Cor: o próximo recurso limitado?

A stylized image of a mountain range depicted in thick paint strokes with a paint can and brushes in the foreground, suggesting the mountains are being painted onto the landscape.

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Cor: o próximo recurso limitado?

Como designer, é importante estar ciente das cores da moda e como elas estão sendo aplicadas em produtos e trabalhos produzidos hoje. O que realmente não está sendo discutido pelo mundo do design em geral são as limitações que estão sendo impostas à cor. A cor é tão livre para usarmos quanto o ar que respiramos…

ou não? A paleta de cores está diminuindo. Poderia afetar a base do design para tudo, de sites a moda. O destino de negócios e bilhões de dólares dependem da escolha certa.

Vamos dar uma olhada em como a cor está se tornando o próximo recurso limitado.

Limite: Um espectro por mundo

A cor é limitada pelo que nossos olhos podem ver. É o espectro de luz visível (comprimentos de onda da luz) nossos olhos podem detectar. Em uma ponta do espectro está o vermelho (comprimentos de onda maiores) e na outra, o azul (comprimentos de onda menores); tudo entre essas são as cores que encontramos na natureza.

O espectro visível.

O espectro visível. Embora esse espectro que temos disponível seja limitado, ainda temos muitas opções quando se trata de cores. Tentamos reproduzir esse espectro em impressão, monitores, pinturas e assim por diante. A diferença na forma como um monitor exibe cores em comparação a um folheto impresso é um mundo distante e mais técnica do que a maioria das pessoas gostaria de se preocupar.

Uma empresa é responsável por conectar esse vasto abismo de cores. Pantone.

Cor com qualquer outro nome seria Pantone

Pantone

Se há alguém que pode dizer que é dono da cor, seria a Pantone. Eles têm o monopólio dela no sentido mais verdadeiro.

Todas as cores que você já viu sendo usadas foram indexadas e nomeadas pela Pantone. O que a Pantone fez não é algo ruim; na verdade, fez um favor ao mundo (especialmente aos designers). Eles pegaram a cor de um cenário caótico de Torre de Babel com todos falando sobre cores de maneiras muito diferentes e nos trouxeram todos para a mesma página. Literalmente.

Sua lasca de tinta e tecido livros de amostras sentam nas mesas de designers em todos os lugares. O sistema da Pantone permite que uma agência de design em Chicago garanta que a cor que eles especificaram para uma marca seja impressa com precisão em uma revista por publicação na Europa, e tenha a mesma aparência em um comercial de televisão criado por uma empresa em Los Angeles. Como JC

Coração de Com fiocoloque isso“Se a cor é uma linguagem, Pantone é a Dicionário Oxford de Inglês.”

A Batalha pela Cor

Para as empresas, a cor se tornou um dos identificadores mais importantes. Na maioria das vezes, as cores são como você reconhece e associa produtos a que marca. A pesquisa de marketing descobriu 80% da informação visual está relacionada à cor.

Não é apenas um verde, um vermelho, um azul ou um magenta. É “Starbucks Verde”, “Coque Vermelho”, “Brecha Azul” e “T-móvel Magenta.”

Separar as cores das marcas é quase impossível.

Separar as cores das marcas é quase impossível. A associação inseparável de cor e marca (acima) se tornou uma realidade legal. As marcas estão apostando no espectro e reivindicando essa cor para seu próprio uso.

Um infográfico de como isso se parece foi publicado na revista Wired em junho de 2003. Infográfico com fio mostrando a “localização das cores” das maiores marcas do mundo.

A T-Mobile é dona da cor Magenta

A história mais interessante e polêmica de uma marca comprando e reivindicando um espaço de cor é com a T-Mobile (Deutsche Telekom). Eles registraram a cor magenta. Sim, A T-Mobile detém os direitos do magenta.

Eles vêm aplicando isso ao longo dos anos, processando empresas como se fossem editora de livros sob demandae mais recentemente, no blog Engadget Mobile.

T-mobile magenta.

Para esclarecer, empresas como a T-Mobile só podem registrar sua marca no setor da indústria em que estão registradas. Então, a T-Mobile registrou a marca da cor magenta em telecomunicações.

O blog COLOURLovers diz que isso significa, “você apenas não pode usar a cor magenta em torno de qualquer coisa relacionada a telefones, mídia digital… ah, e quase tudo na internet.”

O que há em um nome?

O que há em um nome?

Além de uma cor registrada, algumas empresas também são marca registrada do real nome da cor. A empresa de isolamento Owens-Corning-Cidadeconhecidos por seus comerciais da Pantera Cor de Rosa, registraram o termo “ROSA” (somente em letras maiúsculas) em referência ao seu isolamento.

UPS é uma das empresas mais conhecidas do mundo, enviando-nos nossos produtos encomendados do mundo todo até a nossa porta. Eles registraram o slogan “What can Marrom fazer por você?” A operadora de rede móvel e provedora de serviços de internet sediada na Europa, Orange, usa a cor Laranja tanto em seu logotipo quanto como nome comercial da empresa.

A Cor do Dinheiro

As empresas não estão apenas registrando as cores existentes, mas também estão produzindo novas cores, nomeando-as e registrando-as. Jay-Z, o artista de hip-hop e empreendedor, colaborou com a empresa de carros GMC para fazer exatamente isso.

Junto com o Global Color Studio da GMC, eles produziram um tom azul chamado “Jay-Z Azul.“Foi usado no GMC Yukon Denali 2007.

Jay-Z Azul.

Jay-Z estreia o GMC Yukon Denali 2007 pintado com seu “Jay-Z Azul” cor. Essa ideia de misturar uma cor e patenteá-la não é inteiramente nova. O artista francês Yves Klein (conhecido por pinturas monocromáticas minimalistas) começou a usar seu azul misto característico em 1958. É chamado Azul Klein Internacional (IKB) e tem sido usado no mundo da moda.

Quem é o dono da cor?

Essas tendências em limitar o uso de cores e os direitos que as marcas têm de registrar cores são um caminho difícil de navegar. Nem todo mundo é bem versado em leis de marcas registradas e direitos de propriedade intelectual. De um lado, as empresas precisam proteger sua identidade de marca, na qual investiram muito capital.

Do outro lado, há designers e artistas tentando criar um ótimo trabalho com uma paleta de cores limitada. Há, é claro, um medo de que, em algum momento, os melhores tons de cor tenham sido reivindicados e não haja outras cores boas para projetar. Qual é a probabilidade desse cenário? Tão provável quanto qualquer um poderia imaginar ser processado pela T-Mobile por usar a cor magenta.

Créditos

FAQ sobre Cores e Limitações no Design:

Por que a cor está se tornando um recurso limitado no mundo do design?

A cor está se tornando um recurso limitado devido ao espectro de luz visível limitado que nossos olhos podem detectar. As opções de cores que temos disponíveis estão sendo reproduzidas em diferentes meios, como impressão, monitores e pinturas, o que pode resultar em limitações na escolha de cores.

Quem é responsável por indexar e nomear todas as cores usadas no design?

A Pantone é a empresa responsável por indexar e nomear todas as cores usadas no design. Eles criaram um sistema que permite que as cores sejam reproduzidas com precisão em diferentes meios, garantindo consistência na aparência das cores em produtos e trabalhos de design.

Por que as cores são tão importantes para as empresas?

As cores se tornaram um dos identificadores mais importantes para as empresas, pois são associadas a marcas específicas. A pesquisa de marketing mostra que 80% da informação visual está relacionada à cor, e as marcas estão reivindicando cores específicas como parte de sua identidade visual única.

Quais são alguns exemplos de marcas que registraram cores como parte de sua identidade?

A T-Mobile registrou a cor Magenta como parte de sua identidade de marca. Além disso, empresas como Owens-Corning e UPS registraram o nome de cores específicas, como “ROSA” e “Marrom”, respectivamente, como parte de sua identidade visual.

As empresas também estão produzindo novas cores e registrando-as?

Sim, algumas empresas estão produzindo novas cores e registrando-as como parte de suas marcas. Um exemplo é Jay-Z, que colaborou com a GMC para criar o “Jay-Z Azul” como parte da identidade visual do GMC Yukon Denali 2007. Essas tendências levantam questões sobre quem realmente possui a cor e os limites legais do uso de cores no design.

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