Veja do que se trata ser um diretor criativo de sucesso.
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Coloque seu chapéu alto: é hora de liderar e ser um diretor criativo de sucesso
O Diretor criativo de sucesso é quase sempre um líder de uma agência de design. Enquanto os diretores de arte estão pulando por anéis de fogo, os designers estão fazendo mágica com o Photoshop, os redatores estão fazendo malabarismos com palavras e os engenheiros estão andando em cordas bambas de código, é o diretor criativo que é responsável por controlar o caos, tudo isso enquanto cativa a multidão.
Você precisa oferecer ao público uma demonstração cativante de talento de maneiras que eles nunca imaginaram ser possíveis.
Pense maior que o pixel
O que geralmente define um Diretor de Criação (CD) bem-sucedido de seus colegas de design é a capacidade de equilibrar o que parece bom e o que vai funcionar bem para os objetivos de negócios do cliente. Torna-se menos sobre os visuais e mais sobre uma estratégia criativa sólida.
Há uma diferença decisiva entre os dois, e somente depois de superar essa lacuna você poderá começar a entender o que está no cerne dessa função.
Crie um ambiente que inspire
Sejamos francos sobre isso: cabe a você, e somente a você, alimentar a paixão e a criatividade da sua equipe. Não basta criar conceitos brilhantes.
Como diretor criativo, você deve criar continuamente um ambiente no qual outros possam fazer o mesmo. Entenda o que faz sua equipe funcionar, explore as personalidades dos indivíduos e nunca pare de estimular suas mentes. Quando você for capaz de criar uma atmosfera que seja propícia para uma colaboração saudável, você encontrará faíscas de criatividade acendendo à esquerda e à direita.
Atiçar as chamas é a parte divertida. Daqui em diante, você é um cultivador de grandes ideias.
Crie confiança e delegue
Embora muitas vezes gostemos de nos imaginar como super-heróis que fazem de tudo, que isso sirva de lembrete de que nenhuma pessoa pode executar sozinha o trabalho de uma equipe inteira.
Embora seja seu trabalho tomar as rédeas e controlar os outros, é igualmente importante reconhecer quando, onde e como abrir mão do seu poder. Caramba, você provavelmente sabe melhor, mas a menos que você inspire confiança real na sua equipe e saiba quando delegar, você nunca será um bom líder.
A eloquência é importante
Você fica nervoso quando liga para um cliente?
Se pega hesitando antes de uma apresentação de alto risco? Esse é um trabalho do tipo “afundar ou falar”, meu amigo. Se você não consegue dominar completamente a arte de contar histórias poderosas, então você nunca vai conseguir nessa função.
Período. Da mesma forma, a capacidade de articular sucintamente conceitos abstratos para colegas de trabalho e clientes é essencial. Nas conferências em que participei, desde o 4A’s e Mirren, me mostraram que a maior parte do tempo de um diretor criativo é gasto em novos negócios e na venda de sua agência e de seu trabalho.
Seja o Escultor e o Barro
Então, estabelecemos a necessidade de um CD ser proativo em sua abordagem à liderança. Você está criando conceitos, moldando sua força de trabalho e orientando seus clientes e equipes de contas no dia a dia. Mas um verdadeiro diretor criativo nunca esquece a importância da autoconsciência constante.
Sendo que não há nada estático sobre esse papel, você tem que ser maleável em sua perspectiva geral e métodos práticos. Entender como ser fluido enquanto ainda mantém a forma é fundamental. O crescimento contínuo requer que você seja um estudante de seu próprio ofício.
Compartilhe a Riqueza
Liderança de pensamento está na vanguarda da direção criativa. Os clientes querem saber se a pessoa no comando do navio está equipada para conduzi-los ao círculo dos vencedores. Como resultado, você deve estar confiante o suficiente para compartilhar o conhecimento e as experiências que adquiriu não apenas com sua equipe, mas também entre seus colegas do setor.
Encerrando
Agora eu poderia usar todas as dicas do meu arsenal, mas no final do dia, a trajetória da sua carreira depende inteiramente de uma perspicácia profunda (algo que a maioria das pessoas tem ou não). Se o design thinking — isto é, a percepção e o insight aguçados necessários para a resolução crítica de problemas — não for uma segunda natureza para o seu processo de pensamento, você sempre lutará com o papel.
Joabe Oliveira é gestor de marketing com mais de cinco anos de experiência na criação de conteúdo para dezenas de setores, incluindo alimentos e bebidas, serviços domésticos e educação. Ele também é especializada na criação de conteúdo SEO e PPC. Seu trabalho foi apresentado no Search Engine Journal, HubSpot, Entrepreneur, Clutch e muito mais. Em seu tempo livre, Joabe gosta de experimentar novos trabalhos manuais e ler estudar novos negócios sobre inteligência artificial.
joabe antonio de oliveira