A Embracer Group, uma das maiores empresas de jogos do mundo e a controladora de estúdios renomados como THQ Nordic, Gearbox Entertainment e Crystal Dynamics – Eidos Montreal, tomou a decisão de incorporar a inteligência artificial (IA) em seu processo de desenvolvimento de jogos.
Esta decisão surge após um período turbulento marcado pela demissão de 1.500 funcionários e o cancelamento de 80 jogos no último ano, além do fechamento de estúdios como a Volition, conhecida pela franquia Saints Row.
Leia também:
G-Assist é o novo assistente de IA da Nvidia que dá dicas em jogos e otimiza o PC
Inteligência artificial imagina filmes famosos como jogos Pixel Art
A virada para a IA pela Embracer Group
De acordo com o relatório anual da Embracer, divulgado via Game Developer, a empresa detalhou sua nova política de IA, justificando que a não adoção dessa tecnologia resultaria em um atraso significativo em relação a outros gigantes da indústria, como EA, Sony, Square Enix e Ubisoft.
A Embracer acredita que a IA pode acelerar o processo de desenvolvimento e proporcionar aos jogadores uma experiência de jogo mais otimizada e personalizada.
“A IA tem a capacidade de melhorar massivamente o desenvolvimento de jogos, aumentando a eficiência dos recursos, adicionando comportamentos inteligentes, personalização e otimização às experiências de jogo”, afirmou a Embracer no relatório. “Ao aproveitar a IA, criamos experiências mais envolventes e imersivas que proporcionam a cada jogador uma experiência única, dinâmica e personalizada.”
Empresa revela que IA não vai acabar com empregos
Além dos benefícios evidentes, a Embracer revelou que também reconhece os riscos associados ao uso da IA. A empresa destacou que, se mal treinada ou utilizada para fins inadequados, a IA pode produzir resultados antiéticos, tendenciosos, discriminatórios ou completamente errôneos. O fato da empresa ter essa consciência dos possíveis problemas com a ideia, indica que ela deverá fazer uso da tecnologia de forma cuidadosa e responsável.
Essa decisão de trazer a IA acontece em um momento de grandes mudanças internas, marcadas pelas demissões em massa e cancelamentos de jogos. Apesar das preocupações de que a IA possa substituir trabalhadores humanos, a Embracer afirmou que não pretende usar a tecnologia dessa maneira.
Pelo contrário, a empresa alega que a IA pode abrir novas portas na indústria de jogos, especialmente para desenvolvedores com deficiência que enfrentam dificuldades para operar certos equipamentos. Só o tempo irá mostrar se isso será uma realidade ou não.
Source link