A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim está com inscrições abertas para o Curso de Inteligência Artificial na Cultura, que vai ser ministrado no dia 20 de setembro, às 15 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/inteligencia-artificial-na-cultura/2637864
O curso vai abordar os conceitos básicos de inteligência artificial, benefícios da IA nas atividades culturais, demonstrações práticas, aspectos legais da IA, ética no uso da IA, conformidade legal e proteção de dados, impacto psicológico da IA no trabalho, adaptação e aprendizado e a IA como aliada do ser humano. Os palestrantes serão Pablo Cavalcante (diretor de TI), Amanda Justino (diretora de operações) e Fernanda Riveros (diretora de recursos humanos).
A presença de líderes comprometidos com a disseminação de cultura e inovação é um testemunho do potencial transformador que eventos como este podem ter em nossa sociedade. Este evento é uma oportunidade única para conectar pesquisadores, profissionais e entusiastas de diversas áreas.
A Inteligência Artificial tem transformado diversos setores da sociedade, e proporcionar esse conhecimento ao público sul-mato-grossense é uma forma de prepararmos nossa comunidade para os desafios do futuro. Ao oferecer esse curso, estamos incentivando a curiosidade, a inovação e a busca por novas competências, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.
A biblioteca, como um espaço de conhecimento e troca de ideias, reafirma seu papel essencial na promoção de oportunidades educativas que beneficiam toda a sociedade. Ao abraçar a modernização tecnológica, está abrindo portas para que mais pessoas tenham acesso a informações atualizadas e relevantes, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e igualitário.
Segundo Pablo Cavalcante, um dos palestrantes, a inteligência artificial é a nova tendência da década, e tem vários aplicativos e usos diversos e alguns trabalham justamente esta parte cultural. “Nós temos alguns aplicativos, por exemplo, que animam figuras que podem ser aplicados a quadros e imagens de artistas locais aqui de Mato Grosso do Sul. Na parte da literatura você pode utilizar a inteligência artificial para poder te ajudar a fazer ideação, ter as ideias, tanto para livros, como para textos, trabalhos. Há várias discussões sobre os usos da inteligência artificial, eu vou trabalhar com a parte mais prática no curso, da aplicação. O objetivo é fazer com que as pessoas criem coragem para testar as ferramentas, poder aprender, ter novas oportunidades. Mostrar que a inteligência artificial pode também ser aplicada à cultura”.
Pablo explica que o evento vai consistir de três partes: “Uma delas é a parte legal, jurídica, que vai mostrar o que eu posso fazer com IA e o que eu não posso fazer, para onde está caminhando esta regulamentação, qual é o estudo dessa regulamentação que está sendo feito, como os outros países estão regulamentando, tem também a parte humana, psicológica, capacitar a parte emocional para a pessoa ter a liberdade, a coragem para testar a IA, vai trabalhar esta parte do comportamento, da interação com a IA com relação às emoções humanas e vai ter também algumas demonstrações práticas do que dá para fazer com IA, entre eles geração de documentos e textos”.
Serviço:
Curso de Inteligência Artificial na Cultura
Data: 20 de setembro de 2024
Horário: 15 horas
Local: Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, que fica no andar térreo do Memorial da Cultura e da Cidadania
Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/inteligencia-artificial-na-cultura/2637864
Texto: Karina Lima
Foto: Ricardo Gomes