esta é a fórmula para saber se um conteúdo está feito com IA

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Na actualidade, o acesso a Internet converteu-se num recurso essencial para a aprendizagem, facilitando a busca de informação e a elaboração de trabalhos escoares. No entanto, não sempre se emprega de maneira adequada, pelo que é fundamental contar com ferramentas para detectar possíveis plagios.

Una usuaria de ChatGPT haciendo un trabajo académico con la herramienta/ FREEPIK
Uma utente de ChatGPT fazendo um trabalho académico com a ferramenta/ FREEPIK

O professor e gerador de conteúdo Álvaro Patón, popular em TikTok baixo o nome de utente @alvaropatoon, tem acumulado mais de um milhão de seguidores na plataforma. Recentemente, publicou um video que tem captado a atenção de milhares de utentes, atingindo mais de 687.000 reproduções e 80.000 “gosto”.

Em dito video, o docente revela um método inovador que permite aos professores identificar se os alunos têm copiado seus trabalhos, especialmente quando utilizam ferramentas de inteligência artificial como ChatGPT.

Assim é como este professor detecta o plagio de seus alunos com ChatGPT

Patón inicia seu video com uma pergunta intrigante: “Que pensaríeis se vos digo que agora os professores podemos descobrir se tendes copiado ou não?”. Sua afirmação capta de imediato a curiosidade de seus seguidores e gera reacções entre os estudantes que recorrem à tecnologia para completar suas tarefas académicas.

@alvaropatoon envia isto para salvar vidas. Agora sim que não podeis vos escapar na uni nem no colégio JAJAAJJ #viral #colégio ♬ Azul – J Balvin

Durante a gravação, o professor explica como tem descoberto uma técnica efetiva para identificar trabalhos plagiados.

O impacto de Internet na educação e a detecção do plagio

O docente assinala que muitos alunos apresentam ensaios argumentativos que, em muitos casos, nem sequer têm revisado dantes dos entregar. A partir desta situação, o docente introduz seu método: “Suponhamos que vos encarregam um texto sobre as Ilhas Canárias, o típico trabalho que ninguém lê e que simplesmente delega em ChatGPT”.

Varios alumnos durante en una clase/ UNSPLASH
Vários alunos durante numa classe/ UNSPLASH

O truque consiste em inserir caracteres invisíveis dentro do texto utilizando letras em alvo que passam desapercibidas a simples vista, vá o que é mudar a cor da letra no texto. “Se deslizo o cursor sobre o documento, podem-se ver estes caracteres ocultos”, comentava, apreciando que o anzol está em que o aluno a simples vista não pode ver que é o que tem ocultado do texto, sobretudo porque nem lho tem lido.

Comprovando a eficácia do método anti plagio

Para ilustrar sua técnica, este professor jovem compartilha um caso concreto. Numa ocasião, questionou a um estudante chamado sobre a menção de Platón em seu ensaio, apesar de que o nome do filósofo não aparecia no texto visível que o colocava no proyector de ecrã. Como era isto possível? Já tinha picado o anzol!

Varios alumnos en una mesa / PEXELS
Vários alunos numa mesa / PEXELS

“Se Platón não está no documento…Por que o mencionaste?”, perguntou o professor. A reacção do aluno evidenció que o trabalho tinha sido gerado por uma inteligência artificial e pela escassa atenção do estudante à hora do copiar.

A IA: o eterno debate no meio académico

Este achado tem consequências relevantes no âmbito educativo. A estratégia do professor Álvaro Patón põe em alerta aos estudantes sobre os riscos do uso inadequado da tecnologia e abre um debate sobre a honestidade académica numa era de acesso ilimitado à informação.

“Tenham cuidado, porque com este método é possível detectar o plagio em qualquer nível educativo, já seja na escola ou a universidade”, adverte o professor.

Outras formas manuais de descobrir textos gerados por IA

O desenvolvimento de ferramentas como ChatGPT tem suposto um grande avanço na geração de textos. Não obstante, também tem facilitado novas formas de plagio académico, permitindo a elaboração automática de trabalhos.

Un móvil con la aplicación de ChatGPT / PEXELS
Um móvel com o aplicativo de ChatGPT / PEXELS

A seguir facilitamos-te vários tips para descobrir textos gerados pela IA:

  • Avaliar o estilo e a estrutura do texto Os textos criados por inteligência artificial costumam caracterizar por um tom excessivamente formal ou mecânico, com estruturas rígidas que carecem de naturalidad. Ademais, podem apresentar erros gramaticales pouco comuns ou inconsistencias no conteúdo.

  • Analisar o conteúdo detalhadamente Se o documento inclui dados extremamente precisos ou trata temas que não se discutiram em classe, poderia ser um sinal de que tem sido gerado por uma IA.

  • Comparar com outros trabalhos Se um trabalho mostra similitudes notáveis com outros textos do mesmo estudante ou de seus colegas, é recomendável pesquisá-lo mais a fundo.

  • Observar a atitude do aluno Se o estudante mostra insegurança ou evita responder perguntas sobre seu trabalho, poderia indicar que não o redigiu por si mesmo.

A importância dos detectores de IA

Para garantir a integridade académica, os detectores de inteligência artificial converteram-se em ferramentas fundamentais de multidão de professores. Estes sistemas utilizam algoritmos avançados para analisar textos e detectar padrões característicos da IA, diferenciando dos escritos por humanos.

Vantagens dos detectores de IA:
  • Fomentam a originalidade e o esforço pessoal: Ao dificultar o uso de IA para copiar, os detectores incentivam aos estudantes a desenvolver seus próprios trabalhos.

  • Previnem o plagio: Identificam e sancionam casos de cópia, desalentando esta prática deshonesta.

  • Garantem a equidade académica: Asseguram que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades para demonstrar suas habilidades.

  • Fortalecem a confiança no sistema educativo: Ao combater o plagio, estes detectores contribuem à credibilidade das instituições académicas.

Em definitiva, o uso da inteligência artificial na educação propõe desafios éticos e académicos que requerem soluções inovadoras para garantir uma aprendizagem justa e honesto.

 



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