design de site

O design do seu site desempenha um papel importante na forma como o algoritmo do Google vê seu site porque afeta a experiência do usuário, noivadoe percepção geral.

Um web design ruim pode dificultar a navegação dos usuários no seu site, e se tentar encontrar uma página se tornar muito trabalhoso, os usuários abandonarão seu site completamente, dificilmente interagindo com ele. Quando o Google vê usuários saindo rapidamente do seu site devido a um design ruim, suas classificações serão afetadas.

O algoritmo do Google também vai olhar para a acessibilidade do seu site, especificamente em diferentes dispositivos. Certifique-se de que seu site é compatível com dispositivos móveis e acessível a usuários da Internet que navegam na web em dispositivos diferentes de computadores de mesa ou laptops.

Engajamento do usuário

Já mencionamos isso brevemente, mas vale a pena mencionar novamente: altas taxas de rejeiçãoou a taxa na qual os usuários saem rapidamente do seu site sem interagir com ele, pode afetar negativamente sua classificação na pesquisa do Google.

Taxas de rejeição mais altas indicam que a qualidade do seu conteúdo pode ser baixa ou que o design do seu site é ruim. Seja qual for o motivo, altas taxas de rejeição significam menos engajamento do usuário e, finalmente, classificações mais baixas.

Atualizações importantes do algoritmo do Google

A história do algoritmo de busca do Google está cheia de atualizações em seus fatores de classificação. Abaixo estão algumas das principais atualizações do algoritmo do Google ao longo dos anos.

Google Panda

O Google Panda foi uma grande atualização do algoritmo que reprimiu o “conteúdo superficial” ou conteúdo de baixa qualidade. Isso inclui sites com altas taxas de anúncios para conteúdo, fazendas de conteúdo e outros problemas de qualidade. Esta atualização do algoritmo do Google afetou quase 12% de todos os resultados de pesquisacausando perdas drásticas para algumas empresas e aumento de classificação para outras.

Google Pinguim

Entrando em vigor em 2012, o Google Penguin direcionou sites que usavam técnicas de SEO black hat e se envolveram em táticas agressivas de webspam. Em vez disso, a atualização do algoritmo encorajou os sites a criar sites e conteúdo de alta qualidade que promovessem ótimas experiências do usuário.

Google Colibri

O Google Hummingbird tinha como objetivo preencher a lacuna entre as palavras-chave que as pessoas usavam nas consultas de pesquisa e o tipo de conteúdo que elas queriam ver. Em outras palavras, tratava-se de reconhecer e entender melhor intenção de busca e garantir que o conteúdo mais relevante e informativo fosse mostrado aos usuários.

Classificação do Google Brain

O Atualização do RankBrain foi lançado como uma extensão do Google Hummingbird. O Google RankBrain empregou aprendizado de máquina inteligência artificial (IA) para classificar os resultados da pesquisa e entender melhor a intenção das consultas de pesquisa.

Com que frequência há uma atualização do algoritmo do Google?

Google Panda, Penguin, Hummingbird e RankBrain são apenas a ponta do iceberg quando se trata de atualizações do algoritmo do Google. O Google faz ajustes em seu algoritmo constantemente. Na verdade, o algoritmo do Google vê milhares de atualizações a cada ano, variando de pequenos ajustes a grandes mudanças.

Se for esse o caso, como eu vou saber quais atualizações são importantes? Como eu acompanho tudo isso?

Ficamos felizes que você tenha perguntado. Vamos mergulhar em como você pode acompanhar as atualizações do algoritmo do Google sem se sentir sobrecarregado ou preocupado por ter perdido algo importante.

Como rastrear atualizações do algoritmo do Google

Abaixo estão algumas maneiras simples de ficar em sintonia com as atualizações do algoritmo do Google:

  • Monitore suas análises da web: As classificações de pesquisa flutuarão com uma atualização, então fique de olho nas suas classificações de pesquisa e na análise da web para quaisquer mudanças importantes. Se você notar uma, faça alguma pesquisa para ver se uma atualização foi lançada e poderia ser o culpado.
  • Use um rastreador de algoritmo: Ao combinar um rastreador de algoritmo como o MozCast da Moz ou o Sensor da SEMrush com a análise do seu site, você pode ficar de olho nas atualizações que afetam diretamente o tráfego e o desempenho do seu site.
  • Use as mídias sociais: A mídia social pode ser uma aliada poderosa no rastreamento de atualizações do algoritmo do Google. Vá até o Twitter e siga @searchliason, onde você pode obter atualizações do algoritmo diretamente do Google.
  • Faça parceria com uma agência: Atualizações frequentes do algoritmo do Google significam que você precisa de cuidados de SEO de longo prazo. Embora você possa fazer isso sozinho, trabalhar com uma agência pode ser incrivelmente útil, porque você terá um especialista em SEO que vive e respira classificações de pesquisa e pode ajudá-lo a acompanhar as atualizações de algoritmo recebidas.

5 dicas para dominar o algoritmo do Google

Não vamos deixar você na mão — confira cinco dicas para dominar o algoritmo do Google.

1. Garanta velocidades de página rápidas

Ninguém quer esperar uma página lenta carregar — nem mesmo o Google! Ao construir ou otimizar seu site para SEO, garanta que as velocidades de sua página estejam de acordo com os padrões definidos pelo algoritmo do Google.

Confira abaixo nossa ferramenta de auditoria de SEO que analisa a velocidade do seu site:

Verificador de SEO e velocidade de página

2. Crie conteúdo de qualidade

O algoritmo do Google recompensa aqueles que fornecem conteúdo relevante e de qualidade. Ao criar conteúdo para seu site, seja páginas de produtos ou postagens de blog, certifique-se de que ele forneça valor aos seus usuários. Conteúdo de alta qualidade manterá os usuários em seu site por mais tempo e os incentivará a retornar a ele. Aos olhos do Google, isso é ótimo para melhores classificações.

3. Certifique-se de que seu status HTTPS esteja intacto

Os dados do seu site são importantes, assim como os dos seus clientes. Para ficar no lado bom do Google, certifique-se de que seu status HTTPS seja seguro. Dessa forma, você pode manter seus dados seguros de possíveis hackers e violações.

4. Crie um perfil de link forte

Ter um perfil de link forte no seu site diz ao Google que seu site é respeitável e confiável. Você pode construir um perfil de link forte garantindo que está criando conteúdo de qualidade e linkando para outros sites confiáveis.

5. Crie um site responsivo

Ao projetar seu site, tenha em mente os dispositivos móveis. Os usuários da Internet não estão restritos a computadores — eles estão navegando na web por meio de smartphones, tablets e uma série de outros dispositivos. Ao criar um site responsivo, você pode se tornar mais acessível aos usuários da Internet e incentivar mais engajamento deles.

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BÔNUS: Faça parceria com uma agência premiada

Ao fazer parceria com uma agência que lida com SEO e classificações do Google diariamente, você está fazendo parceria com um aliado poderoso que pode ajudá-lo a ficar por dentro da montanha-russa que são as atualizações do algoritmo do Google. MidiaPro é um agência de SEO premiada e Google Premier Partner que ajudou a gerar receita para seus clientes. Saiba como a MidiaPro pode ser a parceira perfeita para o seu negócio ligando para nós em 21-973221936 ou entrando em contato conosco online hoje.

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