Participantes do 4º e último Encontro da ABF Regional Minas do ano tiveram a oportunidade de assistir palestras e compartilhar conhecimento no auditório do Premier Business
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) Regional Minas Gerais (MG) promoveu seu quarto e último Encontro de Associados do ano no auditório do Premier Business, em Nova Lima, no dia 12 de dezembro. Na ocasião, os participantes puderam acompanhar uma programação valiosa, além de compartilhar conhecimento.
O diretor da Regional, Antônio Bortoletto (Clube de Permuta), abriu os trabalhos apresentando o novo coordenador regional em Minas, Renan Reis (FarMelhor), destacando a importância do trabalho iniciado há muitos anos no Estado pelo empresário Aristides Newton, ex-diretor da ABF.
“Aristides Newton deu a linha e o caminho no franchising. Eu não poderia encerrar um ciclo e começar outro na ABF sem reconhecer as pessoas que trabalharam para facilitar a nossa vida enquanto franqueador. Quero que hoje seja o dia para enaltecer o trabalho de muitos anos de Aristides”, declarou Bortoletto.
O diretor também palestrou sobre a importância da inteligência artificial na venda e no suporte, e apresentou ideias para atualização da IA no sistema de franchising, além de apresentar exemplos de utilização e as tendências para 2025.
ABF e Codemge
Durante o evento, também estava presente o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Leonardo Bortoletto, que complementou a fala do diretor da ABF. O VP evidenciou a importância do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a entidade durante a ABF Expo no fim do primeiro semestre e também elogiou Newton.
“Queremos colocar Minas Gerais como um estado franqueador, que aposta no franchising, que quer o franchising cada vez mais atuante, que produz desenvolvimento social. Há muito o que percorrermos ainda, mas o franchising tem sido visto pelo governo como uma molda propulsora do empreendedorismo. Se hoje temos uma agenda com o Estado, uma reunião como essa, também tem o trabalho ativo de Aristides Newton, que está aqui conosco hoje”, afirmou Leonardo Bortoletto.
Emocionado, Newton agradeceu o carinho e a homenagem dos presentes. “Fiz um do franchising um ato de amor, não um trabalho. E um ato de amor tem que ser perenizado. Levo o franchising no meu coração e levo a minha experiência para o futuro. Acabo de completar 80 anos e tenho muita satisfação de ter conseguido despertar o franchising em muitas pessoas em Minas Gerais e em todos os estados e países sul-americanos. Nós conseguimos plantar uma ideia que deu certo. A vitória não é minha. É de vocês”.
O grupo de associados assistiu também a palestra ministrada por José Rubens Oliva (Guia-Se), que destacou os quatro pilares da construção de conteúdo: “Encontre a dor do seu público, crie a narrativa, dê a solução, venda mais e melhor”. Oliva citou a importância de um podcast para a franqueadora, sendo uma oportunidade de estreitar o relacionamento com franqueados, clientes e potenciais investidores.
Em seguida, houve uma sessão de insigths com Guilherme Fiorenzano (Localiza) que falou da importância do treinamento e da retenção de talentos nas franquias, outra com o coordenador da ABF Minas, que enfatizou o relacionamento dos franqueados com a rede, e uma terceira com Luiz Cruz (Prudential), que abordou estratégia de expansão da marca, realizando também a palestra de encerramento.
O evento foi patrocinado pela Unilever Pro e teve apoio da Prudential.
Foto: ABF/Divulgação