E você, já criou seu próprio avatar com ferramentas de IA?

Mercado&Consumo

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Imagine a cena: você conversa com um assistente inteligente que conhece suas preferências, responde na sua voz e é capaz de resolver tarefas diárias, quase como o Jarvis, parceiro digital de Tony Stark, o Homem de Ferro. Ou talvez uma versão da Rosie, a robô simpática dos Jetsons, adaptada aos dias de hoje para gerenciar rotinas e simplificar sua vida.

Essa tecnologia, que parecia tão futurista, está mais acessível, e agora qualquer pessoa pode desenvolver e treinar seu próprio assistente com ferramentas avançadas de Inteligência Artificial (IA). De fato, talvez uma das primeiras entregas generalizadas de valor que a IA trará seja uma profusão de chatbots e assistentes virtuais altamente inteligentes, voltados para praticamente todas as finalidades.

Portanto, a provocação proposta aqui é simples: por que você ainda não começou a criar o seu?

Com o lançamento do ChatGPT 4.0, a OpenAI abriu as portas para um novo nível de personalização de avatares e assistentes virtuais. A novidade? Com a versão paga, é possível treinar a IA para que ela se aproxime ao máximo da sua forma de comunicação, criando um assistente com a sua personalidade.

Esse ecossistema de GPTs, como é chamado, permite que você desenvolva diferentes assistentes para diferentes tarefas. Quer um GPT que organize sua agenda? Um que envie relatórios do trabalho com o seu tom de voz? Ou até um para conversar e ajudar com conselhos em decisões do dia a dia? A escolha é sua, e a tecnologia já está sendo usada por muitas pessoas para auxiliar em tarefas profissionais e pessoais.

Além do ChatGPT, ferramentas como o Canva oferecem uma gama de templates para criar imagens e designs personalizados, ideais para dar identidade visual ao seu assistente virtual. Com templates e opções de customização, é possível montar cenários, criar designs exclusivos e até elaborar apresentações com seu avatar como protagonista. E não se trata apenas de estética: cada vez mais as plataformas permitem programar interações e personalizar o conteúdo de acordo com o gosto do usuário.

Como criar e treinar seu avatar

1. Comece com o ChatGPT 4.0: A primeira etapa é explorar o potencial do ChatGPT, que permite a criação de diferentes personas e a adaptação do tom de voz. Isso significa que você pode treinar o modelo para responder com sua linguagem, personalizando-o de acordo com seu estilo. Para facilitar, basta acessar o menu “Explore GPTs” e buscar por “avatar” para conferir opções já configuradas e prontas para uso.

2. Explore o Canva: Quer dar uma cara ao seu assistente? O Canva possui templates e ferramentas visuais que facilitam o design do avatar para representar a sua IA. É uma ótima maneira de criar a identidade visual do assistente e torná-lo mais único. Além disso, no próprio ChatGPT, no menu citado, é possível encontrar GPTs para criar imagens de avatares.

3. Meta AI e WhatsApp: Outra ferramenta interessante vem da Meta. Com a nova Meta AI integrada ao WhatsApp, a ideia é que, em breve, você possa contar com um assistente que use suas próprias interações e preferências para responder e ajudar em tarefas e buscas pela internet. Imagine um WhatsApp que, além de conectar você com amigos e família, dá conselhos, ajuda com dicas de negócios ou até recomendações de lazer. Apesar de os erros serem frequentes neste início, é questão de tempo até que a Meta AI se torne mais eficiente.

Essas ferramentas oferecem uma oportunidade: moldar a IA antes que ela se torne tão onipresente que não possamos mais participar ativamente de sua construção. Criar um assistente personalizado é estar na linha de frente da transformação digital, compreendendo e testando funcionalidades antes que se tornem parte essencial da rotina.

A IA não é apenas uma ferramenta tecnológica; ela está se tornando uma extensão do ser humano, um assistente pessoal com potencial para facilitar tarefas diárias e expandir capacidades. Ficar de fora dessa transformação pode significar perder uma chance importante.

Aliás, é interessante observar quais novidades serão apresentadas nesse campo já nos primeiros eventos de 2025, como a CES e a NRF.

Que tal explorar as possibilidades ainda neste início de ano novo, como parte de suas resoluções?

Feliz 2025 – virtual ou real!

Fernando Moulin é partner da Sponsorb.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!