Entenda seus dados GA4: Guia Rápido para Resultados Imediatos
joabe antonio de oliveira
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Nos dias de hoje, se você tiver um site, provavelmente também possui uma propriedade do Google Analytics 4. Você tem toneladas de dados em sua conta GA4 e deseja aproveitar ao máximo. Mas isso pode deixar você com mais perguntas, como:
Se todos os meus concorrentes também estão rastreando os mesmos dados, como faço para obter uma vantagem sobre eles?
Como avalio meus dados corretamente?
Como posso navegar pelos desafios com a coleta de dados GA4?
Se você estiver fazendo essas mesmas perguntas, precisará de alguns dados do GA4. É isso que temos nesta página.
Descubra as vitórias rápidas para rastrear os dados do GA4 e aprender quais fatores podem afetar sua coleta de dados GA4!
O pano de fundo do GA4 e o pôr do sol do Universal Analytics (GA3)
O Google Analytics 4 é a versão mais recente da plataforma que foi lançada em outubro de 2020. Ele foi alterado para a versão principal de rastreamento em julho de 2024, que é quando a Universal Analytics (também conhecida como GA3) foi oficialmente pôr do sol.
A maior mudança entre GA3 e GA4 foi o estilo de rastreamento. O GA3 confiou muito no rastreamento de dados baseado em visualização de página para avaliar as interações em seu site. Agora, o GA4 conta com rastreamento baseado em eventos, que rastreia ações específicas tomadas em seu site, em vez de apenas visualizações ou sessões de página.
Basicamente, o GA3 utilizou um gatilho de rastreamento de “hits”, que indicava coisas como visualizações ou eventos de página. GA4, por outro lado, usa um modelo baseado em eventos onde cada A ação concluída é considerada um evento.
Além disso, o GA3 ofereceu vários modelos de atribuição, enquanto o GA4 depende principalmente de modelos de último clique e orientados a dados para suas informações.
Insights especializados de
Ryan Maake Consultor de marketing principal da MidiaPro
“Se você sente falta da UA ou está procurando uma maneira mais fácil de recuperar esse estilo de relatório, procure conectar o GA4 ao Looker Studio. Você poderá configurar relatórios personalizados que se assemelham mais ao estilo de relatórios da UA mais antigo, e muitos profissionais de marketing preferem essa abordagem sobre depender inteiramente das ‘explorações’ do GA4 e de reportagens padrão”.
Importância do diagnóstico dos resultados de GA4
O diagnóstico de resultados de SEO através do GA4 é uma parte importante da tomada de decisões orientadas a dados. GA4 fornece informações abrangentes sobre o comportamento do usuário, ajudando você a tomar decisões informadas com base em real dados em vez de suposições.
Isso leva a estratégias mais eficazes para otimizar seu site. Quando os resultados caem, os profissionais de SEO sempre deverão responder às perguntas sobre por que. O GA4 pode desempenhar um papel integral na descoberta das causas, pois usa seus dados de primeira parte que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar.
2 vitórias simples de rastreamento para configurar no GA4
Procurando algumas vitórias rápidas de dados do GA4 que você pode configurar? Confira:
1. Rastreamento de profundidade de rolagem
💡 Nota: Você deve configurar o Google Tag Manager e conectado ao GA4 para fazer isso. Se você não tem o Google Tag Manager configurado, você pode Siga estas instruções.
A utilização do rastreamento de profundidade de rolagem no Google Tag Manager ajudará você a entender melhor a eficácia de suas páginas para se envolver com os clientes. Com base no que você encontra, pode indicar se o conteúdo de primeira linha é benéfico para o usuário ou se a parte inferior do conteúdo da página tem algum impacto nos usuários.
Veja como configurá -lo:
Vá para Google Tag Manager
Localize a seção de configuração do gatilho
Escolher Rolagem de profundidade
Selecione as porcentagens de profundidade de rolagem que você deseja acionar
Uma vez configurado, você pode rastrear essas informações indo para:
Relatórios → Engajamento → Eventos → Profundidade de Rolagem
Isso indicará quantas pessoas atingiram essa profundidade de rolagem na página. Por exemplo, se você definir o gatilho para disparar a 50% de profundidade de rolagem, a contagem de eventos no GA4 indicará quantas pessoas rolaram 50% da página.
Se você não deseja definir um valor, existe um evento de rolagem “padrão” que você pode rastrear se atingir a medição aprimorada, o que permite rastrear quantos usuários rolou 90% da página.
2. Rastreamento de pesquisa de site
Tem uma barra de pesquisa de site no seu site? Se sim, você sabia que pode rastrear métricas de pesquisa de site no seu GA4?
Esta é uma das maneiras mais simples de obter informações sobre a eficácia do seu site.
Para iniciar o rastreamento de pesquisa do site, siga estas etapas:
Vá para Admin
Vá para Fluxos de dados
Selecione seu fluxo de dados
Ligar Medição aprimorada
Depois de configurá -lo, você pode acompanhar os dados indo para:
Ao tentar solucionar problemas de discussão nos dados do seu site, identificá -los geralmente é a parte mais fácil. Você provavelmente verá uma gota grande ou um grande pico.
Pode haver uma dúzia de causas para isso, incluindo:
Sazonalidade causando flutuações no comportamento do usuário
Rastreando erros de código
Modificação de URLs sem redirecionamentos adequados
Melhorias (Spike) ou problemas (DROP) na experiência do usuário
Atividade de bot
E mais
Abordar esses picos ou gotas é onde se torna mais difícil, porque você precisa gastar tempo tentando definir a causa dos problemas.
Existem fatores além dos seus próprios dados que podem afetar seus dados GA4 e causar picos ou quedas no desempenho. Entre os algoritmos de mudança e a introdução de novos recursos de pesquisa, como visões gerais da IA, você pode ver uma alteração no desempenho dos dados do GA4.
Se você ajustou suas ofertas de serviço, locais de serviço, orçamento ou preços no período que você está vendo, isso pode afetar seus dados GA4. Suas funções de negócios são fundamentais para seus resultados de marketing.
Por exemplo, se você mudar sua alocação de orçamento para certas estratégias de marketing digital ou alterar os canais que você está usando para comercializar seus negócios, poderá ver uma flutuação nos resultados.
Sempre existem fatores fora do seu controle que podem afetar seus resultados.
Considere o modelo PESTEL para análise – fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais. Tudo isso pode ter um impacto potencial nos seus dados de desempenho do GA4.
Por exemplo, em tempos de crise econômica, você pode notar uma queda no trânsito. Se você não notou outras causas, como mudanças nos gastos digitais ou no setor de marketing, esse fator de pestel pode ser a causa contribuinte.
Independentemente do rastreamento que você configurou em sua conta do Google Analytics, você pode observar algumas lacunas em sua coleta de dados. Há algum problema conhecido com o rastreamento do Google Analytics 4, como:
Os scripts GA4 são bloqueados pelas extensões de bloqueador de anúncios (32% dos americanos use bloqueadores de anúncios)
Rastreando problemas de implementação do código
Parâmetros de configuração de eventos incorretos
Problemas de rastreamento de consentimento do usuário
Qualquer um desses motivos pode ser o motivo pelo qual o Google Analytics 4 perde dados no seu painel.
Elevar sua coleção de dados com ReveNuecloudfx
No final do dia, você experimentará os resultados mudam de uma maneira ou de outra. Certifique -se de estar preparado configurando o rastreamento personalizado no seu GA4 para obter informações mais profundas quando chegar a hora.
Existem muitas métricas adicionais que você pode obter configurando o rastreamento avançado. Mas é importante lembrar que o GA4 é apenas um dos lugares que você deve procurar ao avaliar por que os resultados são da maneira que são.
Se você deseja elevar sua coleta de dados além do GA4, ReveNuecloudfx é a solução perfeita. Ajuda você a capturar mais dados de primeira parte e aproveitar esses dados para alimentar suas campanhas de marketing.
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Perguntas Frequentes sobre Google Analytics 4 (GA4)
1. O que causa um pico ou gota nos meus dados GA4?
Os picos ou quedas podem ocorrer devido a várias razões, como sazonalidade, erros de rastreamento, mudanças em URLs sem redirecionamento adequado, melhorias ou problemas na experiência do usuário, e atividades de bots.
2. Como as mudanças no setor de marketing digital afetam meus dados do GA4?
Mudanças em algoritmos e novos recursos de pesquisa podem alterar o desempenho dos dados do GA4, afetando as métricas e resultados de suas campanhas.
3. As mudanças no meu negócio podem impactar meus dados GA4?
Sim, alterações em serviços, orçamentos ou canais de marketing podem influenciar os resultados do GA4, causando flutuações nos dados de desempenho.
4. Quais fatores externos podem impactar meus dados do GA4?
Fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais (modelo PESTEL) podem afetar o desempenho dos resultados. Por exemplo, crises econômicas podem resultar em uma queda no tráfego.
5. Estou percebendo que o Google Analytics 4 perde dados – por que isso está acontecendo?
A perda de dados pode ocorrer devido a bloqueadores de anúncios, problemas de implementação do código, configuração incorreta de eventos, ou questões relacionadas ao consentimento do usuário.
Atua na MidiaPro como Gestor de Marketing Digital. Especializado em SEO, criação de conteúdo e Estratégias de Negócios. Além disso, gosta de escrever artigos para outros nichos como inteligência artificial, Saúde, Beleza, Tecnologia entre outros. Quando não está escrevendo conteúdos ou gerindo a MidiaPro está se dedicando à família e sua plantas, ou em uma pousada longe da agitação.