Empresas não medem impactos ambientais do uso da inteligência artificial, aponta pesquisa

Empresas não medem impactos ambientais do uso da inteligência artificial, aponta pesquisa

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Levantamento da consultoria Capgemini mostra que executivos apostam na tecnologia para ganhar eficiência, mas ainda não sabem qual é o gasto extra de energia

As empresas não estão conseguindo medir adequadamente o impacto ambiental gerado por modelos de inteligência artificial generativa, ou seja, aqueles que geram textos, imagens, áudios e vídeos, como o ChatGPT e o Midjourney. A conclusão é do relatório Developing Sustainable Gen AI (“Desenvolvendo IA Generativa Sustentável, em tradução livre), realizado pela consultoria Capgemini. O mesmo estudo aponta, no entanto, o otimismo de gestores para que a tecnologia ajude a melhorar a eficiência na produção. A IA necessita de muita energia elétrica e outros recursos, como água, para funcionar.

A pesquisa foi realizada em 12 setores da economia e em 15 países, incluindo o Brasil, com 2 mil executivos que trabalham em empresas com receita acima de US$ 1 bilhão por ano. Em outubro de 2024, a utilização da IA generativa chegava a 24% das companhias, porcentual quatro vezes maior do que apenas dez meses antes, em dezembro de 2023, quando apenas 6% se aproveitavam da tecnologia.

Quase metade dos executivos (48%) acredita que utilizar a inteligência artificial aumentou as emissões de gases de efeito estufa, os que causam o aquecimento global. No entanto, apenas 12% dos executivos que utilizam a IA generativa afirmam que a sua organização mede a pegada ambiental do uso, e somente 38% afirmam estar conscientes desse impacto ambiental.

Para os executivos, a principal função da IA generativa é ajudar a aumentar a eficiência na produção: 60% dos brasileiros priorizam o uso em resultados organizacionais para impulsionar eficiências, em vez de seu impacto ambiental, número próximo à média global de 58%. “O ganho de curto prazo, seja no custo, seja na receita, é o principal fator na tomada de decisão sobre a utilização das IAs”, afirma Emanuel Queiroz, VP de Sustentabilidade e Soluções em Nuvem da Capgemini Brasil.



Inteligência artificial está presente em diversos dispositivos, como celulares, computadores, relógios e anéis

Inteligência artificial está presente em diversos dispositivos, como celulares, computadores, relógios e anéis

Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

No entanto, para Queiroz, a IA pode ajuda a compensar o gasto energético justamente com a eficiência. “Utilizar a IA pode reduzir o consumo de energia, mesmo após aumento inicial, de matéria prima e de tempo. Através do processamento de dados que possibilitam exploração de alternativas mais produtivas para a cadeia de suprimentos e processos de produção”, comenta.

Por exemplo, a IA generativa pode ser utilizada para interpretar dados e localizar vazamentos de energia e água e consertá-los. Também pode ajudar na calibração de equipamentos como ar-condicionado, geladeiras, motores e iluminação através de ajustes de temperatura, pressão e velocidade.

Ainda assim é necessário prestar atenção ao gasto energético e a outros indicadores ambientais. “Ainda hoje cerca de 40% da população não tem acesso a energia e água nos níveis indicados pela ONU. Com o aumento de consumo pela tecnologia, a oferta é ainda mais insuficiente. No entanto, a própria IA traz parte da solução com identificação de perdas e vazamentos”, cita Queiroz. Uma solução para as companhias que quiserem medir o tamanho do gasto extra é pela variação no consumo de energia e demanda por novos equipamentos de TI que tem uma pegada de carbono importante em componentes e matérias prima.

Segundo a pesquisa, 42% das empresas ouvidas tiveram que rever as metas climáticas que haviam divulgado. O especialista atribui isso a uma falta de “pontos de controle” de curto prazo, enquanto os impactos previstos para as mudanças climáticas se anteciparam e o prazo se aproximou.

Como diminuir o gasto energético

Para as empresas, é fundamental avaliar se o retorno do investimento em adquirir um serviço de inteligência artificial vale a pena, e se ameaça o cumprimento das metas ambientais. O relatório da Capgemini sugere a adoção de outras tecnologias que possam ter resultados parecidos com o da IA, se possível.

Além disso, sistemas que já são projetados visando reduzir o gasto energético ou utilizar apenas fontes de energia renováveis podem manter a pegada ecológica baixa. Por isso, é importante pensar em práticas sustentáveis ??para serem implementadas ao longo de todo o ciclo de vida da IA incluindo hardware, arquitetura de modelo e fontes de energia.

“Tecnologias como computação de borda, Cloud e Data Centers mais eficientes, assim como uma estratégia de dados que otimiza o armazenamento de informações. Todo o ciclo de vida de um Data Center desenhado e operado de maneira eficiente do ponto de vista ambiental tem pegada até 70% menor”, diz Queiroz. Ele cita também que sistemas resfriados por túneis de vento ou submersos em águas marinhas, naturalmente geladas, e projetado com eco-design podem trazer ganhos ambientais e de performance.

Por sua vez, o setor público pode obrigar as empresas a considerar o gasto energético em suas previsões financeiras através de encargos e sobretaxação pelo aumento do consumo de energia, e reforçar a circularidade evitando descarte incorreto de resíduos eletrônicos. Quase dois terços (62%) dos executivos acreditam que barreiras de proteção e governança robustas podem efetivamente mitigar o impacto ambiental da IA ??generativa.

No final, todo ganho de produtividade gerado pela inteligência artificial precisa ter um benefício igual para o mundo, tornando os negócios realmente sustentáveis para o meio ambiente e para a resiliência das companhias. “Eficiência é sustentabilidade, e a maior medida é a perenidade e o sucesso dos negócios”, resume Queiroz.

Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!