O bilionário dono da Tesla, Elon Musk, disse neste domingo, 16, que lançará a terceira geração de seu chatbot de inteligência artificial (IA), o Grok 3, na segunda-feira, 17. Em publicação no X, rede social de sua propriedade, ele prometeu que a ferramenta será a “mais inteligente do mundo”.
O anúncio acontece em uma crescente concorrência de empresas no mercado de tecnologia, também de olho no ChatGPT, da Open IA, e na chinesa DeepSeek. Na última semana, também na China, o Baidu afirmou que planeja disponibilizar seu chatbot de IA, Ernie Bot, gratuitamente para usuários de desktop e dispositivos móveis.

Elon Musk fala na Casa Branca Foto: Alex Brandon/AP
Neste mês, um grupo de investidores liderado por Elon Musk fez uma oferta de US$ 97,4 bilhões para comprar a organização sem fins lucrativos que controla a OpenAI. A oferta foi rejeitada na sexta-feira, 14.
A OpenAI enviou uma carta na sexta-feira a Marc Toberoff, o advogado que representa Musk e os investidores que fizeram a oferta, dizendo que a oferta “não era do melhor interesse da missão da OpenAI”, que é construir inteligência artificial que beneficie “toda a humanidade”.
O movimento de Musk aprofundou a disputa entre Musk e o executivo-chefe da OpenAI, Sam Altman.
Musk e Altman têm se desentendido há anos. O bilionário ajudou a criar a OpenAI como uma organização sem fins lucrativos em 2015, juntamente com Altman e outros. Em 2018, e Musk deixou a organização após uma batalha pelo controle da empresa. Altman então anexou a OpenAI a uma empresa com fins lucrativos para poder levantar os bilhões de dólares necessários para desenvolver tecnologias de IA. / COM NYT