O que é publicidade programática?
A publicidade programática é uma forma de publicidade digital que utiliza diferentes ferramentas online para permitir que anunciantes e editores de conteúdo comprem e vendam espaço publicitário.
Se parece uma publicidade PPC normal em um mecanismo de busca ou nas redes sociais, é porque é semelhante. Mas não é a mesma coisa.
Tanto os anúncios PPC regulares quanto as campanhas programáticas permitem que você faça lances por espaço publicitário e atinja um público específico. Mas uma grande vantagem de usar uma estratégia de publicidade programática é a quantidade de inventário de anúncios disponível para você.
As ferramentas programáticas não extraem apenas de uma rede de anúncios, como a Rede de Display do Google, quando permitem que você compre anúncios. Eles se conectam a vários locais diferentes na web, então você tem muitas maneiras de alcançar seu público-alvo onde ele estiver online.
Deixe-me descrever brevemente o processo programático e as ferramentas envolvidas.
O processo de publicidade programática
Então, você tem um anunciante que deseja comprar espaço para seus anúncios. Eles usarão uma ferramenta chamada plataforma de demanda (DSP) para comprar canais para seus anúncios em vários sites diferentes, como blogs, fontes de notícias ou plataformas de streaming de vídeo.
Os editores, como fontes de notícias, blogueiros ou plataformas de streaming de vídeo, usam uma plataforma do lado da oferta (SSP) para oferecer o espaço publicitário disponível, ou inventário, que desejam vender.
No meio, uma troca de anúncios conecta as pessoas que desejam comprar espaço com o inventário de todos esses editores. Um processo chamado lance em tempo real – que é um processo de lance automatizado super rápido – ocorre para decidir quais anúncios serão exibidos para um usuário da Internet.
Para ser claro, os anunciantes não precisam escolher cada site em que desejam exibir seus anúncios. Quero dizer, você pode. Especialmente se você quiser usar um mercado privado. Mas, como anunciante, você pode simplesmente escolher as trocas de anúncios ou mercados que deseja em seu DSP, e a ferramenta programática resolverá todos os detalhes para você.
Essa é uma visão geral muito rápida de todo o processo. Vamos ver como criar sua estratégia de marketing programático.
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6 etapas para criar uma estratégia de publicidade programática excelente
1. Descreva seu orçamento e metas
A primeira coisa que sempre dizemos ao planejar uma campanha é saber o que você deseja realizar. Isso inclui as metas que você deseja atingir e as métricas que você acompanhará. Essas informações servirão de guia para todo o resto da sua campanha.
Não se esqueça de definir seu orçamento. Você deve saber quanto deseja gastar desde o início para poder descobrir quanto dará um lance para alcançar seu público.
Depois que tudo estiver resolvido, você poderá prosseguir com sua estratégia.
2. Escolha uma plataforma programática
Talvez a coisa mais importante que você precisa ao planejar sua estratégia seja uma plataforma para comprar espaço publicitário e lançar seus anúncios. Acho que é seguro presumir que você é um anunciante, então precisará de uma ferramenta com recursos de DSP para lançar sua estratégia.
Há muitos por aí – Choozle, MediaMath, Nuvem de publicidade da Adobee Xandr são apenas alguns. Você também pode fazer parceria com uma agência como a MidiaPro para gerenciar seus anúncios para você. Nosso serviço AdTechFX pode fornecer um grande aumento de desempenho para seus anúncios programáticos. Não ser muito autopromocional nem nada.
Cada plataforma pode ter seus próprios recursos exclusivos e o custo pode variar, então você vai querer pesquisar e entrar em contato com as equipes de cada ferramenta antes de tomar uma decisão final.
3. Determine o seu público-alvo
Junto com seus objetivos, seu público-alvo moldará a mensagem de sua estratégia de publicidade programática. Portanto, é crucial que você conheça as pessoas que sua campanha alcançará.
Você não quer agrupar todos em um grande grupo e direcioná-los para o mesmo anúncio. Você desejará separar – ou segmentar – as pessoas com base em características semelhantes.
Talvez você fabrique equipamentos de cozinha e coisas para uso pessoal e comercial. Esses clientes têm necessidades muito diferentes. Então, a forma como você anuncia para as pessoas em ambientes comerciais será completamente diferente de como você alcança pessoas que realmente gostam de cozinhar em casa.
Mesmo que você fabrice apenas equipamentos comerciais, convém segmentar seu público com base em fatores como localização, histórico de negócios ou setor em que atua.
Você pode escolher fontes de dados próprias ou de terceiros para alcançar seu público.
Dados próprios são o que os clientes fornecem a você quando interagem com sua empresa. Exemplos disso incluem uma lista de seus clientes anteriores ou atuais, assinantes de e-mail atuais, usuários que preencheram formulários de lead ou downloads de e-books ou endereços IP de pessoas que visitaram seu site.
Esses dados são supervaliosos, pois vêm de pessoas que já demonstraram interesse no seu negócio. Eles podem ser mais receptivos aos seus anúncios, pois estão familiarizados com você.
Os dados de terceiros vêm de fontes que não são de sua propriedade, como dados do banco de dados de uma plataforma de publicidade programática ou informações de uma plataforma de gerenciamento de dados (DMP). Novamente, você provavelmente terá acesso a cada vez menos dados de terceiros com a mudança geral da Internet para mais privacidade do usuário, então você não quer depender muito de dados de terceiros.
4. Selecione um formato de anúncio
Uma campanha programática pode assumir várias formas. Apenas lembre-se de certificar-se de que sua plataforma de anúncios pode lidar com o formato que você escolher.
- Você pode lançar uma campanha de anúncios gráficos, que aparece em blocos em sites da web.
- Você pode criar um anúncio de TV conectada (CTV) que será reproduzido como comercial em seus serviços de streaming de vídeo favoritos.
- Você pode escolher um formato somente de áudio que será reproduzido enquanto seu público ouve seu serviço de streaming de música favorito.
Essas são apenas algumas das opções que você tem ao pensar no formato do seu anúncio. Depois de saber o formato desejado, é hora de planejar seu criativo.
5. Produza o criativo do seu anúncio
Esteja você criando um vídeo ou projetando gráficos atraentes, tenha sempre em mente seu público e seu objetivo.
Pense em qual linguagem terá melhor repercussão em seu público e quais mensagens o ajudarão a atingir seus objetivos.
Talvez você seja aquele fabricante de equipamentos de cozinha de antes e tenha decidido que deseja fazer duas campanhas de display, ambas com o objetivo de permanecer na mente do seu público. Um é para pessoas que já compraram de você e o outro é para pessoas que ainda não compraram.
Talvez a campanha para clientes anteriores use uma linguagem como “Sentimos sua falta” ou outra coisa que visa recuperá-los. Você não pode dizer a um cliente em potencial que sente falta dele! Eles ainda não lhe deram nada para perder.
A campanha para quem ainda não fez uma compra pode se concentrar em comunicar os benefícios de seus produtos ou apenas divulgar seu nome em geral.
Assim, embora as campanhas atinjam dois públicos diferentes, são igualmente personalizadas de acordo com as suas necessidades. Não importa qual formato você esteja usando, combine sua mensagem com seu público e seus objetivos.
6. Monitore o desempenho do seu anúncio
Depois de finalizar sua estratégia de publicidade programática e lançar suas campanhas, fique de olho no desempenho delas.
Se você perceber que suas campanhas não estão atingindo seus objetivos, mergulhe nas análises para descobrir o que não está funcionando. Você pode ajustar seu lance, sua segmentação ou até mesmo seu criativo de anúncio, então gaste algum tempo restringindo o que deu errado.
Não há nada de errado em aprender com seus erros. O que importa é como você se adapta a esse novo conhecimento que adquiriu. E não cometa o mesmo erro duas vezes.
Obrigado por nos acompanhar. Boa sorte com suas campanhas!
FAQ sobre Publicidade Programática
1. O que é publicidade programática?
A publicidade programática é uma forma de publicidade digital que utiliza diferentes ferramentas online para permitir que anunciantes e editores de conteúdo comprem e vendam espaço publicitário de forma automatizada.
2. Qual é o processo envolvido na publicidade programática?
O processo envolve anunciantes usando uma plataforma de demanda (DSP) para comprar espaço publicitário em sites diferentes, enquanto os editores usam uma plataforma do lado da oferta (SSP) para oferecer seu inventário. Uma troca de anúncios conecta compradores e vendedores, e um processo de lance em tempo real decide quais anúncios serão exibidos.
3. Como escolher uma plataforma programática?
Ao escolher uma plataforma programática, é importante considerar os recursos oferecidos, o custo e a compatibilidade com os formatos de anúncio desejados. É recomendável pesquisar e entrar em contato com diferentes ferramentas antes de tomar uma decisão.
4. Como determinar o público-alvo para uma campanha programática?
É essencial conhecer o público-alvo para moldar a mensagem da campanha. Segmentar as pessoas com base em características semelhantes, como interesses, comportamentos e localização, pode ajudar a personalizar os anúncios para atingir melhor o público desejado.
5. Qual é a importância de monitorar o desempenho de uma campanha programática?
Monitorar o desempenho da campanha permite identificar o que está funcionando e o que não está, permitindo ajustes para alcançar os objetivos desejados. A análise contínua do desempenho ajuda a otimizar a estratégia e garantir que os recursos sejam utilizados da melhor forma possível.