Quando se trata de publicidade online, poucas estratégias são mais eficazes do que o remarketing. O remarketing é onde você direciona seus anúncios para pessoas que já visitaram seu site anteriormente — e tem o potencial de impulsionar suas taxas de conversão para novos patamares.
Mas o que exatamente faz o remarketing ser tão amplamente elogiado? O que o torna tão eficaz? Para responder a essas perguntas, a melhor coisa a fazer é olhar para os números. Estatísticas de remarketing são uma excelente maneira de avaliar o quão útil a estratégia realmente é.
Por esse motivo, apresentamos uma lista de 15 estatísticas de remarketing perspicazes abaixo. Cada estatística de remarketing oferece uma perspectiva adicional sobre o remarketing e o que o torna tão valioso, então continue lendo para saber mais.
15 estatísticas de remarketing poderosas a serem consideradas
O remarketing tem um bom motivo para ser tão amado pelos anunciantes online. Se você não tem certeza do que ele pode fazer, tudo o que você precisa fazer é olhar os números — e com esta lista de fatos sobre remarketing, é exatamente isso que estamos prestes a fazer.
Aqui estão 15 estatísticas fantásticas de retargeting para demonstrar o que torna essa uma estratégia tão incrível para o seu negócio!
1. 26% dos usuários retornarão a um site como resultado do remarketing.
O ponto dessa estatística é simples: o remarketing geralmente faz exatamente o que deveria fazer. Quando você faz remarketing para alguém, você está tentando fazer com que ele se envolva com seu negócio novamente depois de ter feito isso anteriormente. E como essa estatística mostra, funciona mais de um quarto das vezes.
2. 56% das empresas usam remarketing para adquirir clientes.
Isso provavelmente não é surpreendente, mas a principal coisa para a qual as empresas usam o remarketing é a aquisição de clientes. Retargeting de pessoas que já se envolveram com seu negócio é uma maneira infalível de levar essas pessoas a conversões, que é o que a maioria das empresas faz.
3. 42% das empresas usam remarketing para impulsionar o reconhecimento da marca.
Embora a aquisição de clientes possa ser o principal uso do remarketing, certamente não é o único. Muitas empresas o usam simplesmente para aumentar o conhecimento da marca . Até mesmo continuar a expor as pessoas à sua marca pode ajudá-las a se tornarem clientes a longo prazo, mesmo que uma conversão não aconteça imediatamente.
4. As empresas B2B (business-to-business) aumentam o reconhecimento da marca em 71% quando usam o remarketing.
Já vimos como as empresas usam o remarketing para reconhecimento de marca. Mas esta estatística mostra por que elas fazem isso. O reconhecimento de marca pode aumentar em uma média de 71% como resultado do remarketing, pelo menos em casos em que o remarketing é bem feito.
5. A taxa de cliques (CTR) de anúncios redirecionados cai quase 50% após cinco meses.
É importante ressaltar que você não quer esperar muito tempo para fazer remarketing para as pessoas após a interação inicial delas com sua empresa. Se você esperar mais de cinco meses, seus esforços de remarketing provavelmente não serão muito bem-sucedidos. Na verdade, o CTR cai quase pela metade depois desse período.
6. O retargeting resulta em um CTR 147% maior para empresas B2B do que para empresas B2C (business-to-customer).
O remarketing não funciona igualmente bem para todos os tipos de empresas. Empresas B2B veem muito mais sucesso com ele do que as B2C. Mas isso não significa que você não deva usar o remarketing se você for um negócio B2C. Significa apenas que se você for um B2B, você definitivamente deve usá-lo.
7. 45% de todos os e-mails de recuperação de abandono de carrinho são abertos.
Abandono de carrinho se refere a quando as pessoas visitam sua loja online e começam a fazer uma compra, mas vão embora depois de chegar ao carrinho. Felizmente, 45% de todos os e-mails de abandono de carrinho conseguem ser abertos, mostrando que o remarketing é muito eficaz para resolver esse problema!
8. 79% dos consumidores dizem que só interagirão com ofertas que reflitam suas interações anteriores com uma empresa.
Esta estatística demonstra que o remarketing é, na verdade, a estratégia que muitos usuários preferem. Eles não querem anúncios não solicitados aparecendo em seus resultados de pesquisa ou feeds de mídia social. Eles querem apenas ver promoções que realmente se relacionem a produtos ou serviços nos quais já demonstraram interesse.
9. 97% dos usuários de sites nunca retornam a um site.
Essa estatística por si só deveria ser suficiente para encorajá-lo a optar pelo retargeting como uma estratégia de marketing. Quase 100% de todos os profissionais de marketing visitam um site e nunca mais voltam — então, sem retargeting, é difícil fazer vendas consistentes. Isso é verdade, quer um usuário estivesse procurando ativamente comprar seus produtos ou não!
10. 80% das pequenas empresas realizam campanhas de remarketing nas mídias sociais.
O remarketing pode ocorrer por meio de muitos canais de marketing diferentes. Em particular, muitas empresas (80%, para ser exato) o usam em plataformas de mídia social como Facebook e LinkedIn. Considerando quantas empresas fazem isso, provavelmente seria uma boa ideia você fazer isso também.
11. As campanhas de retargeting têm um desempenho 10 vezes melhor do que os anúncios gráficos/banners comuns.
O retargeting lembra os usuários por que eles visitaram seu site ou por que eles estavam interessados em seus produtos em primeiro lugar. Eles são uma ótima maneira de fazer os usuários voltarem ao caminho certo para fazer uma compra com você, e funcionam 10x melhor do que anúncios de display e banner.
12. Os anúncios de remarketing do Facebook geram 3 vezes mais engajamento do que os anúncios comuns do Facebook.
Aqui vemos outro exemplo de quão poderosos os anúncios de remarketing podem ser comparados aos anúncios pagos tradicionais, especificamente no Facebook. Como o Facebook está entre as plataformas de mídia social mais populares, essa estatística tem peso extra. Vale a pena considerar isso ao anunciar no Facebook.
13. 20% dos profissionais de marketing reservam um orçamento específico para anúncios de retargeting.
Se você tinha alguma dúvida sobre a importância do remarketing para as empresas que o usam, esta estatística deve acalmá-la. O remarketing não só é importante o suficiente para se qualificar para uma parte do orçamento, mas muitas empresas até mesmo dão a ele seu próprio orçamento inteiramente.
14. Executar uma campanha de retargeting pode quadruplicar o engajamento do seu anúncio .
O remarketing realmente gera resultados? Com certeza, e essa estatística prova isso. Ele não dobra o engajamento do seu anúncio, nem mesmo o triplica. Ele o torna quatro vezes maior do que seria com anúncios regulares. Se isso não o convencer da importância do remarketing, nada o fará.
15. 46% dos profissionais de marketing de mecanismos de busca dizem que o remarketing é sua tática menos utilizada.
Nem todos os profissionais de marketing estão usando retargeting. Mas mesmo entre os que não estão usando, muitos profissionais de marketing entendem que realmente deveriam estar. É por isso que quase metade de todos os profissionais de marketing pesquisados disseram que sua tática mais subutilizada é o remarketing.
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Joabe Oliveira é gestor de marketing com mais de cinco anos de experiência na criação de conteúdo para dezenas de setores, incluindo alimentos e bebidas, serviços domésticos e educação. Ele também é especializada na criação de conteúdo SEO e PPC. Seu trabalho foi apresentado no Search Engine Journal, HubSpot, Entrepreneur, Clutch e muito mais. Em seu tempo livre, Joabe gosta de experimentar novos trabalhos manuais e ler estudar novos negócios sobre inteligência artificial.
joabe antonio de oliveira