Mais de 200 fatores diferentes impactam como seu site é classificado nos resultados de mecanismos de busca. Embora melhorar todos esses elementos de SEO possa ser útil, alguns fatores de classificação são mais influentes ou fundamentais do que outros. Nesta publicação, discutiremos os elementos mais importantes de SEO.
Esses são os elementos nos quais você deve se concentrar se estiver apenas começando e quiser ter o maior impacto possível no seu SEO.
Os elementos mais importantes do SEO
Nas seções abaixo, discutiremos os elementos mais importantes de SEO. Nós os dividimos em duas categorias — elementos de SEO on-page e SEO off-page.
- SEO na página refere-se a elementos do seu site que você pode controlar
- SEO fora da página refere-se a fatores fora do seu site que você não pode controlar diretamente
Elementos de SEO na página
Aqui estão os elementos de SEO na página ou fatores de classificação de SEO na página mais importantes:
1. Rastreabilidade e indexabilidade
Se o Google não puder rastrear e indexar seu site, ele não aparecerá nos resultados de pesquisa, então você precisa acertar sua rastreabilidade e indexabilidade. O Google rastreia constantemente a web usando bots para descobrir páginas. Então, rastreabilidade se refere à capacidade do Google de encontrar seu conteúdo.
Os rastreadores do Google descobrem conteúdo por meio de links. Após rastrear o conteúdo, os rastreadores do Google enviam dados de volta ao Google para que ele possa analisar a página e adicioná-la ao seu índice. Apenas páginas indexadas podem aparecer nos resultados da pesquisa.
Algumas das melhores maneiras de melhorar a rastreabilidade e a indexação do seu site são:
- Carregar um mapa do site: Um sitemap é um diretório do seu site com links para suas páginas mais importantes. Manter sitemaps XML e HTML atualizados ajuda o Google a encontrar seu conteúdo.
- Adicionar links internos: Adicionar links entre suas páginas é outra maneira de ajudar o Google a descobrir seu conteúdo.
- Verifique seu arquivo robots.txt: Em um arquivo txt, você pode dizer aos rastreadores quais páginas você quer que eles rastreiem. Certifique-se de que seu arquivo robots.txt esteja dando aos rastreadores as informações corretas.
Você pode ver quais das suas páginas estão indexadas usando o relatório Coverage no Google Search Console. Aqui está um exemplo de como o relatório se parece:
2. Qualidade do conteúdo
O Google disse que criar conteúdo de alta qualidade que dê aos usuários as informações que eles estão procurando é um dos elementos mais importantes do SEO. O Google quer classificar conteúdo de alta qualidade no topo de suas páginas de resultados, pois isso fornece aos seus usuários uma melhor experiência. Certifique-se de que suas páginas forneçam informações precisas e úteis sobre tópicos e que os usuários obtenham o que esperam quando clicam em sua página.
As seguintes táticas podem fazer com que o Google interprete seu conteúdo como de baixa qualidade ou até mesmo spam:
- Conteúdo duplicado
- Conteúdo gerado automaticamente
- Conteúdo com pouca substância
- Conteúdo anormalmente recheado com palavras-chave
- Páginas de entrada
3. Uso de palavras-chave
Os sites costumavam ser capazes de classificar enchendo suas páginas de palavras-chave a ponto de serem difíceis de ler. Agora, no entanto, essa prática pode prejudicar significativamente suas classificações. Embora os mecanismos de busca possam cada vez mais olhar além das palavras-chave para entender do que se trata uma página, o uso de palavras-chave ainda é um dos elementos de SEO mais cruciais.
Você deve incluir sua palavra-chave alvo na tag de título da sua página, no cabeçalho H1 e na meta descrição. Use-a várias vezes ao longo do seu conteúdo também e tente incluí-la uma vez nas primeiras 100 palavras ou mais. Essas não são regras rígidas e rápidas, mas são boas diretrizes a serem seguidas.
O mais importante é garantir que suas palavras-chave soem naturais no texto e melhorem, em vez de prejudicar, a experiência do usuário.
4. Intenção de pesquisa
A intenção de busca de uma determinada palavra-chave é o que o usuário quer realizar ao buscá-la. É importante entender a intenção de busca de cada palavra-chave que você almeja. A intenção de busca é mais clara para algumas palavras-chave do que para outras.
Para determinar a intenção de busca para uma palavra-chave, pesquise-a no Google e observe os principais resultados para ver quais necessidades eles atendem. Existem vários tipos de intenção de busca, incluindo:
- Informativo: O usuário está procurando aprender algo. “Quando é a próxima lua cheia?” é um exemplo de uma busca informacional.
- De navegação: O usuário quer encontrar uma página específica. Se alguém pesquisa “YouTube”, por exemplo, provavelmente quer ir para o site do YouTube.
- Transacional: O usuário quer fazer uma compra. “Comprar tênis de corrida online” é uma busca transacional.
5. COMA
EAT significa competência, autoridade e confiabilidade. Demonstrar EAT é importante para uma boa classificação. É especialmente importante se você administra uma página Your Money or Your Life (YMYL) — uma página que pode impactar a saúde, o bem-estar financeiro ou a felicidade de alguém. Vamos dividir cada parte do EAT:
- Especialização: O autor de um pedaço de conteúdo deve ter alguma experiência no tópico do conteúdo. Para alguns assuntos, como assistência médica, o autor deve ter experiência formal. Outros tópicos exigem apenas experiência do dia a dia com o tópico.
- Autoridade: A autoridade se refere à reputação geral do seu site. Links e compartilhamentos de sites e pessoas bem conhecidos são as melhores maneiras de demonstrar autoridade.
- Confiabilidade: As pessoas devem confiar em seu site ou negócio. Avaliações positivas, informações precisas e segurança adequada do site demonstram confiabilidade.
Elementos de SEO fora da página
Os elementos mais importantes de SEO off-page incluem:
6. Backlinks
Backlinks são links de outros sites para o seu, e são um dos elementos mais importantes de SEO. O Google considera tanto a quantidade quanto a qualidade dos seus backlinks, então, idealmente, você quer um grande número de links de sites de alta autoridade. Embora você não possa controlar diretamente quem faz links para o seu site, você pode usar vários métodos para melhorar seu perfil de backlink:
- Crie conteúdo de alta qualidade: Crie conteúdo que outros queiram vincular em suas páginas. Mais pessoas vincularão seu site se isso adicionar valor substancial à página delas.
- Realizar divulgação: Procure páginas relacionadas ao seu tópico. Então, envie um e-mail ao autor e sugira que ele crie um link para sua página. Ele pode querer, por exemplo, substituir um link quebrado por um link para sua página ou adicionar sua página a uma lista de recursos.
- Escreva posts de convidados: Escreva um guest post para outro site e coloque um link para o seu site no seu post. Certifique-se de que o site seja autoritativo e relevante para o seu conteúdo.
Evite técnicas de construção de links que o Google vê como spam, como comprar links e vincular seu site em comentários em outros sites. Você pode verificar seus backlinks com ferramentas como Console de Pesquisa do Google, Ahrefse SEMrush. Aqui está um exemplo de um relatório de backlinks do Ahrefs:
7. Sinais sociais
Embora os compartilhamentos em mídias sociais não sejam um fator de classificação direto, obter mais compartilhamentos pode impulsionar indiretamente seu SEO. Quanto mais pessoas compartilham suas postagens, maior a probabilidade de você obter backlinks. E os compartilhamentos sociais levam ao aumento do tráfego, o que o Google vê como um sinal positivo.
Como você pode encorajar as pessoas a compartilhar seu conteúdo nas mídias sociais? Aqui estão algumas ideias:
- Compartilhe seu conteúdo das contas de mídia social da sua empresa
- Crie seguidores nas redes sociais postando regularmente
- Adicione botões de compartilhamento social ao seu site para facilitar o compartilhamento do seu conteúdo pelas pessoas
- Escreva sobre tópicos que são tendências nas mídias sociais (e relevantes para o seu negócio)
- Escreva títulos que chamem a atenção e sejam dignos de compartilhamento
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