Os utilizadores poderão fazer questões ao ‘chatbot Gemini como: “Quantos contactos é que a minha equipa fez com este cliente no último trimestre?” ou “Qual é o nosso progresso face ao objetivo deste mês?”.
As empresas vão passar a poder utilizar modelos de linguagem Gemini na plataforma de colaboração Slack, no âmbito de uma nova parceria entre a Google Cloud e a Salesforce. O acordo entre as duas tecnológicas norte-americanas foi formalmente reforçado esta terça-feira, que marca o início da conferência Dreamforce 2024.
A parceria das multinacionais da Bay Area envolve o Agentforce (Salesforce) e o Vertex AI (Google Cloud) e possibilita a criação de agentes virtuais, à base de Inteligência Artificial (IA), tanto no software de gestão da relação com os clientes (CRM – Customer Relationship Management) da Salesforce como no Slack, que é um dos maiores concorrentes do Teams.
“Os agentes utilizam modelos Gemini através do Vertex AI do Google Cloud, que aproveitam, com segurança, os dados dos clientes da Salesforce e do Google Cloud. Juntamente com as integrações bidirecionais existentes entre a Salesforce e o Google Workspace, as duas empresas lançam agora a plataforma de produtividade empresarial mais capaz e com maior capacidade de IA disponível”, explica a Salesforce, no primeiro dia do seu maior evento anual, que decorre em São Francisco.
Na prática, o que é que permite fazer? Fazer perguntas diretamente na barra lateral da aplicação Slack com o Gemini – antigo Bard – ou mencionar (“@”) nos canais internos ou conversas dentro da aplicação. A partir daí, surgirão respostas relacionas com o negócio específico da empresa, uma vez que a base de dados utilizada para alimentar os algoritmos é a da própria organização. Por exemplo, questões como: “Quantos contactos é que a minha equipa fez com este cliente no último trimestre?” ou “Qual é o nosso progresso face ao objetivo deste mês?”.
Neste primeiro dia de feira tecnológica no Moscone Center, a Salesforce aproveitou ainda para lançar ao público uma nova rede de parceiros do sector relacionada com agentes autónomos de IA: a Agentforce Partner Network, que tem uma abrangência global e inclui fornecedores de tecnologia de sistemas de IA pré-construídos. O objetivo é cooperar numa missão comum: a interligação das diferentes aplicações de IA que são instaladas pelas empresas, nomeadamente entre os assistentes internos e externos.
A rede inclui empresas como a Amazon Web Services (AWS), Box, Certinia, Copado, Coupa, Google, Honeywell, IBM, Workday ou Zoom. É por esse motivo que o diretor de operações (COO – Chief Operating Officer) da Salesforce afirma: “Com o Agentforce, a era dos copilotos e chatbots desconectados e estáticos acabou”.
“Os agentes representam uma nova fronteira na IA, permitindo que humanos com IA impulsionem juntos o sucesso do cliente. Os agentes são tão capazes quanto o conhecimento, as ações e as instruções que os impulsionam. Este ecossistema vai dar aos nossos parceiros um caminho para a criação de agentes de IA, assim como vai dar aos clientes o melhor sistema operacional para IA, capacitando os agentes autónomos com competências, tecnologia desenvolvida especificamente e conhecimento de domínio, para que as empresas possam aumentar a produtividade e criar mais emprego”, argumentou Brian Millham.