Dicas para uma melhor fotografia nas redes sociais

Dicas para uma melhor fotografia nas redes sociais

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Claro, fotografia e compartilhamento de imagens são um dos recursos mais usados ​​de qualquer rede social. De fato, pesquisas em mídias sociais mostraram que fotos recebem mais curtidas no Facebook e fotos no Twitter recebem mais retuítes. Isso significa que uma grande parte da nossa vida social online gira em torno da fotografia.

Para aqueles que querem “melhorar seu jogo de fotografia” no Instagram, Facebook ou Twitter, tenham essas dicas simples em mente para obter as melhores fotos possíveis.

1) Mantenha suas lentes limpas!

Isso parece óbvio, mas é algo que acontece com tanta frequência que sentimos a necessidade de mencionar como a primeira dica. A lente do seu smartphone está SEMPRE – e queremos dizer SEMPRE – suja.

Eles estão em contato constante com a oleosidade das suas mãos, fiapos de bolso, suor, etc., o que significa que a câmera do seu smartphone está sempre coberta com essas coisas. imagem_03_lenteslimpas Felizmente, a maioria dos modelos atuais de telefone tem uma tampa de lente fácil de limpar (os modelos mais recentes de iPhone têm um cristal de safira que protege a lente da câmera) que pode ser removida da sujeira com apenas uma rápida passada em uma camiseta ou manga limpa.

Lembre-se de limpar sua lente antes de fotografar e você melhorará imediatamente suas fotos com foco mais rápido, maior contraste e melhor nitidez — só para citar alguns benefícios.

2) Aprenda a controlar a exposição.

Novamente, se você estiver usando seu telefone para tirar fotos, você saberá que o controle preciso sobre a exposição em smartphones é virtualmente impossível. No entanto, há a função de bloqueio AE/AF (bloqueio de exposição/foco automático) na maioria dos telefones atuais e você pode usá-la para sequestrar as configurações de exposição automática da câmera do seu smartphone.

No iOS 8 atual da Apple, por exemplo, segurar o dedo por um ou dois segundos em uma parte do seu quadro bloqueará a exposição e o foco onde você colocou o dedo. Enquanto o foco estiver bloqueado, você poderá deslizar para cima para clarear a imagem ou deslizar para baixo para subexpor a imagem antes de tirar a foto. Alguns aplicativos de terceiros, como Câmera+ permitirá que você tenha um pouco mais de controle.

O AE/AF Lock é útil quando você quer especificar o que quer manter em foco e bloquear as configurações de exposição. Além disso, o AE/AF lock pode ser usado como uma ferramenta criativa para criar silhuetas escuras ou estourar realces e desfocar intencionalmente seu objeto. Experimente esse recurso para encontrar a melhor maneira de usá-lo em sua fotografia.

Uma análise de fotos do Instagram mostrou que imagens mais brilhantes tendem a obter mais curtidas do que fotos mais escuras. Isso significa que saber como expor adequadamente uma foto subexposta pode ser muito benéfico.

3) Faça ajustes nas suas fotos com cuidado.

É muito fácil ajustar demais suas fotos no seu telefone.

Você vai adicionar um pouco de contraste aqui, adicionar um filtro ali, talvez empurrar os realces e então talvez deslizar um pouco a saturação. Voilá! Você acabou de criar uma monstruosidade amarelada em menos de 30 segundos.

Todos nós já passamos por isso e todos nós já vimos essas fotos superprocessadas em nossos feeds do Instagram e em nossas linhas do tempo do Facebook. Embora editar suas fotos possa muitas vezes ser muito satisfatório, é melhor manter suas edições no mínimo ou o mais natural possível. Pense em qual efeito ou visual você está buscando antes mesmo de começar.

Então, trabalhe lenta e metodicamente para obter o resultado desejado. Algumas coisas para manter em mente ao editar fotos (Veja nossos aplicativos favoritos de edição de fotos aqui):

  • Ajustar o contraste também pode afetar a saturação da sua foto. Mais contraste = mais saturação, vice-versa.
  • Ajustar realces ou sombras pode afetar os níveis de exposição da sua foto.
  • Ajustar os níveis de preto e branco pode afetar o contraste da sua foto.
  • Fazer ajustes na exposição ou no brilho pode afetar os realces, as sombras e a saturação.
  • Adicionar um efeito de desbotamento pode afetar os níveis de preto, os níveis de branco e o contraste.
  • Resumindo, a maioria dos ajustes que você faz em uma foto estão relacionados entre si e afetam uns aos outros. A chave é encontrar o equilíbrio certo entre todos os seus ajustes para que você possa evitar fotos artificiais ou com aparência de desenho animado.

imagem_02_edições Na mesma análise feita pelo pesquisador de mídia social, Dan Zarella, foi descoberto que fotos menos saturadas e sem filtros recebem mais curtidas no Instagram. Portanto, se você quer “melhorar” seu jogo no Instagram, deixe os filtros de lado e mantenha suas edições no mínimo.

4) Conversão Raw na câmera + Wifi = Melhor qualidade de imagem para compartilhamento

É verdade que as câmeras de smartphones têm vantagem quando se trata de conveniência, mas uma câmera dedicada sempre terá vantagem quando se trata de desempenho (pelo menos pelos próximos anos).

Sabemos o que você está pensando. Você está pensando que se você fotografar com uma câmera digital, então você terá que transferir todos os seus arquivos para um computador, editá-los no seu computador e então transferir seus arquivos para o seu telefone antes que você possa compartilhá-los nas redes sociais ou com seus amigos. Isso não é necessariamente verdade.

Para aqueles que querem editar e compartilhar facilmente as melhores fotos possíveis sem a necessidade de um PC, descobrimos que ter esses dois recursos em uma câmera é o golpe duplo definitivo:

  • Conversão raw na câmera: Simplificando, os arquivos Camera Raw contêm dados não processados ​​diretamente do sensor de imagem de uma câmera digital. Eles contêm todas as informações que são processadas pelo processador de imagem da sua câmera para criar os arquivos JPEG que você vê na tela da sua câmera. Os arquivos Raw são como o filme em uma câmera de filme antes de ser processado e revelado em uma sala escura. Se sua câmera tiver recursos de conversão raw na câmera, você poderá fotografar em Raw (e tirar o máximo proveito da sua foto) e controlar (pelo menos até certo ponto) como os JPEGs são processados ​​e criados pela sua câmera. Talvez você queira empurrar as sombras ou aumentar os realces ou talvez ajustar o balanço de branco. Como os arquivos raw da câmera contêm todas essas informações, você pode obter alguns JPEGs realmente lindos que você pode então transferir para o seu telefone.
imagem_04_bruta
  • O que faz conectividade wifi outro ótimo recurso para ter em uma câmera. Depois de converter seus arquivos raw da câmera para JPEGs, você pode facilmente enviar os arquivos de imagem para seu telefone e continuar suas edições lá. Embora a conversão raw na câmera seja boa de se ter, a conectividade wi-fi é talvez o recurso mais importante para qualquer um que queira compartilhar suas fotos facilmente em seu telefone.

Em viagens recentes para Kota Kinabalu e Tóquio, sem laptop (ou desejo de usar um laptop), conseguimos postar algumas fotos bem decentes em nossas contas do Facebook e Instagram usando nada além de nossa câmera e nosso telefone. As imagens abaixo são do meu feed pessoal do Instagram. imagem_01_kota imagem_01_tóquio

5) Conte uma história que seja importante para você.

Fotógrafos que fazem sucesso no Instagram e em outras plataformas de mídia social o fazem porque suas fotos são realmente boas e as pessoas se interessam por elas pela forma como elas capturam o mundo ao seu redor.

Por exemplo, Adamsenadores é um piloto que tira fotos de belas vistas aéreas e as compartilha com seus 878 mil seguidores. Esta ideia selvagemque apresenta fotos do cachorro do fotógrafo Theron Humphrey, é compartilhado com 767 mil seguidores. Ambos têm um grande número de seguidores online e é fácil entender o porquê.

Eles não são apenas proficientes em tirar fotos, eles têm um ponto de vista; eles têm histórias para contar; e eles estão contando isso com ótimas fotos. É disso que a arte da fotografia sempre foi. Não importa se suas fotos são vistas em galerias ou em pequenas telas digitais, no final das contas, é tudo fotografia; é uma maneira de nos expressarmos de uma forma significativa.

Conheça seu assunto. Mantenha suas fotos em foco. Componha e exponha sua foto como se fosse sua última foto em um rolo de filme e faça com que ela signifique algo.

Compartilhe suas ideias conosco na seção de comentários abaixo.

Leia também sobre:

O que é um Perfil de Cliente Ideal (ICP)? Um guia completo

O que é marketing de conteúdo e como funciona?

Quanto custa construir um site para uma pequena empresa em 2024?

Guia do Google Analytics para iniciantes: tudo o que você precisa saber sobre o GA4

O guia definitivo para se tornar um expert em marketing digital


Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!