Durante sua visita de três dias aos Emirados Árabes Unidos, o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, encontrou-se com o príncipe herdeiro dos EAU, Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan. Na segunda-feira (13), os líderes participaram da assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para estabelecer investimentos bilaterais no campo da inteligência artificial, como parte da iniciativa Malaysia Madani Artificial Intelligence (MMAI, na sigla em inglês).
Segundo informações divulgadas pela
Emirates News Agency (WAM), parceira da TV BRICS, a parceria tem como objetivo utilizar IA e análises avançadas de dados para melhorar a segurança comunitária, a segurança nacional e a eficiência operacional.
A cooperação técnica abrangerá diversas áreas-chave, incluindo o desenvolvimento de sistemas de segurança nacional baseados em IA, o estabelecimento de centros de dados de computação de alto desempenho e centros de operações de segurança nacional, a melhoria na arrecadação de impostos alfandegários e o aumento da eficiência operacional.
O MoU foi oficialmente assinado por Mohamed Hassan Alsuwaidi, ministro de Investimentos dos EAU, e Saifuddin Nasution Ismail, ministro do Interior da Malásia.
No encontro, as discussões também abordaram os últimos avanços no uso de tecnologia avançada e inteligência artificial, especialmente nos setores econômicos que impactam positivamente os padrões e a qualidade de vida dos cidadãos.
“Nossa colaboração com a Malásia destaca a força de nossos laços bilaterais e nosso compromisso compartilhado com o avanço da inovação tecnológica em apoio ao desenvolvimento sustentável. […] O MoU reflete o foco de ambas as nações em estabelecer parcerias significativas e voltadas para o futuro, que gerem benefícios mútuos e contribuam para enfrentar os desafios globais”, declarou o ministro emiradense.
O MoU marca um avanço significativo na relação de parceria entre os Emirados Árabes Unidos e a Malásia, cuja relação econômica, segundo a fonte, registrou um saldo no comércio não petrolífero de US$ 2,5 bilhões (R$ 15,2 bilhões) nos primeiros seis meses de 2024 – um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2023.
A Malásia é o 12º maior parceiro comercial asiático dos EAU e o quinto entre os países da ASEAN. Os EAU são o segundo maior parceiro comercial da Malásia no mundo árabe, respondendo por 32% do comércio da Malásia com a região.
Fotografia:
Emirates News Agency (WAM)