5 estratégias de SEO para classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google

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Seus concorrentes estão acima de você nos resultados de pesquisa? Não deixe que eles continuem roubando oportunidades de negócios de você. Com a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), você pode ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google, para que possa gerar mais tráfego de site, leads e vendas online para sua empresa.

Neste post, veremos cinco das principais estratégias de SEO para melhorar suas classificações de pesquisa. Continue lendo para saber mais — e confira nossos serviços de SEO para começar a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa!

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Como obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa: 5 estratégias de SEO on-page para PMEs

Existem inúmeras maneiras de melhorar suas classificações de palavras-chave. Aqui estão nossas cinco principais atualizações de SEO para pequenas e médias empresas (PMEs):

1. Otimize suas tags de título e meta descrições

Uma grande parte do aumento de classificações e tráfego nos resultados de pesquisa do Google é fazer com que os pesquisadores cliquem em seus links em vez dos dos concorrentes. A melhor maneira de atrair pesquisadores para clicarem em sua página antes de chegarem ao seu site é otimizar suas tags de título e meta descrições.

O que são tags de título e meta descrições?

Vamos definir tags de título e meta descrições.

  • Tags de título: títulos azuis que aparecem nos resultados de pesquisa do Google.
  • Meta descrições: pequenos textos que descrevem o conteúdo da página e aparecem nos resultados de pesquisa abaixo dos títulos das páginas.
título e meta exemplo

Em média, o Google mostra entre 55 e 65 caracteres de title tags nos resultados da pesquisa, então seu objetivo deve ser manter o title tag no tamanho ideal ou abaixo dele. Se o title tag for muito longo, ele será cortado e exibido como reticências. Meta descrições também têm limites de caracteres.

Em média, o Google mostra cerca de 155 caracteres de meta descrições nos resultados de pesquisa. Assim como as tags de título, se suas meta descrições forem muito longas, elas serão cortadas e não serão exibidas corretamente nos resultados de pesquisa.

Por que as tags de título e as meta descrições são importantes para SEO?

O objetivo das tags de título e meta descrições é simples — descrever o conteúdo da página, para que os pesquisadores saibam o que esperar quando clicarem em um link nas páginas de resultados do mecanismo de busca (SERPs). Você pode pensar em suas tags de título e meta descrições como “anúncios” onde você tenta atrair os pesquisadores a clicarem em seu conteúdo.

Por esse motivo, é melhor incluir informações básicas sobre páginas, propostas de valor-chave e chamadas para ação (CTAs) atraentes. Quanto mais atraentes forem suas tags de título e meta descrições, mais pessoas clicarão em seu site a partir dos SERPs e mais suas classificações aumentarão. As tags de título também são um dos fatores de classificação mais importantes do Google.

Os mecanismos de busca olham as tags de título para resumos sobre o que as páginas são, então é melhor incluir suas palavras-chave alvo nas tags de título. As meta descrições não influenciam diretamente suas classificações nas SERPs, mas elas impactam sua taxa de cliques orgânicos. Taxas de cliques mais altas enviam sinais positivos de classificação para o Google, então suas meta descrições influenciam suas classificações indiretamente.

2. Otimize seu conteúdo para palavras-chave alvo

Há uma razão pela qual os SEOs dizem: “O conteúdo é rei”. O conteúdo, ou as palavras nas páginas do seu site, é um fator de classificação importante no Google. Os robôs de pesquisa do Google rastreiam seu site e podem ver quais palavras e frases você segmenta, que eles então usam para determinar sobre o que o conteúdo é. Por esse motivo, criar conteúdo de SEO que use as palavras-chave e frases-alvo para as quais você deseja classificar ajudará você a ter uma classificação mais alta nos resultados do Google.

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Como otimizar o conteúdo para palavras-chave alvo?

Você pode obter otimização básica de palavras-chave usando a frase que deseja classificar, bem como frases relacionadas, em seu conteúdo.

A melhor maneira de fazer isso é estar atento ao que você quer que uma página classifique enquanto você está escrevendo ou atualizando o conteúdo. Por exemplo, se você quer classificar para “vestidos azuis para venda online”, uma frase de exemplo que você pode usar em seu conteúdo para otimizar para essa palavra-chave é “Confira nosso inventário online de vestidos azuis para venda”.

Como sei quais palavras-chave otimizar?

Uma maneira fácil de identificar palavras-chave alvo é pensar consigo mesmo: “Se eu estivesse procurando meu produto ou serviço online, o que eu digitaria no Google?” Este será um ótimo ponto de partida para identificar palavras-chave e frases para usar em seu conteúdo. Por exemplo, um corretor de imóveis que trabalha na área de Harrisburg pode escolher direcionar a palavra-chave “corretores de imóveis em Harrisburg, PA”. Você também pode usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave como:

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Ao usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave, você pode identificar novas ideias e obter mais dados quantitativos para respaldar suas escolhas de palavras-chave. Por exemplo, ferramentas de pesquisa de palavras-chave podem lhe dar informações como:

  • Volume de pesquisa mensal: quantas pessoas pesquisam sua palavra-chave alvo em um determinado mês, em média
  • Nível de competição: quão difícil será classificar a palavra-chave com base em quantos outros sites estão competindo pelo mesmo termo
  • Custo por clique (CPC): quanto você pode esperar pagar se fizer lances na frase com publicidade de pagamento por clique (PPC)

PS: Se você quiser verificar a classificação das suas palavras-chave, há muitas ferramentas gratuitas de verificação de posição no Google!

Preciso usar a palavra ou frase exata no meu conteúdo para que a página seja classificada?

Não. Os algoritmos do Google — usados ​​para determinar classificações de páginas — se tornaram tão avançados em sua compreensão da linguagem natural que podem escolher palavras e frases relacionadas às suas palavras-chave alvo sem que elas estejam exatamente naquele formato na sua página. Um ótimo exemplo de como isso funciona são as pesquisas “perto de mim”.

restaurantes perto de mim

As pessoas geralmente digitam frases como “perto de mim” quando querem encontrar um produto ou serviço em sua área local. No entanto, usar “perto de mim” em uma página não soaria muito natural. O Google encontrou outras maneiras de identificar quais páginas devem ser classificadas para pesquisas “perto de mim” — como se as páginas têm palavras e frases relevantes para a pesquisa e relacionadas à localização do pesquisador.

Resumindo, usar uma variedade de palavras e frases semelhantes ou relacionadas às suas palavras-chave alvo é uma ótima maneira de otimizar suas palavras-chave alvo e soar natural, o que é importante para o Google.

3. Responda a perguntas relacionadas do usuário

O Google adora conteúdo detalhado e que fornece respostas adequadas às perguntas dos pesquisadores. Os mecanismos de busca também adoram conteúdo que responde a perguntas relacionadas, pois é muito comum que as pessoas queiram aprender mais sobre um tópico depois de encontrarem as respostas iniciais. Otimizar o conteúdo para perguntas relacionadas à sua principal palavra-chave alvo é uma ótima maneira de melhorar a qualidade do seu conteúdo e, portanto, obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google.

Como encontro perguntas relacionadas de usuários para responder?

O recurso “As pessoas também perguntam” do Google nas SERPs se tornou extremamente comum e lista diretamente as perguntas que as pessoas estão fazendo relacionadas às palavras-chave que pesquisam.

Digite sua palavra-chave alvo, veja quais perguntas relacionadas aparecem nos resultados do People Also Ask e responda a essas perguntas em seu conteúdo. Fóruns online são outro ótimo recurso para encontrar perguntas de usuários relacionadas a seus produtos ou serviços. Fóruns permitem que usuários postem suas perguntas ou comentários sobre um tópico e outros usuários respondam ao que eles postaram.

Além dessas duas estratégias, você também pode usar ferramentas tradicionais de pesquisa de palavras-chave para encontrar perguntas popularmente pesquisadas. Se pessoas suficientes fizerem uma pergunta, ela aparecerá como uma ideia de palavra-chave.

A próxima maneira de obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google envolve links internos — adicionar links para páginas do site a partir de outros conteúdos relevantes no seu site.

Ligação interna para contexto e compreensão

Uma das maneiras mais simples de ajudar o Google a entender os tópicos discutidos em suas páginas é vincular internamente o conteúdo relevante. O Google usa o conteúdo de páginas que contêm links, bem como texto âncora, para entender as semelhanças e diferenças entre as duas páginas. Por exemplo, se uma empresa de tosa de cães vincula sua página sobre corte de unhas com o texto âncora “Podemos cortar as unhas do seu cão”, os mecanismos de busca entenderão melhor do que se trata sua página de corte de unhas com base no texto que leva o usuário a essa página.

Links internos para visibilidade

Para que qualquer página seja classificada, o Google precisa ser capaz de rastreá-la.

Os links internos funcionam como pontes que ajudam o Google a encontrar, rastrear e indexar páginas no seu site. Sem links internos, é mais difícil para os mecanismos de busca encontrarem e classificarem seu conteúdo. Então, se você quer classificar no topo dos resultados de busca, considere adicionar links internos relevantes ao seu conteúdo.

Links internos para experiência do usuário

Os links internos não são bons apenas para SEO, mas também são importantes para a experiência do usuário (UX).

Quando as pessoas chegam ao seu site, elas podem usar links internos para navegar pelas suas páginas e encontrar as informações de que precisam. Sem links internos, os usuários simplesmente sairiam da sua página depois de chegarem sem tomar nenhuma outra ação. Isso é conhecido como “bounce”, que envia sinais negativos de classificação ao Google.

Curioso sobre quantos links internos você tem em uma página do seu site? Verifique agora usando nossa ferramenta gratuita de contagem de links.

5. Não otimize demais seu site e conteúdo

Sim, lá é algo como “muito de uma coisa boa”. Embora o Google queira ver boas práticas de SEO na página, é possível otimizar demais seu conteúdo, para que ele não pareça ou soe natural. No final das contas, páginas superotimizadas e cheias de palavras-chave não fornecem uma boa experiência ao usuário. E como o Google quer exibir conteúdo que melhor atenda aos usuários, conteúdo superotimizado pode prejudicar sua classificação.

Lembre-se sempre da regra de ouro do SEO. Em primeiro lugar, sempre otimize para pessoasnão mecanismos de busca. Otimizar para pessoas primeiro e seguir as melhores práticas de SEO permitirá que você tenha uma classificação mais alta nos resultados de busca do Google e aumente o tráfego, os leads e a receita.

Nossas campanhas de marketing digital impactam as métricas que melhoram seu resultado final.

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As dicas acima fornecem um ótimo ponto de partida para aumentar sua classificação nas pesquisas!

Dito isso, há muito mais que você pode fazer além desses itens essenciais para melhorar ainda mais o desempenho do seu site. Ao fazer parceria com uma agência de SEO experiente como a MidiaPro, você pode aproveitar essas estratégias e muitas outras. Supere seus concorrentes e maximize o retorno sobre o investimento com nossa equipe de especialistas.

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