O uso da inteligência artificial (IA) tem registrado um crescimento significativo em diversos setores. Uma pesquisa da McKinsey, intitulada “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, aponta que cerca de 72% das empresas em todo o mundo adotaram a tecnologia no último ano, comparado aos 55% registrados em 2023.
No mercado imobiliário, a tecnologia tem sido utilizada para otimizar o atendimento e o relacionamento com clientes. Ferramentas baseadas em IA, como chatbots e assistentes virtuais, permitem interações rápidas e disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana. Essas tecnologias facilitam o agendamento de visitas, esclarecem dúvidas em tempo real e potencializam a experiência do consumidor.
Herberth Moreira, diretor comercial e de marketing da Rizzo Urbanismo, comenta sobre a aplicação da IA em seus empreendimentos: “Em nosso mais novo empreendimento, os clientes que chegam pelas redes sociais, chats ou WhatsApp são atendidos 100% por meio da inteligência artificial de modo imediato, independente do dia ou horário, com respostas prontas e eficazes. E é onde por ali mesmo que as visitas são agendadas e repassadas para os nossos corretores”.
Moreira afirma ainda que a IA não substitui o atendimento humano, mas amplia as possibilidades de interação, otimizando tempo e criando mais oportunidades de vendas.
Recentemente, a Rizzo Urbanismo, em parceria com a Trinus, lançou o Portal do Sol Noronha Condomínio Resort, localizado na região de Senador Canedo. O empreendimento inclui áreas de lazer temáticas, coworking, espaços esportivos e o maior complexo de quadras de areia em condomínios horizontais do Centro-Oeste.
Com a crescente aplicação de IA e novas tecnologias, o setor imobiliário busca inovar para atrair e fidelizar clientes, adaptando-se às demandas do mercado.