
Tudo sobre Facebook

Tudo sobre Inteligência Artificial
Se depender da Meta, usuários de redes sociais do Instagram e Facebook em breve estarão convivendo com perfis de IA. A empresa está apostando em personagens gerados artificialmente para aumentar o engajamento nas plataformas e torná-las “mais divertidas”.
Embora a previsão seja que isso aconteça em alguns anos, a big tech já tem lançado recursos de IA para criadores de conteúdo.
Redes sociais estarão repletas de ‘usuários de IA’
De acordo com o Financial Times, a Meta está lançando uma gama de produtos de IA, inclusive um que ajuda usuários a criar personagens de IA no Instagram e no Facebook. Por enquanto, o objetivo é aumentar o engajamento nas plataformas.

Segundo Connor Hayes, vice-presidente de produto para IA generativa na companhia, a esperança é que, com o tempo, os “usuários de IA” existam nas redes sociais da mesma forma que outras contas.
Eles terão biografias e fotos de perfil e poderão gerar e compartilhar conteúdo alimentado por IA na plataforma… é para onde vemos tudo isso acontecendo.
Connor Hayes, vice-presidente de produto para IA generativa na Meta
Outra prioridade da empresa é tornar o Instagram e Facebook “mais divertidos e envolventes” nos próximos dois anos. Hayes afirmou que centenas de milhares de personagens de IA já foram criados usando o recurso, que foi lançado nos Estados Unidos em julho deste ano. No entanto, boa parte deles continua privado.

Meta aposta em IA para criadores de conteúdo
- A proposta da Meta vem num momento em que companhias de redes sociais estão competindo pela vanguarda na IA generativa como forma de atrair e reter usuários;
- No ano passado, por exemplo, TikTok e Snapchat foram algumas das plataformas que apostaram na geração artificial de conteúdo;
- Além da geração de usuários artificiais, a Meta apresentou um recurso de assistente de IA para responder perguntas de usuários;
- Para 2025, a empresa planeja um software de geração de vídeos a partir de prompts de texto para criadores de conteúdo.
Leia mais:
Como toda nova tecnologia, a presença de IA nas redes sociais tem riscos.
Becky Owen, ex-chefe da equipe de inovações para criadores da Meta, alertou para o potencial dos “usuários artificias” serem usados para espalhar desinformação. Pensando nisso, as regras da Meta estabelecem que o conteúdo gerado por IA deve ser rotulado.
Outro problema apontado por Owen é que, embora os personagens de IA possam ser divertidos, podem acabar enchendo as plataformas de material de baixa qualidade, o que prejudica o trabalho de criadores de conteúdo humanos. E cria desconfiança por parte dos usuários.