9 estratégias para obter sucesso com a SGE

A lighthouse on a rocky breakwater with a gradient pink and purple sky, likely at sunrise or sunset, with smooth water in the foreground due to a long exposure effect.

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As visões gerais de IA do Google (anteriormente Search Generative Experience ou SGE) estão aqui, e se você quiser se classificar nesses resultados de pesquisa com tecnologia de IA, precisa começar a otimizar para os snapshots com tecnologia de IA do Google.

Continue lendo para aprender como ranquear no SGE com as estratégias da nossa equipe premiada!

9 táticas mais eficazes para classificar no SGE

As táticas mais eficazes para classificação no SGE incluem o seguinte:

  1. Pratique a otimização de mecanismos de busca (SEO)
  2. Entre no Google Knowledge Graph
  3. Segmente pesquisas de cauda longa qualificadas
  4. Melhore a legibilidade do conteúdo
  5. Crie visuais de suporte
  6. Aproveite dados estruturados
  7. Use o Google Merchant Center
  8. Melhore os sinais EEAT
  9. Seja destaque em sites de terceiros

Aprenda como trazê-los para sua estratégia de SGE abaixo:

1. Pratique a otimização de mecanismos de busca (SEO)

Os experimentos continuam a mostrar que os sites que praticam a otimização de mecanismos de busca — e fazem isso bem — têm uma chance maior de aparecer nos instantâneos da Search Generative Experience ou da AI Overview. Google também afirma que o SGE está “enraizado em nossos principais sistemas de classificação e qualidade de pesquisa”.

Aqueles sistemas de classificação e qualidade essenciais incluem o seguinte:

  • BERT
  • Sistemas de informação de crise
  • Sistemas de desduplicação
  • Sistema de domínio de correspondência exata
  • Sistemas de frescor
  • Sistema de conteúdo útil
  • Sistemas de análise de links
  • Sistemas de notícias locais
  • MÃE
  • Correspondência neural
  • Sistemas de conteúdo original
  • Sistemas de rebaixamento baseados em remoção
  • Sistema de classificação de passagem
  • RankBrain
  • Sistemas de informação confiáveis
  • Sistema de avaliações
  • Sistema de diversidade de sites
  • Sistemas de detecção de spam

Siga as melhores práticas de SEO e você naturalmente se alinhará a sistemas como os de detecção de spam.

Recomendamos que concentremos os esforços de otimização do SGE em sistemas baseados em conteúdo, como:

  • Sistemas de frescor
  • Sistema de conteúdo útil
  • Sistemas de conteúdo original
  • Sistema de classificação de passagem
  • Sistemas de análise de links

Por exemplo, otimizações nessas áreas podem incluir:

  • Atualizando conteúdo desatualizado para tópicos ainda relevantes
  • Produzir conteúdo original, como estudos de pesquisa ou ferramentas úteis, para atrair backlinks
  • Tornando o conteúdo mais fácil para os usuários (e modelos de IA) lerem e entenderem
  • Melhorando os sinais de confiança do conteúdo com citações de profissionais, insights primários e muito mais

Como um aviso — não ignore as melhores práticas de SEO fora das otimizações baseadas em conteúdo. Por exemplo, o SEO técnico é essencial para mecanismos de busca como o Google rastrearem e indexarem seu conteúdo. No entanto, sites com um programa de SEO forte descobrirão que a maioria de suas otimizações de SGE direcionam conteúdo.

2. Entre no Google Knowledge Graph

As visões gerais de IA incluem citações, e o Google Knowledge Graph é uma fonte de citação popular. Este banco de dados fornece aos grandes modelos de linguagem (LLMs) que alimentam a Search Generative Experience bilhões de pontos de dados para usar em resultados gerados por IA.

Entrar no Google Knowledge Graph não é como obter um Perfil Empresarial do Google — você não pode simplesmente se candidatar a um. Em vez disso, você deve fazer com que o Google reconheça sua empresa como uma entidade. Então, ele gerará um Painel de Conhecimento do Google.

Para que isso aconteça, existem algumas táticas que as empresas usam, incluindo:

  • Ter uma página inicial ou “Sobre nós” no seu site
  • Criação de perfis em redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn
  • Usando marcação de esquema de organização em seu site
  • Vinculando à sua página inicial ou à página “Sobre nós” a partir dos seus perfis sociais
  • Atrair backlinks externos de outros sites respeitáveis ​​dentro e fora do seu setor

Dependendo do seu negócio, você pode já ter um Painel de Conhecimento do Google! Pesquise o nome da sua marca na Pesquisa Google e veja se um painel do lado direito aparece. Se aparecer, prossiga com as etapas para reivindicando seu Painel de Conhecimento do Google.

3. Segmente pesquisas de cauda longa qualificadas

Observação: Você não encontrará pesquisas de acompanhamento sugeridas em AI Overviews. O Google experimentou essas sugestões, no entanto, o que significa que elas podem retornar e se tornar uma ferramenta de otimização.

O Google projetou as visões gerais de IA para fornecer instantâneos que “servir como ponto de partida” para que os usuários possam explorar tópicos mais profundamente por meio de links citados ou pesquisas de acompanhamento de conversas sugeridas.

Faça a pesquisa “como calcular o custo de telhas para telhado”.

Exemplo de SGE com citações

O AI Overview cita vários guias que abordam tópicos como:

  • Quanto custa um telhado
  • Quanto custa um telhado [in a specific state]
  • Como saber quando substituir um telhado
  • Como economizar em custos de cobertura

A partir dos links citados, sua empresa pode produzir um guia novo (ou atualizado) sobre o custo de um telhado de telhas. Você pode até mesmo criar uma ferramenta de calculadora de custos interativa — ferramentas são ótimas para capturar tráfego de AI Overviews!

4. Melhore a legibilidade do conteúdo

Como um mecanismo de busca generativo, o AI Overviews usa LLMs como Gemini, MUM e PaLM2 para potencializar seus resultados. Você precisa garantir que esses LLMs possam entender seu conteúdo e seu contexto, que é onde melhorar a legibilidade entra em jogo como uma estratégia de como classificar nos resultados do SGE.

Com uma ferramenta gratuita como nossa Ferramenta de Teste de Legibilidade, é fácil começar essa otimização.

Resultados de legibilidade para otimização SGE

Insira sua URL ou texto, e a ferramenta calculará a legibilidade do seu conteúdo. Recomendamos um nível de leitura de oitava série para conteúdo da web, embora isso possa variar com base no seu público-alvo.

5. Crie visuais de suporte

Os visuais são outra estratégia poderosa para classificação em snapshots com tecnologia de IA e resposta ao impacto do SGE nos resultados do Google Search. Isso porque elementos multimídia, de infográficos a vídeos, fornecem uma alternativa aos resultados baseados em texto.

As visões gerais de IA, por exemplo, não existem na pesquisa do Google Imagens ou do Google Vídeo.

Aposte em SEO de imagem e SEO de vídeo, e sua empresa poderá criar uma nova saída para gerar tráfego orgânico, já que a expectativa é que ele diminua com os resultados baseados em IA do Google.

Os visuais ainda são úteis para classificação nos resultados do SGE porque as visões gerais de IA incluirão imagens (e links para os sites que as hospedam) quando relevantes. Por exemplo, pesquise por “outdoor patio types” e o snapshot terá visuais.

Visuais em instantâneos SGE

Embora as imagens acima sejam fotografias, as visões gerais de IA também podem incluir gráficos.

Obtenha ideias sobre quais visuais incluir usando a pesquisa de imagens do Google ou resultados gerados por IA. Pense também no que seria útil para seu comprador-alvo ao pesquisar sua palavra-chave-alvo.

Mesmo que não exista, isso não significa que não seria útil!

6. Aproveite dados estruturados

Dados estruturados são outra tática eficaz para como ranquear na Search Generative Experience. Isso porque dados estruturados fornecem modelos de IA com informações valiosas sobre seu conteúdo e marca.

A marcação de produtos, por exemplo, fornece ao Google Shopping Graph informações como:

  • Preço
  • Inventário
  • Classificações
  • E mais

Visões gerais de IA usam o Google Shopping Graph — O Google afirma “é construído no Shopping Graph do Google” — para gerar resultados, especialmente resultados com uma intenção de pesquisa transacional como “conjunto de pátio externo”.

SGE referenciando o Google Shopping Graph

Outros tipos de marcação que vale a pena considerar incluem Organização e LocalBusiness.

7. Use o Google Merchant Center

Além de referenciar conteúdo do índice do Google, o Google Shopping Graph também usa o Google Merchant Center, que o AI Overview usa para gerar resultados com tecnologia de IA.

Se for relevante para o seu negócio, junte-se ao Google Merchant Centerque é gratuito.

8. Melhore os sinais EEAT

Estudos em mecanismos de busca generativos como o AI Overviews mostram que os indicadores EEAT influenciam os mecanismos. Enquanto o EEAT é não um fator de classificação, ele está vinculado ao objetivo do sistema de conteúdo útil do Google (que é um fator de classificação do SGE).

EEAT significa Experiência, Conhecimento, Autoridade e Confiança e pode ser melhorado por:

  • Incluindo sinais de confiança, como certificações, prêmios ou anos de experiência
  • Afirmações de apoio com estudos, estatísticas ou citações de fontes confiáveis
  • Usando um tom de voz autoritário, como “Reinicie o computador” em vez de “Você deve reiniciar o computador”.

Em um estudo recente sobre motor generativopesquisadores descobriram que as atualizações acima podem desencadear uma melhoria de mais de 100% na visibilidade. Além da visibilidade melhorada, um EEAT melhor pode impactar outras métricas comerciais importantes, como taxas de conversão para compras de produtos ou solicitações de cotação.

9. Seja destaque em sites de terceiros

Você também pode classificar em snapshots com tecnologia de IA — indiretamente — por meio de sites de terceiros. Considere pesquisas que contenham “melhor” ou “top”, por exemplo. Essas pesquisas geralmente apresentam sites que compilam e avaliam produtos, serviços e empresas.

Sites de terceiros em instantâneos do SGE

No exemplo acima, produtos frequentemente mencionados são destacados (embora o Google não faça um link para o site da marca — apenas para o site que hospeda a imagem). No entanto, se os usuários optarem por visitar um dos sites citados, sua empresa tem uma chance de receber tráfego de referência.

Ser destacado em sites de terceiros é como link building com condução de divulgação. Como link building, porém, esses recursos podem acontecer naturalmente por meio do boca a boca e conforme sua marca cresce. Você também pode se juntar a sites de diretórios, como Yelp e Angi’s, e trabalhar para atrair avaliações lá.

Comece a classificação em Visões gerais de IA

As visões gerais de IA estão aqui e, embora o Google ainda esteja refinando sua frequência, aparência e recursos, a empresa parece comprometida em levar IA aos seus resultados de pesquisa.

Então, comece agora mesmo com as dicas de classificação do SGE acima!

Precisa de especialistas? Entre em contato conosco online para saber como nossos serviços de otimização de AI Overview podem ajudar!


Perguntas frequentes

Obtenha respostas para perguntas comuns sobre o AI Overview (anteriormente Search Generative Experience) abaixo:

O que é Experiência Gerativa de Pesquisa?

De acordo com o GoogleSearch Generative Experience é uma “nova maneira de pesquisar com IA generativa” ao fornecer instantâneos com tecnologia de IA no Google Search que fornecem aos usuários visões gerais rápidas e opções para acompanhamentos de conversação. O SGE foi lançado como AI Overviews em maio de 2024.

Por que a experiência generativa de pesquisa do Google é importante?

A Search Generative Experience do Google é importante por causa do seu impacto antecipado na pesquisa orgânica. Agora que as AI Overviews são parte da Google Search, os SEOs antecipam que isso diminuirá o tráfego orgânico, o que afetará outras métricas orgânicas, como receita.

O que determina as classificações da Visão Geral da IA?

O seguinte determina suas classificações na Visão Geral da IA:

  1. Modelos de IA
  2. Principais sistemas de classificação para a Pesquisa Google
  3. Bases de dados
  4. Tópico
  5. Intenção de pesquisa
  6. Multimídia
  7. Dados estruturados

Otimizar esses fatores de classificação pode melhorar suas classificações no SGE.

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