O bilionário japonês Masayoshi Son, da SoftBank, e Sam Altman, CEO da OpenAI, estão a finalizar um acordo que pode tornar-se o maior investimento em startups de todos os tempos. A SoftBank lidera uma rodada de financiamento de 40 mil milhões de dólares (38,5 mil milhões de euros) na OpenAI, consolidando a sua posição como um dos principais financiadores do dono do ChatGPT.
A relação entre os dois magnatas da tecnologia começou em 2017, quando Altman visitou os escritórios da SoftBank em Tóquio. Na época, o jovem empreendedor ainda não possuía um projeto que convencesse Son a investir. No entanto, com o crescimento acelerado da OpenAI, Son tentou injetar injectar dinheiro na empresa, proposta que foi recusada por Altman, que preferiu formar uma parceria estratégica com a Microsoft devido à necessidade de infraestrutura computacional.
Agora, a OpenAI procura expandir-se para além da Microsoft, abrindo espaço para a SoftBank. O investimento deve avaliar a OpenAI em 260 mil milhões de dólares (250 mil milhões de euros), revela o ‘Financial Times’.
Paralelamente, Son e Altman também discutem um projeto ambicioso: o Stargate, um centro de dados de IA avaliado em 500 mil milhões de dólares (480 mil milhões de euros).
A parceria entre SoftBank e OpenAI também inclui a criação de uma joint venture no Japão para vender produtos OpenAI, com empresas do grupo SoftBank comprometendo-se a gastar 3 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros) anualmente em serviços da OpenAI.