E você, já criou seu próprio avatar com ferramentas de IA?

Mercado&Consumo

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Imagine a cena: você conversa com um assistente inteligente que conhece suas preferências, responde na sua voz e é capaz de resolver tarefas diárias, quase como o Jarvis, parceiro digital de Tony Stark, o Homem de Ferro. Ou talvez uma versão da Rosie, a robô simpática dos Jetsons, adaptada aos dias de hoje para gerenciar rotinas e simplificar sua vida.

Essa tecnologia, que parecia tão futurista, está mais acessível, e agora qualquer pessoa pode desenvolver e treinar seu próprio assistente com ferramentas avançadas de Inteligência Artificial (IA). De fato, talvez uma das primeiras entregas generalizadas de valor que a IA trará seja uma profusão de chatbots e assistentes virtuais altamente inteligentes, voltados para praticamente todas as finalidades.

Portanto, a provocação proposta aqui é simples: por que você ainda não começou a criar o seu?

Com o lançamento do ChatGPT 4.0, a OpenAI abriu as portas para um novo nível de personalização de avatares e assistentes virtuais. A novidade? Com a versão paga, é possível treinar a IA para que ela se aproxime ao máximo da sua forma de comunicação, criando um assistente com a sua personalidade.

Esse ecossistema de GPTs, como é chamado, permite que você desenvolva diferentes assistentes para diferentes tarefas. Quer um GPT que organize sua agenda? Um que envie relatórios do trabalho com o seu tom de voz? Ou até um para conversar e ajudar com conselhos em decisões do dia a dia? A escolha é sua, e a tecnologia já está sendo usada por muitas pessoas para auxiliar em tarefas profissionais e pessoais.

Além do ChatGPT, ferramentas como o Canva oferecem uma gama de templates para criar imagens e designs personalizados, ideais para dar identidade visual ao seu assistente virtual. Com templates e opções de customização, é possível montar cenários, criar designs exclusivos e até elaborar apresentações com seu avatar como protagonista. E não se trata apenas de estética: cada vez mais as plataformas permitem programar interações e personalizar o conteúdo de acordo com o gosto do usuário.

Como criar e treinar seu avatar

1. Comece com o ChatGPT 4.0: A primeira etapa é explorar o potencial do ChatGPT, que permite a criação de diferentes personas e a adaptação do tom de voz. Isso significa que você pode treinar o modelo para responder com sua linguagem, personalizando-o de acordo com seu estilo. Para facilitar, basta acessar o menu “Explore GPTs” e buscar por “avatar” para conferir opções já configuradas e prontas para uso.

2. Explore o Canva: Quer dar uma cara ao seu assistente? O Canva possui templates e ferramentas visuais que facilitam o design do avatar para representar a sua IA. É uma ótima maneira de criar a identidade visual do assistente e torná-lo mais único. Além disso, no próprio ChatGPT, no menu citado, é possível encontrar GPTs para criar imagens de avatares.

3. Meta AI e WhatsApp: Outra ferramenta interessante vem da Meta. Com a nova Meta AI integrada ao WhatsApp, a ideia é que, em breve, você possa contar com um assistente que use suas próprias interações e preferências para responder e ajudar em tarefas e buscas pela internet. Imagine um WhatsApp que, além de conectar você com amigos e família, dá conselhos, ajuda com dicas de negócios ou até recomendações de lazer. Apesar de os erros serem frequentes neste início, é questão de tempo até que a Meta AI se torne mais eficiente.

Essas ferramentas oferecem uma oportunidade: moldar a IA antes que ela se torne tão onipresente que não possamos mais participar ativamente de sua construção. Criar um assistente personalizado é estar na linha de frente da transformação digital, compreendendo e testando funcionalidades antes que se tornem parte essencial da rotina.

A IA não é apenas uma ferramenta tecnológica; ela está se tornando uma extensão do ser humano, um assistente pessoal com potencial para facilitar tarefas diárias e expandir capacidades. Ficar de fora dessa transformação pode significar perder uma chance importante.

Aliás, é interessante observar quais novidades serão apresentadas nesse campo já nos primeiros eventos de 2025, como a CES e a NRF.

Que tal explorar as possibilidades ainda neste início de ano novo, como parte de suas resoluções?

Feliz 2025 – virtual ou real!

Fernando Moulin é partner da Sponsorb.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Source link

Leia mais sobre

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

Amplificando ativos de marketing digital com email marketing
Estratégias de marketing

Amplificando ativos de marketing digital com email marketing
Estratégias de marketing

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!