As páginas de destino são onde muitos visitantes do site obtêm a primeira impressão da sua empresa. Para outros, é a etapa vital no funil de vendas que converte leads. A maneira como você constrói a página de destino pode significar toda a diferença para gerar receita e crescimento.
Se sua página de destino não estiver convertendo, você pode ser culpado desses seis erros comuns na página de destino. Continue lendo para saber mais sobre otimização de landing page ou entre em contato conosco diretamente para conversar sobre seu site!
1. Não otimizando para celular
Já passamos da estreia do smartphone e qualquer empresa que negligencie a experiência do usuário móvel está cometendo um erro de SEO caro.
Considere as seguintes estatísticas do primeiro trimestre de 2021:
- Quase 55% do tráfego global da web veio através de dispositivos móveis.
- 52% dos visitantes do site afirmam que é menos provável que se envolvam com uma empresa se tiverem uma experiência móvel ruim.
- Cerca de metade dos consumidores sente que a falta de otimização móvel indica que uma empresa não se preocupa com o seu negócio.
Simplifique suas páginas de destino para usuários móveis com designs responsivos. Não inclua pop-ups de páginas que possam ser difíceis de navegar em uma tela menor. Todas as cópias devem ser em parágrafos curtos que não criem uma parede de texto – inclinar-se para o espaço em branco da página pode ajudar.
2. Evitando múltiplas landing pages personalizadas
Os visitantes do seu site não são idênticos – alguns conhecem sua marca, enquanto outros encontraram seu site pela primeira vez. Alguns realizam horas de pesquisa ou experimentam serviços decepcionantes de seus concorrentes, enquanto outros procuram apenas uma experiência de compra rápida e fácil.
Se seus visitantes não são os mesmos, por que sua landing page deveria tratá-los como são?
As empresas podem observar um aumento de 55% nos leads ao aumentar o número de landing pages de 10 para 15. Você pode encontrar um ponto ideal próximo de 10 ou 20 landing pages, dependendo de suas campanhas de marketing.
Personalize páginas de destino com uma frase de chamariz (CTA) e uma mensagem específicas para combinar com diferentes buyer personas, táticas de conversão, metas de lead ou histórico de navegação e dados demográficos dos usuários.
3. Negligenciar a velocidade do site
Sites com falhas são frustrantes para o usuário, e problemas funcionais podem ser o iceberg que afunda sua página de destino antes mesmo de ela partir. No entanto, sites com uma experiência excelente podem gerar taxas de conversão até 400% mais altas.
Os tempos de carregamento são críticos para a retenção de visitantes. Mais da metade dos visitantes abandonam uma página inteira se ela demorar mais de três segundos para carregar.
Teste seu site regularmente e mude para um provedor de hospedagem melhor, se necessário. Minimize fatores desnecessários que podem tornar suas páginas de destino mais lentas, como arquivos ou imagens grandes, redirecionamentos excessivos de páginas e vários elementos animados ou ativos.
Você também pode seguir este guia para melhorar a velocidade da página e verificar nossa ferramenta SERP Racer para comparar a velocidade do seu site com a dos concorrentes.
4. Imagens e vídeos ausentes
Suas páginas de destino devem encontrar um equilíbrio entre o uso de imagens, gráficos e recursos visuais sem sobrecarregar a página. A pesquisa mostra que os usuários apreciam fotos e imagens ainda mais do que cores e vídeos.
Faça o seu valer com estas práticas recomendadas:
- Evite imagens genéricas que não tenham nada a ver com o seu artigo.
- Atenha-se a recursos visuais personalizados se quiser ver taxas de conversão 35% mais altas.
- Não use recursos visuais ou imagens que possam se desatualizar rapidamente – como memes populares ou referências a eventos atuais – sem um plano para alterá-los com frequência.
- Elimine quaisquer recursos visuais que distraiam, como GIFs piscantes ou banners de rolagem.
- Otimize cada imagem para caber na sua página de destino e evite imagens borradas, pixeladas ou muito pequenas.
5. Incorporando CTAs ineficazes
O CTA torna a página de destino uma parte essencial do crescimento de leads e conversões. Seu CTA informa aos usuários o que você deseja que eles façam e os direciona para a próxima etapa.
Aqui está um exemplo de página do ADT, onde você pode ver CTAs eficazes na frente e no centro.
Tenha cuidado para não cometer nenhum destes erros de CTA:
- Ter muitos CTAs: É ótimo que você tenha tanto a oferecer, mas muitos CTAs deixam os visitantes confusos e sem saber qual o próximo passo certo para eles. Limite cada página de destino a um ou dois CTAs.
- Não tendo CTAs: Os usuários não poderão dar o próximo passo se não souberem o que é. Torne seu CTA acionável e claro.
- Usando um CTA genérico: “Fale conosco” e “solicite um orçamento” são úteis em contextos específicos. CTAs mais criativos e motivadores, como “inscreva-se em nossa newsletter” ou “veja esta página de serviço” também podem atrair os usuários.
- Enterrando o CTA: Seu CTA deve ser um ponto focal e ter bons princípios de design, como fonte legível e contraste visual.
- Não correspondendo o CTA ao usuário: CTAs personalizados são mais de 200% melhores em conversões. As páginas de destino devem atender a usuários específicos, assim como os CTAs.
- Não tornar o CTA acionável: Facilite a ação do CTA anexando-o a um botão ou formulário clicável.
- Não cumprir a promessa do CTA: Esse erro é crítico em relação ao CTA da sua landing page – não prometa a um lead algo que você não pode cumprir.
6. Esquecer as manchetes e textos
Os títulos das páginas de destino são cruciais – são a primeira parte que os usuários veem e podem fazer com que permaneçam por aqui.
Ao criar uma landing page, você deseja apresentar antecipadamente as informações mais vitais, para que os visitantes saibam o que esperar e por que devem agir de acordo com o CTA. Porém, mostrar muitas informações pode sobrecarregar a página, adicionando obstáculos desnecessários entre o visitante e a próxima etapa.
Mantenha todas as cópias concisas, específicas e relevantes. Certifique-se de que cada frase apoie o objetivo geral da página. Use truques de formatação de cópia, como listas com marcadores e numeradas, hierarquias visuais e vários tamanhos de fonte, para aumentar a legibilidade.
Evite erros na página de destino com criações MidiaPro personalizadas
Como uma agência de marketing digital de serviço completo, a MidiaPro ajudará em todas as partes de sua estratégia de marketing – incluindo serviços de página de destino totalmente personalizados e responsivos a dispositivos móveis para aumentar as vendas e conversões.
Iremos até configurar para você uma estratégia de conversão personalizada e design por página, com um gerente de conta dedicado para responder a todas as suas perguntas e ajudá-lo a aproveitar ao máximo seus formulários de leads e dados de usuários.
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Perguntas frequentes
Por que é importante otimizar minha página de destino para dispositivos móveis?
A maioria do tráfego global da web vem de dispositivos móveis, e os visitantes tendem a abandonar sites que não oferecem uma boa experiência móvel, o que pode afetar suas taxas de conversão.
Por que devo ter múltiplas landing pages personalizadas?
Cada visitante é único e tem diferentes necessidades e interesses. Ter landing pages personalizadas para diferentes buyer personas, táticas de conversão e metas de lead pode aumentar significativamente suas taxas de conversão.
Qual é a importância da velocidade do site na minha página de destino?
Tempos de carregamento lentos podem levar os visitantes a abandonar sua página de destino. Garantir que seu site carregue rapidamente e eliminar fatores que possam torná-lo mais lento é crucial para reter visitantes e aumentar suas taxas de conversão.
Por que imagens e vídeos são importantes em uma página de destino?
Imagens e vídeos podem ajudar a atrair a atenção dos visitantes e tornar sua página de destino mais atraente. No entanto, é importante usar imagens e vídeos relevantes e de alta qualidade para evitar distrações e melhorar a experiência do usuário.
Qual é a importância de um CTA eficaz em uma página de destino?
O CTA direciona os visitantes para a próxima etapa e pode influenciar significativamente suas taxas de conversão. É importante ter CTAs claros, acionáveis e personalizados para diferentes usuários, a fim de incentivar a ação e aumentar suas chances de conversão.