Se você gerencia um página comercial do Facebookvocê provavelmente já teve algumas dores de cabeça tentando aumentar seu alcance no Facebook e encontrar novas maneiras de romper o algoritmo do Facebook. À medida que o Facebook faz mais mudanças, parece mais difícil encontrar maneiras para as empresas aumentarem o alcance do Facebook. Há duas coisas que você absolutamente precisa para aumentar o alcance da sua página: conteúdo de alta qualidade e um público engajado.
Então, como você alcança mais pessoas no Facebook? Vamos detalhar tudo neste post!
Por que o alcance orgânico das páginas do Facebook diminuiu?
Em janeiro de 2018, o Facebook anunciou uma grande atualização para seu algoritmo, enviando ondas de choque através da indústria de marketing de mídia social. Michael Stelzner, CEO e fundador da Examinador de mídia socialfoi ao ar no dia do anúncio para lê-lo e compartilhe seus pensamentos iniciais.
Na época, ele se referiu ao anúncio como o “Apocalipse do Facebook”. As empresas enfrentam reduções de alcance orgânico há anos, mas é provável que a atualização de janeiro de 2018 tenha causado o maior impacto no alcance de páginas para as empresas. Uma atualização enorme como essa parece assustadora para pessoas que dependem do Facebook para conscientização, tráfego e vendas. No entanto, de acordo com Mark Zuckerberg, essa atualização ajuda os profissionais de marketing e proprietários de empresas a entender o objetivo do Facebook.
Considere esta conclusão: o Facebook dá mais importância a conversas e interações significativas entre pessoas. Mas espere… onde é que um negócios no Facebook se encaixa nessa equação? Primeiro, precisamos entender os maiores fatores que o algoritmo do Facebook considera.
Quais são os maiores fatores para o algoritmo do Facebook?
O algoritmo do Facebook determina o alcance da sua página do Facebook e como colocar seu conteúdo no Feed de Notícias. Como profissional de marketing, você provavelmente odeia o algoritmo do Facebook. Como usuário, você provavelmente gosta dele — ou até mesmo o ama.
É hora de os profissionais de marketing começarem a pensar mais como os usuários. O algoritmo do Facebook quer entregar conteúdo aos usuários com o qual eles se envolverão. Sabemos que o objetivo do Facebook é criar conversas significativas e aproximar as pessoas.
Como isso se traduz em métricas do Facebook? Podemos pensar em interações significativas como engajamento ativo no Facebook. O engajamento ativo inclui ações como:
- Comentários: Quanto mais longo e bem pensado for o comentário, melhor — pontos extras se as pessoas estiverem alternando uma conversa sobre sua postagem
- Compartilhamentos: Isso se aplica a 1) compartilhamentos públicos, como compartilhar uma publicação no Feed de notícias — pontos de bônus se um compartilhamento público gerar seu próprio engajamento e 2) compartilhamentos privados, como compartilhar uma publicação com alguém diretamente no Messenger
- Reações e cliques: embora sejam engajamentos menos ativos do que comentários e compartilhamentos, eles são mais ativos do que passar o mouse sobre uma publicação ou assistir a um vídeo
Abaixo, incluímos cinco recomendações para aumentar o alcance do seu negócio no Facebook:
5 maneiras de maximizar seu alcance no Facebook
Você sabia que há mais de 3 bilhões de usuários ativos no Facebook? Com estatísticas do Facebook como essas, uma estratégia bem-sucedida pode ajudar você a gerar resultados incríveis.
As pessoas vão ao Facebook para interagir com amigos, consumir notícias, se divertir e muitos outros motivos. Se você puder descobrir como sua empresa pode criar conteúdo de uma forma que seja semelhante à forma como seu público já usa o Facebook, você vai encontrar ouro.
1. Crie conversas com os fãs
Ativo os engajamentos desempenham um papel importante no algoritmo do Facebook.
Inspire comentários e compartilhamentos iniciando conversas com seu público. Faça perguntas ou dê opiniões. Às vezes, tudo o que você precisa fazer é perguntar! Tente fazer perguntas ao seu público para obter uma resposta.
Dica profissional: se você não vir seus comentários aparecendo nas redes sociais, saiba mais sobre shadowbanning para descobrir se sua conta está bloqueada.
Tenha cuidado para não usar isca de noivado com texto como “comente abaixo” ou “marque um amigo”. Esse tipo de chamada para ação pode prejudicar seu alcance no Facebook. Em dezembro de 2017, o Facebook explicitamente declarado que eles reduzirão o alcance de postagens com iscas de engajamento para aumentar o engajamento autêntico no Feed de notícias.
Notícias da indústria: Você trabalha em um setor de ritmo acelerado que vê atualizações e cobertura de notícias frequentes? Tente compartilhar notícias de última hora e adicionar uma pergunta para ver o que seus fãs pensam sobre a atualização. Obtenha local: Conteúdo local e interno pode ter um desempenho muito bom.
Sua empresa está envolvida em voluntariado local ou doações de caridade para organizações locais? Destaque isso na sua página do Facebook. Além do conteúdo local, tente compartilhar atualizações sobre o que está acontecendo na sua empresa.
Isso pode funcionar especialmente bem para empresas que têm funcionários que as seguem no Facebook. Temos o mês de Traga seu animal de estimação para o trabalho em junho e adoramos compartilhar isso em nossa página do Facebook! Nossos funcionários frequentemente compartilham conteúdo relacionado a eles, e familiares e amigos também se envolvem com isso!
Pessoas envolvidas neste mês de “Traga seu animal de estimação para o trabalho” com curtidas, comentários e compartilhamentos. Interaja com as pessoas: Às vezes, as empresas perdem totalmente a oportunidade de interagir com os fãs quando realizam uma ação em sua página do Facebook. Quando as pessoas comentam e se esforçam para interagir com você, comente de volta e faça uma pergunta de acompanhamento!
2. Divirta os fãs com vídeos, GIFs, enquetes, etc.
Alguns fãs podem estar procurando entretenimento no Facebook. Se esse for o caso, há várias maneiras de criar conteúdo envolvente para obter mais visualizações no Facebook.
Vídeos: Os vídeos no Facebook podem entreter ou contar uma história. Você pode compartilhar um vídeo do Facebook Live ou um vídeo pré-gravado. Qual é a melhor opção? O Facebook Live pode gerar conversas entre pessoas que comentam ao vivo durante as transmissões.
Da perspectiva do algoritmo do Facebook, esses comentários ao vivo e interações ativas equivalem a um grande impulso para o seu negócio. Se escolher compartilhar um vídeo produzido, nossa recomendação nº 1: — inclua legendas se você tiver pessoas falando. Por quê?
As pessoas observam 85 por cento dos vídeos no Facebook sem som. Você pode adicionar legendas na sua Biblioteca de Vídeos da Página em Ferramentas de Publicação > Editar. Você verá a opção para adicionar Legendas e Legendas e deve selecionar a opção Gerado Automaticamente.
Você pode revisar essas legendas e salvá-las no seu vídeo antes de criar sua postagem. GIFs: Envolva-se na cultura pop, demonstre como seu produto funciona e exiba a personalidade da marca com GIFs em seu conteúdo para aumentar o alcance no Facebook. Pesquisas:Embora as enquetes sejam formas menos ativas de engajamento, há muitas maneiras de ser criativo com elas.
Crie uma enquete com texto ou imagens para opções do seu produto, uma enquete sobre seu setor ou eventos atuais.
3. Menos é mais
Criar mais conteúdo nem sempre significa mais alcance. O algoritmo do Facebook considera a consistência da atividade da sua página no Facebook, então é importante postar regularmente. Mas isso não significa que você precisa postar três vezes por dia.
Qualidade em vez de quantidade de conteúdo é uma das maneiras mais eficazes de construir uma base de fãs engajada e criar conteúdo que obterá mais visualizações no Facebook. Quantas vezes você deve postar por semana? Comece com uma postagem por dia ou uma postagem por dia da semana.
Não tenha medo de reutilizar suas melhores postagens. As pessoas passam tempo nas mídias sociais em horários diferentes, em dias diferentes. Estenda a vida do seu conteúdo principal republicando suas melhores postagens do mês passado para aumentar o alcance do Facebook.
4. Analise os Insights atuais da página do Facebook
Analise os dados da sua página para saber mais sobre seu público e o tipo de conteúdo que funciona melhor para o seu negócio.
Seus fãs Descubra quando seus fãs estão online. Vá para o Page Insights e navegue até Posts. Você verá dados de um período recente de 1 semana sobre os dias e horários em que seus fãs estão online.
Use essas informações para postar durante os horários de pico e seu conteúdo, sem dúvida, obterá mais visualizações no Facebook. Retorne a esses dados com frequência para ver se essas informações mudam com o tempo. Seus concorrentes Em seus Insights de página, configure suas Páginas para observar.
Role até o final da Visão geral para ver uma tabela onde você pode comparar sua página com as páginas do seu concorrente. Você pode adicionar concorrentes aqui e acompanhar o crescimento de fãs, o número de postagens que eles compartilham por semana e o engajamento do Facebook que eles geraram na semana. Clique no nome de um concorrente para ver as principais postagens deles na semana!
Seu conteúdo Vá para o Page Insights e selecione a seção Posts. O gráfico superior inclui uma aba intitulada “Post Types”. Clique nessa aba para ver como diferentes tipos de posts estão gerando engajamento e alcance no Facebook para sua página. Você pode navegar entre All Posts e Excluding Targeted Posts para ver como o conteúdo promovido afeta essas tendências.
Analise dados mais específicos sobre cada publicação na sua página para encontrar o conteúdo do Facebook com melhor desempenho. Você pode ver quantas pessoas cada publicação alcançou e quantos engajamentos cada publicação atraiu.
5. Use postagens impulsionadas para promover seu melhor conteúdo no Facebook
Impulsione o conteúdo da sua página com um orçamento de publicidade para impulsionar o conteúdo que você trabalha duro para criar. Como escolher quais postagens impulsionar?
Acesse seus Post Insights e alterne a coluna de engajamento para mostrar a taxa de engajamento. A taxa de engajamento para suas postagens no Facebook é o número de engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques) dividido pelo número de pessoas alcançadas. Encontre postagens que tenham a maior taxa de engajamento e comece com elas!
Sempre que você vir uma postagem com uma taxa de engajamento de 5% ou mais, considere isso de alto desempenho. Ao escolher um público para essas postagens, tente começar com seus fãs para um público mais focado ou seus fãs e seus amigos para um público maior.